O pedagogo e as questões de gênero e identidade na educação infantil

Palavras-chave: Profissional, Pedagogo, Identidade, Gênero, Educação Infantil

Resumo

O artigo busca  discutir o conceito de identidade e investiga a construção da identidade do perfil do  pedagogo na educação infantil e as questões de gênero e identidade  Para fundamentar a pesquisa, o artigo apresenta autores da literatura em Psicologia Social: Lane (2014) e Ciampa (1987; 2007), sociólogos Bauman (2005), Dubar (2005) e Hall (2014) e pesquisadores em educação como Tardif (2014) e Pimenta (2012), entre outros trabalhos de pesquisadores que se preocupam com o tema da construção da identidade. A pesquisa aponta o desafio para os pedagogos em entender o perfil do aluno jovem para uma formação profissional, bem como a dificuldade em adaptar-se com o comportamento infantil para essa modalidade de ensino. Este cenário torna-se um desafio, principalmente por serem responsáveis em formar o cidadão e o profissional. Conclui-se que os pedagogos se identificam como mediadores e corresponsáveis na transmissão e desenvolvimento infantil do conhecimento, percebendo sua importância para lidar em sala de aula com os saberes docentes uma vez que contribuem para a formação dos aprendizes e mostram-se conscientes de seu papel na formação integral destes alunos.

Biografia do Autor

Paulo Rennes Marçal Ribeiro, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Araraquara – SP
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Araraquara – SP – Brasil. Doutoranda em Educação Escolar – Universidade Estadual Paulista (Unesp), Araraquara – SP – Brasil. Mestra em Processos de Ensino, Aprendizagem e Inovação.
Solange Aparecida de Souza Monteiro, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara - SP
Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual, e no PPG Educação Escola,

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Publicado
2019-01-05
Como Citar
RIBEIRO, P.; MONTEIRO, S. A. O pedagogo e as questões de gênero e identidade na educação infantil. Revista Científica do UBM, v. 21, n. 40, p. 76-99, 5 jan. 2019.
Seção
Artigos