O impacto da internet no mundo, na cultura, na arte e no lazer
Palavras-chave:
Internet., Cultura, Arte, Lazer
Resumo
Este artigo objetiva apresentar como a Internet impactou as áreas do conhecimento e revolucionou todas os campos do saber. Alguns autores discutiram essas questões mais de perto, traçando um cenário e apontando algumas características destes tempos; Bauman (1999) foi um deles. Ele discute o fenômeno da Globalização como um fator detonador dessa nova ordem mundial, que encurta as distâncias e propicia a conectividade, possibilitando que as informações circulem rapidamente e pessoas se tornem protagonistas e promotoras de conteúdos, graças ao uso da Internet, dos dispositivos móveis, de artefatos, e das possibilidades que a tecnologia traz para a disseminação das notícias, propagandas, músicas, filmes e toda sorte de coisas que se queira comunicar. Nunca se informou tanto. Assim, esta nova forma de estar no mundo trouxe muitas mudanças, aqui paticularizadas na cultura, na arte e no lazer.Referências
ANDERSON, C. A cauda longa: do mercado de massa para o mercado de nicho, SP: Elsevier editora, 2006.
BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Elfos Editora; Lisboa: Edições 70. 1995.
BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Trad. Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
___________ . Modernidade Líquida, Rio de Janeiro: Zahar , 2001.
BRETON,P.; PROULX, S. Sociologia da Comunicação. 4 ed. SP: Loyola, 2013.
BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva. 1974.
CAMÕES, L. de. Os Lusíadas. Rio de Janeiro: Tecnoprint Ltda, s/d.
CANCLINI, N. G. Consumidores e Cidadãos. 8.ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. Trad. Roneide Venacio Majer. 6.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999. Volume 1.
FRIEDMAN, T.L. O mundo é plano: uma breve história do século XXI. Tradutores: Bruno Casotti, Cristiana Serra e Cristina Cavalcanti. 3.ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
GILLMOR, D. Nós, os Media. Portugal: Editorial Presença, 2005.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.
POSTMAN,N. Tecnopólio: a rendição da cultura à tecnologia. São Paulo: Nobel, 1994.
RHEINGOLD, H. A Comunidade Virtual. Lisboa: Gradiva, 1996.
ROBINS, Kevin. Into the image. Londres: Routledge, 1996.
ROSZAK, Theodore. O culto da informação. São Paulo: Brasiliense, 1988
RÜDIGER, F. As teorias de cibercultura: perspectivas, questões e autores. Porto Alegre: Sulina, 2011.
WINNER, L. Duas visões da civilização tecnológica. In: MARTINS, H.; GARCIA, J. L. (Org.). Dilemas da Civilização Tecnológica. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2003. p. 79-90.
BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Elfos Editora; Lisboa: Edições 70. 1995.
BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Trad. Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
___________ . Modernidade Líquida, Rio de Janeiro: Zahar , 2001.
BRETON,P.; PROULX, S. Sociologia da Comunicação. 4 ed. SP: Loyola, 2013.
BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva. 1974.
CAMÕES, L. de. Os Lusíadas. Rio de Janeiro: Tecnoprint Ltda, s/d.
CANCLINI, N. G. Consumidores e Cidadãos. 8.ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. Trad. Roneide Venacio Majer. 6.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999. Volume 1.
FRIEDMAN, T.L. O mundo é plano: uma breve história do século XXI. Tradutores: Bruno Casotti, Cristiana Serra e Cristina Cavalcanti. 3.ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
GILLMOR, D. Nós, os Media. Portugal: Editorial Presença, 2005.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.
POSTMAN,N. Tecnopólio: a rendição da cultura à tecnologia. São Paulo: Nobel, 1994.
RHEINGOLD, H. A Comunidade Virtual. Lisboa: Gradiva, 1996.
ROBINS, Kevin. Into the image. Londres: Routledge, 1996.
ROSZAK, Theodore. O culto da informação. São Paulo: Brasiliense, 1988
RÜDIGER, F. As teorias de cibercultura: perspectivas, questões e autores. Porto Alegre: Sulina, 2011.
WINNER, L. Duas visões da civilização tecnológica. In: MARTINS, H.; GARCIA, J. L. (Org.). Dilemas da Civilização Tecnológica. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2003. p. 79-90.
Publicado
2021-05-01
Como Citar
ESTEVES, R. M.; LEMGRUBER, M. O impacto da internet no mundo, na cultura, na arte e no lazer. Revista Científica do UBM, v. 20, n. 38, p. 29-37, 1 maio 2021.
Edição
Seção
Artigos