A educação de qualidade no Direito Constitucional Brasileiro e a reforma do Ensino Médio

Palavras-chave: Direito Constitucional à Educação, Operadores do Direito, Políticas Educacionais

Resumo

Este artigo versa sobre o direito subjetivo a uma educação de qualidade e sua trajetória normativa na perspectiva interdisciplinar de Direito e Educação, especificamente, do Direito Constitucional à Educação e a recente reforma do Ensino Médio brasileiro. Vincula-se às atividades de Pesquisa de Mestrado em Educação Escolar pela Unesp- FCLAr e aos estudos interdisciplinares do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais no Brasil. Em base metodológica de pesquisa qualitativa em educação, articulada à metodologia hipotético dedutiva e análise jurídica argumentativa-dialética com destaque para pesquisa documental de base legal. Priorizou-se abordar a Constituição Brasileira de 1988 (CF), o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Lei de Diretrizes de Bases da Educação Lei 9.394/96 (LDB). Cabe destacar a relevância social dessa temática com ênfase no direito constitucional à uma educação de qualidade. Foi abordada a importância na formação de operadores do direito iterados sobre o tema para a eficaz efetivação desse direito público subjetivo e os indicadores de qualidade para a comunidade.

Biografia do Autor

Patrícia de Oliveira Assumpção Bertuol, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara SP Brasil
Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara SP Brasil. Mestranda pelo PPG Educação Escolar - Área de Políticas e Gestão Educacional. Advogada, professora de Direito.

Referências

BONAVIDES, P. Curso de Direito Constitucional.13 ed. São Paulo: Malheiros, 2003 BRASIL. Constituição Federal. 6 ed. São Paulo: RT, 05.01.2004.
3 20.05.2018.
Disponível em: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=342593. Acesso em

BRASIL. Agência. MEC contesta parecer de Janot sobre Medida Provisória do Ensino Médio. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2018.
BRASIL. Agência. PGR defende inconstitucionalidade da MP do Ensino Médio. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2018.
COSTA, A. C. G.; LIMA, I. S. O. Estatuto e LDB: direito à educação. In: KONZEN, A. Pela Justiça na Educação. Brasília: MEC, FUNDESCOLA, 2000, p. 310.
JELLINEK, G. Sistema dei diritti pubblici subbietivi. Milano, 1910.
PORTELA, A. L. et al. O Direito de Aprender Direito: garantindo a qualidade da educação escolar. In: KONZEN, A. Pela Justiça na Educação. Brasília: MEC, FUNDESCOLA, 2000, p. 349-396.
SECCHI, L. Políticas públicas: Imprenta: São Paulo: Cengage Learning, 2013. SILVA, J. Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 13 ed. São Paulo:
Malheiros, 1997.
STF. Supremo Tribunal Federal. Notícias STF. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2018.
Publicado
2021-05-01
Como Citar
BERTUOL, P. A educação de qualidade no Direito Constitucional Brasileiro e a reforma do Ensino Médio. Revista Científica do UBM, v. 20, n. 38, p. 51-65, 1 maio 2021.
Seção
Artigos