Socioeducação e Projeto de Vida: relato de oficinas com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto e fechado

  • Georgiano Joaquim Pereira Antônio dos Santos Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL Lorena, São Paulo, Brasil.
  • Sônia Maria Ferreira Koehler Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL https://orcid.org/0000-0002-5747-9580
  • Jéssica da Sousa Vilela Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL
Palavras-chave: Adolescente em conflito com a lei, Medida socioeducativa, Projeto de Vida, Observatório de Violências nas Escolas/UNISAL-Lorena

Resumo

O presente trabalho é um relato de duas oficinas sobre “Projeto de Vida” com adolescentes em medida socioeducativa em meio aberto e em meio fechado, aplicadas por duas instituições do interior do estado de São Paulo. Objetivos: Identificar valores e competências dos adolescentes para a construção de uma trajetória pessoal; propor reflexões sobre o papel de suas escolhas no desenvolvimento de um projeto de vida. Metodologia: Participaram da oficina 20 adolescentes em medida fechada e 9 adolescentes em medida aberta. O encontro foi dividido em três momentos: introdução do tema; dinâmica reflexão sobre escolhas; discussão e fechamento. Consideração finais: A exposição deste relato teve como intuito demostrar a importância da realização de trabalhos sobre projeto de vida com adolescentes em conflito com a lei, como forma de proporcionar a reflexão e estruturação de um projeto consistente que favoreça o afastamento das “zonas de perigo” em que eles se encontram.

Biografia do Autor

Georgiano Joaquim Pereira Antônio dos Santos, Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL Lorena, São Paulo, Brasil.
Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL Lorena, São Paulo, Brasil. Quintanista do Curso de Psicologia Bolsista de Iniciação Científica CNPQ
Sônia Maria Ferreira Koehler, Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL
Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL Psicóloga e Pedagoga. Doutorado em Psicologia do escolar e do desenvolvimento Humano. IPUSP. Coordenadora do Observatório de Violência nas escolas/UNISAL/Lorena
Jéssica da Sousa Vilela, Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL
Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL Psicóloga. Mestrado em Psicologia do escolar e do desenvolvimento Humano. IPUSP. Vice coordenadora do Observatório de Violência nas escolas/UNISAL/Lorena

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Publicado
2021-05-01
Como Citar
DOS SANTOS, G. J.; KOEHLER, S. M.; VILELA, J. Socioeducação e Projeto de Vida: relato de oficinas com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto e fechado. Revista Científica do UBM, v. 20, n. 39, p. 134-154, 1 maio 2021.
Seção
Artigos