O impacto da internet no mundo, na cultura, na arte e no lazer

Palavras-chave: Internet., Cultura, Arte, Lazer

Resumo

Este artigo objetiva apresentar como a Internet impactou as áreas do conhecimento e  revolucionou todas os campos do saber. Alguns autores discutiram essas questões mais de perto, traçando um cenário e apontando algumas características destes tempos; Bauman (1999) foi um deles. Ele discute o fenômeno da Globalização como um fator detonador dessa nova ordem mundial, que encurta as distâncias e propicia a conectividade, possibilitando que as informações circulem rapidamente e pessoas se tornem protagonistas e promotoras de conteúdos, graças ao uso da Internet, dos dispositivos móveis, de artefatos, e das possibilidades que a tecnologia traz para a disseminação das notícias, propagandas, músicas, filmes e toda sorte de coisas que se queira comunicar. Nunca se informou tanto. Assim, esta nova forma de estar no mundo trouxe muitas mudanças, aqui paticularizadas na cultura, na arte e no lazer.                        

Biografia do Autor

Rosa Maria Maia Gouvêa Esteves, Universidade Estácio de Sá (USA)
Doutoranda em Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais pela  Universidade Estácio de Sá  (USA)
Márcio Silveira Lemgruber, Universidade Estácio de Sá (USA)
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor e Orientador do doutorado da Universidade Estácio de Sá (USA)

Referências

ANDERSON, C. A cauda longa: do mercado de massa para o mercado de nicho, SP: Elsevier editora, 2006.

BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Elfos Editora; Lisboa: Edições 70. 1995.

BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Trad. Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.

___________ . Modernidade Líquida, Rio de Janeiro: Zahar , 2001.


BRETON,P.; PROULX, S. Sociologia da Comunicação. 4 ed. SP: Loyola, 2013.

BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva. 1974.

CAMÕES, L. de. Os Lusíadas. Rio de Janeiro: Tecnoprint Ltda, s/d.

CANCLINI, N. G. Consumidores e Cidadãos. 8.ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2010.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. Trad. Roneide Venacio Majer. 6.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999. Volume 1.

FRIEDMAN, T.L. O mundo é plano: uma breve história do século XXI. Tradutores: Bruno Casotti, Cristiana Serra e Cristina Cavalcanti. 3.ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

GILLMOR, D. Nós, os Media. Portugal: Editorial Presença, 2005.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.

POSTMAN,N. Tecnopólio: a rendição da cultura à tecnologia. São Paulo: Nobel, 1994.

RHEINGOLD, H. A Comunidade Virtual. Lisboa: Gradiva, 1996.

ROBINS, Kevin. Into the image. Londres: Routledge, 1996.

ROSZAK, Theodore. O culto da informação. São Paulo: Brasiliense, 1988

RÜDIGER, F. As teorias de cibercultura: perspectivas, questões e autores. Porto Alegre: Sulina, 2011.

WINNER, L. Duas visões da civilização tecnológica. In: MARTINS, H.; GARCIA, J. L. (Org.). Dilemas da Civilização Tecnológica. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2003. p. 79-90.
Publicado
2021-05-01
Como Citar
ESTEVES, R. M.; LEMGRUBER, M. O impacto da internet no mundo, na cultura, na arte e no lazer. Revista Científica do UBM, v. 20, n. 38, p. 29-37, 1 maio 2021.
Seção
Artigos