A musicalização como ferramenta para o desenvolvimento de potencialidades na educação infantil
Palavras-chave:
Música, Musicalização, Educação Infantil, Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil – RCNEI
Resumo
Este trabalho busca investigar contribuições de aulas de Musicalização na vivência e desenvolvimento de potencialidade de educandos da Educação Infantil, através da observação de professoras regentes de turma. Traz reflexões sobre a Música e Musicalização, suas definições, funções, áreas de conhecimento, teor lúdico e aplicabilidade na Escola. A pesquisa bibliográfica e aporte teórico respaldam-se, além dos Referenciais Curriculares Nacionais de Educação Infantil – RCNEI, também nas contribuições de Cardoso e Mascarenhas (1973), Brito (2003), Penna (1990), Souza (2004), Jannibelli (1971), Chiarelli e Barreto (2005), e com pesquisa de campo qualitativa descritiva em forma de questionários. Nas considerações finais, elucida se houve desenvolvimento e quais foram identificados. Os apontamentos colhidos foram relacionados pela autora com as diretrizes para trabalho com Música no RCNEI. A investigação é relevante por trazer elementos para avaliação e reflexão, que podem contribuir para a práxis de outros professores, sejam de Música, Educação Infantil ou outros segmentos.Referências
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.:il.
BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação Musical: Bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.
BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil. São Paulo: Peirópolis, 2003.
CAGE, J. De segunda a um ano. Trad. Rogério Duprat. São Paulo: Hucitec, 1985.
CARDOSO, Belmira e MASCARENHAS, Mário. Curso completo de teoria musical e solfejo. São Paulo: Irmãos Vitale, 1973.
CHIARELLI, Lígia Karina Meneghetti. A importância da musicalização na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: a música como meio de desenvolver a inteligência e a integração do ser. Disponível em:
http://www.iacat.com/revista/recrearte/recrearte03/musicoterapia.htm
Acessado em: 20/08/18
HOUAISS, A. e VILLAR, M. de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
JANNIBELLI, Emília D’Anniballe – A Musicalização na Escola. Rio de Janeiro: Lidador, 1971.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida; SANTOS, Maria Walburga dos. Educação Infantil em São Paulo entre 1920 e 1940: um estudo de caso sobre Alice Meireles Reis. In: VI Congresso Luso Brasileiro de História da Educação - Colubhe 06, 2006, Uberlândia – Disponível em: D:\arquivos\58TizukoMorchidaKishimoto_MariaWalburgaSantos.pdf 2006. Acesso em: 29/06/18.
PENNA, Maura L. Reavaliações e buscas em Musicalização. São Paulo: Edições Loyola, 1990.
SOUZA, Jusamara. Educação musical e práticas sociais. Experiências com Sons, Ritmos, Música e Movimento na Pré-Escola. Porto Alegre: Kuarup, 2004.
BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação Musical: Bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.
BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil. São Paulo: Peirópolis, 2003.
CAGE, J. De segunda a um ano. Trad. Rogério Duprat. São Paulo: Hucitec, 1985.
CARDOSO, Belmira e MASCARENHAS, Mário. Curso completo de teoria musical e solfejo. São Paulo: Irmãos Vitale, 1973.
CHIARELLI, Lígia Karina Meneghetti. A importância da musicalização na Educação Infantil e no Ensino Fundamental: a música como meio de desenvolver a inteligência e a integração do ser. Disponível em:
http://www.iacat.com/revista/recrearte/recrearte03/musicoterapia.htm
Acessado em: 20/08/18
HOUAISS, A. e VILLAR, M. de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
JANNIBELLI, Emília D’Anniballe – A Musicalização na Escola. Rio de Janeiro: Lidador, 1971.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida; SANTOS, Maria Walburga dos. Educação Infantil em São Paulo entre 1920 e 1940: um estudo de caso sobre Alice Meireles Reis. In: VI Congresso Luso Brasileiro de História da Educação - Colubhe 06, 2006, Uberlândia – Disponível em: D:\arquivos\58TizukoMorchidaKishimoto_MariaWalburgaSantos.pdf 2006. Acesso em: 29/06/18.
PENNA, Maura L. Reavaliações e buscas em Musicalização. São Paulo: Edições Loyola, 1990.
SOUZA, Jusamara. Educação musical e práticas sociais. Experiências com Sons, Ritmos, Música e Movimento na Pré-Escola. Porto Alegre: Kuarup, 2004.
Publicado
2019-01-05
Como Citar
BORGES, S. A musicalização como ferramenta para o desenvolvimento de potencialidades na educação infantil. Revista Científica do UBM, v. 21, n. 40, p. 40-57, 5 jan. 2019.
Edição
Seção
Artigos