A musicalização como ferramenta para o desenvolvimento de potencialidades na educação infantil

Palavras-chave: Música, Musicalização, Educação Infantil, Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil – RCNEI

Resumo

Este trabalho busca investigar contribuições de aulas de Musicalização na vivência e desenvolvimento de potencialidade de educandos da Educação Infantil, através da observação de professoras regentes de turma. Traz reflexões sobre a Música e Musicalização, suas definições, funções, áreas de conhecimento, teor lúdico e aplicabilidade na Escola. A pesquisa bibliográfica e aporte teórico respaldam-se, além dos Referenciais Curriculares Nacionais de Educação Infantil – RCNEI, também  nas contribuições de Cardoso e Mascarenhas (1973), Brito (2003), Penna (1990), Souza (2004), Jannibelli (1971), Chiarelli e Barreto (2005), e com pesquisa de campo qualitativa descritiva em forma de questionários. Nas considerações finais, elucida se houve desenvolvimento e quais foram identificados. Os apontamentos colhidos foram relacionados pela autora com as diretrizes para trabalho com Música no RCNEI. A investigação é relevante por trazer elementos para avaliação e reflexão, que podem contribuir para a práxis de outros professores, sejam de Música, Educação Infantil ou outros segmentos. 

Biografia do Autor

Simone Martins Nazareth Borges, Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), Barra Mansa, RJ
Graduada em Licenciatura em Música, Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), Barra Mansa, RJ Graduada em Pedagogia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), CEDERJ

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.:il.
BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação Musical: Bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.
BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil. São Paulo: Peirópolis, 2003.
CAGE, J. De segunda a um ano. Trad. Rogério Duprat. São Paulo: Hucitec, 1985.
CARDOSO, Belmira e MASCARENHAS, Mário. Curso completo de teoria musical e solfejo. São Paulo: Irmãos Vitale, 1973.
CHIARELLI, Lígia Karina Meneghetti. A importância da musicalização na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: a música como meio de desenvolver a inteligência e a integração do ser. Disponível em:
http://www.iacat.com/revista/recrearte/recrearte03/musicoterapia.htm
Acessado em: 20/08/18
HOUAISS, A. e VILLAR, M. de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
JANNIBELLI, Emília D’Anniballe – A Musicalização na Escola. Rio de Janeiro: Lidador, 1971.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida; SANTOS, Maria Walburga dos. Educação Infantil em São Paulo entre 1920 e 1940: um estudo de caso sobre Alice Meireles Reis. In: VI Congresso Luso Brasileiro de História da Educação - Colubhe 06, 2006, Uberlândia – Disponível em: D:\arquivos\58TizukoMorchidaKishimoto_MariaWalburgaSantos.pdf 2006. Acesso em: 29/06/18.
PENNA, Maura L. Reavaliações e buscas em Musicalização. São Paulo: Edições Loyola, 1990.
SOUZA, Jusamara. Educação musical e práticas sociais. Experiências com Sons, Ritmos, Música e Movimento na Pré-Escola. Porto Alegre: Kuarup, 2004.
Publicado
2019-01-05
Como Citar
BORGES, S. A musicalização como ferramenta para o desenvolvimento de potencialidades na educação infantil. Revista Científica do UBM, v. 21, n. 40, p. 40-57, 5 jan. 2019.
Seção
Artigos