Socioeducação e Projeto de Vida: relato de oficinas com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto e fechado
Palavras-chave:
Adolescente em conflito com a lei, Medida socioeducativa, Projeto de Vida, Observatório de Violências nas Escolas/UNISAL-Lorena
Resumo
O presente trabalho é um relato de duas oficinas sobre “Projeto de Vida” com adolescentes em medida socioeducativa em meio aberto e em meio fechado, aplicadas por duas instituições do interior do estado de São Paulo. Objetivos: Identificar valores e competências dos adolescentes para a construção de uma trajetória pessoal; propor reflexões sobre o papel de suas escolhas no desenvolvimento de um projeto de vida. Metodologia: Participaram da oficina 20 adolescentes em medida fechada e 9 adolescentes em medida aberta. O encontro foi dividido em três momentos: introdução do tema; dinâmica reflexão sobre escolhas; discussão e fechamento. Consideração finais: A exposição deste relato teve como intuito demostrar a importância da realização de trabalhos sobre projeto de vida com adolescentes em conflito com a lei, como forma de proporcionar a reflexão e estruturação de um projeto consistente que favoreça o afastamento das “zonas de perigo” em que eles se encontram.Referências
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Publicado
2021-05-01
Como Citar
DOS SANTOS, G. J.; KOEHLER, S. M.; VILELA, J. Socioeducação e Projeto de Vida: relato de oficinas com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto e fechado. Revista Científica do UBM, v. 20, n. 39, p. 134-154, 1 maio 2021.
Edição
Seção
Artigos