Pensar, repensar e pensar de novo: a música na atualidade

Palavras-chave: Música, Educação, Pensamento

Resumo

A proposta deste artigo é refletir sobre o significado que a música possui atualmente, partindo do que ela realmente é para o que a imputam. Nesse sentido, pensar a partir do próprio significado do fazer musical para trazer à tona os modos atuais sobre o papel que a música tem assumido. A proposta aqui é essencialmente pensar e refletir para então tentar promover uma elucidação particular da forma de lidar com a música, permitindo assim uma auto- avaliação do fazer musical. O referencial teórico de suporte está embasado em filósofos e sociólogos do campo da Educação e Educação Musical tendo como eixo principal a emancipação humana e na proposta de se pensar a música como meio para realizá-la. O trabalho é parte das reflexões apontadas pela autora no desenvolvimento da sua pesquisa de mestrado.

Biografia do Autor

Eliete Vasconcelos Gonçalves, SMERJ/UFRJ
Mestre em Música , UFRJ

Referências

BRASIL. Lei das diretrizes e bases da educação nacional. Lei número 13.278, 2 de maio de 2016. Disponível em: . Acessado em 2 de outubro de 2017.
DINIZ, L. Arte: Linguagem da alma. In: MONTEIRO, D. M. (org) Arteterapia e Símbolos. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2009, p.21-43.
FERRARI, Márcio. Paulo Freire, o mentor da educação para a consciência. Disponível em: < https://novaescola.org.br/conteudo/460/mentor-educacao- consciencia>. Acessado em 4 de outubro de 2017.
FREIRE, Paulo. Conscientização: Teoria e Prática da Libertação Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 1980.
_____________. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 41a reimpressão. São Paulo: Paz e Terra, 2010.
_____________. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
ILLICH, Ivan. Sociedade sem escolas: trad. de Lúcia Mathilde Endlich Orth. Petrópolis, Vozes, 1985.
JUNG, Carl Gustav. Relação da psicologia analítica com a obra de arte poética. In: O espírito na arte e na ciência. 7. Ed.; Petrópolis: Editora Vozes, 2012.
KANT, Immanuel. Textos seletos. Org. Carneiro Leão, E. Petrópolis: Vozes, 1985.
KOELLREUTTER, Hans-Joachim. O ensino da música num mundo modificado. In: Cadernos de estudo: educação musical. Org. Carlos Kater. Belo Horizonte: Atravez/EMUFMG/FEA/FAPEMIG, 1997.
RASMUSSEM, Bruna. Educação fora da caixa: conheça escolas onde o aprendizado vai muito além da lousa ou do caderno. Disponível em: < http://www.hypeness.com.br/2015/01/como-iniciativas-de-educacao-inovadoras- buscam-transformar-o-ensino-no-brasil/>. Acessado em 02 de outubro de 2017.
SOBREIRA, S. A disciplinarização do ensino de Música e as contingências do meio escolar. Per Musi, Belo Horizonte, n.26, 2012, p.121-127.
ZATTI, Vicente. Autonomia e Educação em Immanuel Kant e Paulo Freire. Porto Alegre: Edipucrs, 2007.
Publicado
2021-05-01
Como Citar
GONÇALVES, E. Pensar, repensar e pensar de novo: a música na atualidade. Revista Científica do UBM, v. 20, n. 38, p. 80-94, 1 maio 2021.
Seção
Artigos