Ensino coletivo de violão: estudo de caso sobre a utilização da criação musical e da improvisação como estratégias pedagógicas
Palavras-chave:
Ensino coletivo, Violão, Criação Musical, Improvisação, Educação não Formal
Resumo
Este artigo é um recorte de pesquisa realizada durante o curso de mestrado em Educação Musical na Universidade Federal do Rio de Janeiro. O objetivo da pesquisa foi verificar se a introdução da criação musical e da improvisação nas atividades de uma turma de ensino coletivo de violão poderia auxiliar no desenvolvimento musical e na execução instrumental dos estudantes observados. A pesquisa ocorreu em um espaço não formal para o ensino e aprendizagem de música e a metodologia usada pautou-se nos procedimentos não formais e informais de educação, mas não abrindo mão de procedimentos da educação formal. O enfoque neste artigo mostra a visão dos estudantes acerca das estratégias metodológicas utilizadas nas atividades, seguida de nossas considerações finais.Referências
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Publicado
2019-01-05
Como Citar
SOUZA, R. Ensino coletivo de violão: estudo de caso sobre a utilização da criação musical e da improvisação como estratégias pedagógicas. Revista Científica do UBM, v. 21, n. 40, p. 58-75, 5 jan. 2019.
Edição
Seção
Artigos