A timidez e as implicações na aprendizagem

Palavras-chave: Timidez, Aprendizagem, Familia, Escola

Resumo

Refletir e investigar o significado da timidez em relação ao ensino aprendizagem, vida pessoal e escolar das crianças é o principal objetivo deste artigo. Buscar compreender as consequências da timidez e quais caminhos que a família e a escola podem percorrer para que as crianças possam superar a timidez, sentindo-se mais seguras, confiantes e, possam colaborar para promoção de sua socialização. Partindo do pressuposto de que o ambiente escolar é um lugar de aquisição de habilidades sociais, onde é necessário o cuidado com repertório das crianças. E que a família, da forma como educa e orienta o comportamento de seus filhos, pode favorecer o surgimento de comportamentos pró sociais ou até antissociais, dependendo de como e de quais estratégias educativas são usadas. A partir da pesquisa bibliográfica, e todo o repertório teórico estudado, foi possível entender que a timidez é uma característica da individualidade da criança, que se manifesta na apreensão e inibição diante situações sociais, as quais interferem e também dificultam as realizações profissionais ou pessoais. Dessa forma é preciso construir estratégias no ambiente escolar para minimizar prejuízos que podem tornar-se significativos à vida da criança.  Por meio de incentivo e da participação das crianças em situações de exposição social nas quais o indivíduo aprenda a sentir-se mais seguro, e possa superar gradativamente objetivos comportamentais a serem realizados a cada dia, desenvolvendo assim, estratégias de enfrentamento da ansiedade, como por exemplo, técnicas de relaxamento, respiração e visualização entre outras.

Biografia do Autor

Solange Aparecida de Souza Monteiro, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP – Campus – Araraquara – SP, Brasil, Mestra em Processos de Ensino, Aprendizagem e Inovação
Gabriella Rossetti Ferreira, UNESP
Doutoranda em Educação Escolar na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP- Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Araraquara SP, Brasil
Paulo Rennes Marçal Ribeiro, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara SP, Brasil
Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual, e no PPG Educação Escolar– Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara SP, Brasil

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Publicado
2021-05-01
Como Citar
MONTEIRO, S. A.; FERREIRA, G.; RIBEIRO, P. A timidez e as implicações na aprendizagem. Revista Científica do UBM, v. 20, n. 39, p. 175-190, 1 maio 2021.
Seção
Artigos