Letra, música e performance: uma análise cancional

Palavras-chave: Canção, Gênero textual, Letra, Música, Performance

Resumo

Este artigo tem como proposta a realização de um estudo sobre o gênero “canção”, a partir do modelo de análise tripartido, conforme proposto pelos autores Luiz Tatit (2003) e Cláudia Neiva Matos (2006), que desenvolveram uma abordagem teórica considerando a análise da canção não apenas a partir do eixo letra, mas também dos elementos musicais e dos processos performáticos. Com relação a este último elemento, utilizaremos as considerações de Paul Zumthor, que ressignifica o conceito de “performance” e demonstra sua importância para o processo de recepção estética. A partir desse panorama, ajuizamos como objetivo deste trabalho, a revisitação deste modelo teórico e sua posterior aplicação em forma de análise comparativa visando ao estabelecimento de um modelo de análise. Para o desenvolvimento deste caso, examinamos a música “Além do Horizonte”, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, em quatro versões distintas, buscando demonstrar que, apesar da manutenção do eixo “letra”, o resultado final, ou seja, a produção de sentido gerada pela audição, sofre graus distintos de modificação devido às mudanças nos demais eixos: música e performance. Afirmamos ainda que a ação performática se configura como elemento fundamental no processo de construção de sentido, de modo que a performance se agrega ao discurso verbal e à composição musical formando, assim, o sentido final do conjunto cancional.

Biografia do Autor

Márlon Souza Vieira, Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), Barra Mansa, RJ
Mestre em Artes – UNESP. Licenciado em Música, UBM. Docente do Curso de Pós-graduação em Educação Infantil e Edução Especial - módulo de Arte Educação. UGB Ferp. Docente do Curso de Licenciatura em Música, UBM.
Jovana de Almeida Vieira
Graduada em Letras - Português/Literatura e Inglês - UGB Ferp. Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa – Uninter. Docente no Instituto Educacional Radeane

Referências

ALMEIDA, Tereza Virginia de. O corpo do som: notas sobre a canção. In: MATOS, Cláudia Neiva.; TRAVASSOS, Elizabeth.; MEDEIROS, Fernanda Teixeira de (orgs). Palavra cantada: ensaios sobre poesia, música e voz. p. 316- 325. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.
COSTA, Nelson Barros da. As letras e a letra: o gênero canção na mídia literária. In: DIONÍSIO, Angela Paiva (org). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
FINNEGAN, Ruth. O que vem primeiro: o texto, a música ou a performance? In: MATOS, Cláudia Neiva.; TRAVASSOS, Elizabeth.; MEDEIROS, Fernanda Teixeira de (orgs.). Palavra cantada: ensaios sobre poesia, música e voz. p. 15- 40. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Angela Paiva (org.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
MATOS, Claudia Neiva de. Anotações para um estudo da palavra cantada. In: Fronteiras do literário. REIS, Lívia de & PARAQUETT, Márcia (org).p.133-146 Niterói: EdUFF, 2002.
_______, Cláudia Neiva.; TRAVASSOS, Elizabeth.; MEDEIROS, Fernanda Teixeira de (orgs.). Palavra cantada: ensaios sobre poesia, música e voz. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.
_______, Cláudia Neiva. Todos entoam: os cancionistas e seus parceiros. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n 61, ago. 2015. p.223-229. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/rieb/n61/0020-3874-rieb-61-0223.pdf> Acesso em: 24 out. 2017.
PETILLO, Alexandre. et al. Curtindo música brasileira. Rio Grande do Sul: Belas Letras, 2013.
SALGADO, T. B. Introdução crítica aos Estudos da Perfomance. n. 24, dez.2012 p. 327-329. São Paulo, Online: Galaxia Disponível em: Acesso em: 2 set. 2017.
SEVERIANO, Jairo. Uma história da música popular brasileira: das origens à modernidade. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2013.
TATIT, Luiz. Elementos para a análise da canção popular. Cadernos de Semiótica Aplicada, v.1, n.2, dezembro de 2003.
_________, Luiz. O Cancionista. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção, leitura. 1. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
Publicado
2019-01-05
Como Citar
VIEIRA, M.; VIEIRA, J. Letra, música e performance: uma análise cancional. Revista Científica do UBM, v. 21, n. 40, p. 24-39, 5 jan. 2019.
Seção
Artigos