Apreciação musical: reflexões sobre o processo de formação através da escuta
Palavras-chave:
Apreciação musical, Escuta musical, Indústria cultural, Educação musical
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar reflexões sobre formação cultural, hábitos de escuta, gostos e preferências musicais e suas relações com a indústria cultural. Sob um ponto de vista educacional, pretende-se buscar fundamentos filosóficos e sociológicos que possam alicerçar as atividades de apreciação musical com alunos da escola regular. As reflexões sobre indústria cultural foram feitas com base no pensamento de Adorno (1941; 1996), Adorno e Horkheimer (2002) e Morin (1977) e Bourdieu (1974). Acredita-se que, a partir dessas reflexões, será possível melhor compreender a influência dessa indústria cultural na formação cultural dos alunos, além de contribuir para que o educador tenha maior consciência dessa influência e possa conduzir seus alunos a formas de apreciação musical que transcendam as formas passivas e distraídas de escuta, típicas das músicas de massa, possibilitando assim uma maior fruição estética e artística, estimulando-os a outras maneiras de se relacionar com a música.Referências
ADORNO, Theodor. O fetichismo na música e a regressão da audição. São Paulo: Círculo do Livro, 1996.
ADORNO, Theodor W; HORKHEIMER, Max. O Iluminismo como mistificação das massas. In: Indústria Cultural e Sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
ADORNO, T. W. & SIMPSON, G. Sobre Música Popular. In: Horkheimer, Max, ed. Studies in philosophy and social Science. Nova York, 1941.
ADORNO, Theodor W. Teoria da semicultura. In: Revista Educação e Sociedade n. 56, ano XVII, dezembro de 1996, pág. 388-411.
BASTIÃO, Zuraida A. A abordagem AME – Apreciação Musical Expressiva – como elemento de mediação entre teoria e prática na formação de professores de música. Dissertação (mestrado em música) - Universidade Federal da Bahia, Salvador; 2009.
BOAL-PALHEIROS, G; HARGREAVES, D. Modos de ouvir música em crianças e adolescentes. In: Cuadernos Interamericanos de investigación en Educación
ADORNO, Theodor W; HORKHEIMER, Max. O Iluminismo como mistificação das massas. In: Indústria Cultural e Sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
ADORNO, T. W. & SIMPSON, G. Sobre Música Popular. In: Horkheimer, Max, ed. Studies in philosophy and social Science. Nova York, 1941.
ADORNO, Theodor W. Teoria da semicultura. In: Revista Educação e Sociedade n. 56, ano XVII, dezembro de 1996, pág. 388-411.
BASTIÃO, Zuraida A. A abordagem AME – Apreciação Musical Expressiva – como elemento de mediação entre teoria e prática na formação de professores de música. Dissertação (mestrado em música) - Universidade Federal da Bahia, Salvador; 2009.
BOAL-PALHEIROS, G; HARGREAVES, D. Modos de ouvir música em crianças e adolescentes. In: Cuadernos Interamericanos de investigación en Educación
Publicado
2021-05-01
Como Citar
RODRIGUES, L. Apreciação musical: reflexões sobre o processo de formação através da escuta. Revista Científica do UBM, v. 20, n. 39, p. 114-133, 1 maio 2021.
Edição
Seção
Artigos