O uso do ensino híbrido em escolas particulares de ensino fundamental I: estratégia de desenvolvimento de habilidades em sala de aula como autonomia do estudante

Palavras-chave: Ensino Híbrido, Ensino Fundamental I, Educação, Pedagogia

Resumo

A tecnologia cada vez mais presente no cotidiano, principalmente as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nos leva a promover discussões e estar engajados em pesquisas atuais para poder verificar, demonstrar e desenvolver novas metodologias para educarmos, além de utilizarmos em sala de aula. O Ensino Híbrido torna-se uma metodologia inovadora, mas é necessário reconhecermos, como educadores, que  necessitamos estar engajados e buscarmos  uma formação para o uso das TIC em sala de aula. Na preocupação de como promover o uso das TIC no 5º ano do Ensino Fundamental, esta pesquisa nos traz conceitos e experiências de como o Ensino Híbrido está sendo utilizado, além dos conceitos e como ela promove uma nova modalidade de educação e formação do sujeito. Com isso, a investigação nos traz um olhar reflexivo, com análise qualitativa a partir de pesquisas bibliográficas e exploratórias para discorrer e discutir sobre os seus fundamentos e o seu uso no Ensino Fundamental.  

Biografia do Autor

Michelle Beatriz Godoy Santos de Mattos, Faculdade Anhanguera de Bauru (FAB), Bauru – SP
Docente na graduação e pós-graduação. Docente na ETEC Bauru. Mestre em Comunicação Unesp/FAAC

Referências

ABRAMOVAY, Miriam. Diagnóstico participativo das violências nas escolas: falam os jovens. Rio de Janeiro: FLACSO - Brasil, OEI, MEC, 97 p., 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Prova Brasil: avaliação do rendimento scolar, Ensino Fundamental, matrizes de referências, tópicos e descritores. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2011. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2016.
BRASIL. Constituição da República do Brasil Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2010. Disponível em: http://www.senado.gov.br/legislacao/const/con1988/CON1988_05.10.1988/CON1988.pdf.>. Acesso em: 20 maio 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto nacional de estudos e pesquisas educacionais Anísio Teixeira: Microdados Prova Brasil 2011. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/basica-levantamentos-acessar>. Acesso em: 20 maio 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto nacional de estudos e pesquisas educacionais Anísio Teixeira. 2011. Disponível em: . Acesso em: Acesso em: 20 maio 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. PDE: plano de desenvolvimento da educação. 2011. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2016.
CERUTTI, Elisabete; MELO, Lucimauro Fernandes de. Abordagem híbrida no ensino superior: reflexões teórico-metodológicas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, [S.l.], p. 605-620, oct. 2017. ISSN 1519-9029. Disponível em: . Acesso em: 27 june 2019. doi:https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.9826.
CHEDIAK, Sheylla; BIZELLI, José Luís; RYYMIN, Essi. Brazil-Finland dossier: trends, perspectives and challenges of the education for the 21st century. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, [S.l.], p. 278-290, apr. 2018. ISSN 1982-5587. Disponível em: . Acesso em: 27 june 2019. doi:https://doi.org/10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.11385.
CHRISTENSEN, Clayton M.; HORN, Michael B. Ensino Híbrido: uma Inovação Disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. Disponível em: . Acesso em: 02 abr. 2016.
CUNHA, Arielly Kizzy; CRUZ, José Anderson Santos; BIZELLI, José Luís. A Gestão do Conhecimento e as expertizes desenvolvidas no Ensino Superior. Revista on line de Política e Gestão Educacional, [S.l.], p. 677-690, oct. 2017. ISSN 1519-9029. Disponível em: . Acesso em: 27 june 2019. doi:https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10442.
DE SOUZA, Renato Aparecido; SILVA, Grasiane Cristina da; COIMBRA, Matheus Batista Barboza. Construção colaborativa de um plano de ação para a Educação Inclusiva: como a experiência educacional Finlandesa pode rechear esse processo?. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, [S.l.], p. 576-585, apr. 2018. ISSN 1982-5587. Disponível em: . Acesso em: 27 june 2019. doi:https://doi.org/10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.11457.
ELIZONDO, Alison. A experiência da professora Alison Elizondo. Disponível em: . Acesso em: 21 maio 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996
FREITAS, Eduardo. A Qualidade da Educação brasileira. Disponível em: . Acesso em: 02 abr. 2016.
GATTI, Bernardete; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá. Professores no Brasil: impasses e desafios Brasília: Unesco, 2009. Disponível em: . Acesso em: 02 abr. 2016.
HOUAISS, Instituto Antônio. Dicionário da Língua Portuguesa. São Paulo: Objetiva, 2009.
MORAM, José. Novos modelos de sala de aula. Disponível em: . Acesso em: 02 abr. 2016.
MORAM, José. Educação híbrida: Um conceito-chave para a educação, hoje. In: Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação [recurso eletrônico] / Organizadores, Lilian Bacich, Adolfo Tanzi Neto, Fernando de Mello Trevisani. – Porto Alegre: Penso, 2015. e-PUB. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2016.
MORAM, José; BACICH, Lilian. Aprender e ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, nº 25, p. 45-47, junho, 2015. Disponível em: . Acesso em: 02 abr. 2016.
NOVAES, Gustavo; PENIDO, Anna. Educação Brasileira 169. Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2015.
PINHEIRO, Silvia Siqueira; WEBER, Carla. Fracasso Escolar: O Que As Pesquisas Recentes Indicam Acerca De Suas Causas?. 2012. Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2015.
PRIOSTE, Claudia; RAIÇA, Darcy. Inclusão digital e os principais desafios educacionais brasileiros. Revista on line de Política e Gestão Educacional, [S.l.], p. 860-880, oct. 2017. ISSN 1519-9029. Disponível em: . Acesso em: 27 june 2019. doi:https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10457.
REIS, Maria Filomena; TEIXEIRA, Madalena Telles. A Organização do Espaço em Sala de Aula e as Suas Implicações na Aprendizagem Cooperativa. Revista Meta: avaliação, v.4, n. 11. Rio de Janeiro, 2012.
RIBEIRO, Paula; ZENTI, Luciana. Entenda o que é o ensino híbrido e como colocá-lo em prática. Disponível em: . Acesso em: 23 maio 2016.
RYYMIN, Essi et al. Liderando a pesquisa e o desenvolvimento de inovações na educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, [S.l.], p. 324-336, apr. 2018. ISSN 1982-5587. Disponível em: . Acesso em: 27 june 2019. doi:https://doi.org/10.21723/riaee.nesp1.v13.2018.11413.
ROSALIN, Bianca Cristina Michel; CRUZ, José Anderson Santos; MATTOS, Michelle Beatriz Godoy de. A importância do material didático no ensino a distância. Revista on line de Política e Gestão Educacional, [S.l.], p. 814-830, oct. 2017. ISSN 1519-9029. Disponível em: . Acesso em: 27 june 2019. doi:https://doi.org/10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.10453.
SANTOS CRUZ, José Anderson.; BERMEJO, Lucas Justiniano. Dossiê tecnologias e educação: novos olhares e percepções. Revista on line de Política e Gestão Educacional – RPGE, Araraquara, v.21, n. esp.1, p. 578-581, out./2017. Disponível em: . ISSN: 1519-9029.
SASSAKI, Claúdio. Tecnologias na educação. 2015. Disponível em: . Acesso em: 23 maio 2016.
SILVA, Marco; CLARO, Tatiana. A Docência Online e a Pedagogia da Transmissão. Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2015.
THIBES, Patrícia Andyara. A Prova Brasil de língua portuguesa: um estudo sobre os desempenhos do paraná nos anos 2007 e 2009. 174 f. 2012. Tese (Mestrado em Educação), Universidade Estadual de Maringá, Maringá.
TOSO, Carine et al. A tecnologia assistiva no ensino superior: reflexões sobre seu uso para alunos ouvintes e surdos. Revista on line de Política e Gestão Educacional, [S.l.], p. 1065-1080, dec. 2018. ISSN 1519-9029. Disponível em: . Acesso em: 27 june 2019. doi:https://doi.org/10.22633/rpge.v22i3.11874.
VALENTE, José Armando. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Disponível em: . Acesso em: 23 maio 2016.
Publicado
2019-01-05
Como Citar
DE MATTOS, M. B. O uso do ensino híbrido em escolas particulares de ensino fundamental I: estratégia de desenvolvimento de habilidades em sala de aula como autonomia do estudante. Revista Científica do UBM, v. 21, n. 40, p. 100-117, 5 jan. 2019.
Seção
Artigos