A desconstrução de argumentos: uma análise de comentários online
Palavras-chave:
Comentários, Argumentação, Persuasão
Resumo
Usar a sofisticação da palavra foi uma condição para que o homem saísse de uma situação primitiva em que se usava a força bruta nas suas conquistas para uma situação moderna em que as conquistas se dão a partir da persuasão. Persuadir, por meio de estratégias de raciocínio, é um recurso não somente requintado, como também imprescindível ao processo civilizatório. A argumentação está atrelada à vida em sociedade que sofreu um forte impacto no último século, na medida em que tecnologias digitais ocuparam um lugar estratégico no desenvolvimento social e proporcionaram novas formas de sociabilidade e novas possibilidades de comunicação e interação. Além de transformar nossa maneira de pensar e entender o mundo, a web 2.0 revolucionou a argumentação, uma vez que proporciona ao indivíduo a experiência singular de olhar para o mesmo objeto sob perspectivas múltiplas. Este trabalho visa analisar as estratégias utilizadas nas crônicas argumentativas e nos comentários associados a essas crônicas, no Jornal Folha de São Paulo online. O estudo da formulação de argumentos voltados para a persuasão no meio digital permite analisar os diferentes pontos de vista dos leitores e de que forma o diálogo do autor com o leitor é entremeado por opiniões convergentes e/ou antagônicas. Para cumprir essa tarefa, seguimos os modelos argumentativos, delineados, principalmente, por Othon M. Garcia na obra Comunicação em Prosa Moderna.Referências
BERNARDO, Gustavo. Redação Inquieta. 3ª edição. Rio de Janeiro: Globo, 1988. 188 páginas.
CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003 (Trad. Maria Luiza X. de A. Borges)
RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009. 191 p.
GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. 27. ed. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2010
CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003 (Trad. Maria Luiza X. de A. Borges)
RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009. 191 p.
GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. 27. ed. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2010
Publicado
2019-01-05
Como Citar
PACHECO, B.; MANSUR, A. A desconstrução de argumentos: uma análise de comentários online. Revista Científica do UBM, v. 21, n. 40, p. 1-12, 5 jan. 2019.
Edição
Seção
Artigos