Ensino coletivo de violão: estudo de caso sobre a utilização da criação musical e da improvisação como estratégias pedagógicas

Palavras-chave: Ensino coletivo, Violão, Criação Musical, Improvisação, Educação não Formal

Resumo

Este artigo é um recorte de pesquisa realizada durante o curso de mestrado em Educação Musical na Universidade Federal do Rio de Janeiro. O objetivo da pesquisa foi verificar se a introdução da criação musical e da improvisação nas atividades de uma turma de ensino coletivo de violão poderia auxiliar no desenvolvimento musical e na execução instrumental dos estudantes observados.  A pesquisa ocorreu em um espaço não formal para o ensino e aprendizagem de música e a metodologia usada pautou-se nos procedimentos não formais e informais de educação, mas não abrindo mão de procedimentos da educação formal. O enfoque neste artigo mostra a visão dos estudantes acerca das estratégias metodológicas utilizadas nas atividades, seguida de nossas considerações finais.  

Biografia do Autor

Reinaldo Santos de Oliveira Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ
Mestrando em Educação Musical, UFRJ. Licenciado em Música, UFRJ  Docente estatutário de Artes. Substituto no Colégio Pedro II, em 2017 e 2018

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Publicado
2019-01-05
Como Citar
SOUZA, R. Ensino coletivo de violão: estudo de caso sobre a utilização da criação musical e da improvisação como estratégias pedagógicas. Revista Científica do UBM, v. 21, n. 40, p. 58-75, 5 jan. 2019.
Seção
Artigos