A desconstrução de argumentos: uma análise de comentários online

Palavras-chave: Comentários, Argumentação, Persuasão

Resumo

Usar a sofisticação da palavra foi uma condição para que o homem saísse de uma situação primitiva em que se usava a força bruta nas suas conquistas para uma situação moderna em que as conquistas se dão a partir da persuasão. Persuadir, por meio de estratégias de raciocínio, é um recurso não somente requintado, como também imprescindível ao processo civilizatório. A argumentação está atrelada à vida em sociedade que sofreu um forte impacto no último século, na medida em que tecnologias digitais ocuparam um lugar estratégico no desenvolvimento social e proporcionaram novas formas de sociabilidade e novas possibilidades de comunicação e interação. Além de transformar nossa maneira de pensar e entender o mundo, a web 2.0 revolucionou a argumentação, uma vez que proporciona ao indivíduo a experiência singular de olhar para o mesmo objeto sob perspectivas múltiplas. Este trabalho visa analisar as estratégias utilizadas nas crônicas argumentativas e nos comentários associados a essas crônicas, no Jornal Folha de São Paulo online. O estudo da formulação de argumentos voltados para a persuasão no meio digital permite analisar os diferentes pontos de vista dos leitores e de que forma o diálogo do autor com o leitor é entremeado por opiniões convergentes e/ou antagônicas. Para cumprir essa tarefa, seguimos os modelos argumentativos, delineados, principalmente, por Othon M. Garcia na obra Comunicação em Prosa Moderna.

Biografia do Autor

Beatriz Pacheco, Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), Barra MAnsa, RJ
Mestre em letras, UFRJ. Docente do Curso de Jornalismo, UBM
Alexandra Mansur, Colégio Interativo, Volta Redonda
Pós Graduada em Letras na UGB

Referências

BERNARDO, Gustavo. Redação Inquieta. 3ª edição. Rio de Janeiro: Globo, 1988. 188 páginas.
CASTELLS, Manuel. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003 (Trad. Maria Luiza X. de A. Borges)
RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009. 191 p.
GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. 27. ed. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2010
Publicado
2019-01-05
Como Citar
PACHECO, B.; MANSUR, A. A desconstrução de argumentos: uma análise de comentários online. Revista Científica do UBM, v. 21, n. 40, p. 1-12, 5 jan. 2019.
Seção
Artigos