A produção de experiências ativas no ensino de música: reflexões a partir de John Dewey
Palavras-chave:
Pragmatismo, Experiência, Ambiente escolar, John Dewey
Resumo
Este trabalho trata de uma reflexão que busca um aprofundamento sobre o processo de criação a partir do ensino de música na escola relacionado com os pensamentos considerados pelo filósofo e educador John Dewey. Percebendo que através do ensino de música são promovidos elementos essenciais que provocam experiências ativas no processo de aprendizagem, tanto por parte do professor como do aluno, buscou-se compreender as importantes contribuições que essas experiências podem trazer tanto para o ambiente escolar como para aos indivíduos que dela fazem parte. Procurou-se trazer considerações essenciais apoiado em Dewey, com vistas a dialogar com influência à criatividade e à experiência fenômeno esse que ocorre no espaço educacional e que ele chamou de pragmatismo. Integram ao referencial basilar desta pesquisa bibliográfica os seguintes autores: Beyer e Kebach (2012), Carneiro & Dodge (2007), Penna (2008) e Swanwick (2003); ainda agregam a esta investigação outros autores complementares. O estudo tem como objetivo principal refletir sobre o conceito de experiência com base em Dewey, considerando a importância desse conceito na escola, principalmente, no processo ensino aprendizagem em educação musical. A importância da ampliação de conceitos relacionados ao processo de criação, dentro da perspectiva da educação musical, em que culmina em experiência pessoal e interpessoal, torna a investigação deste processo relevante.Referências
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Publicado
2021-05-01
Como Citar
VIEIRA, M. A produção de experiências ativas no ensino de música: reflexões a partir de John Dewey. Revista Científica do UBM, v. 20, n. 38, p. 66-79, 1 maio 2021.
Edição
Seção
Artigos