Análise musical: a Idade Média em Carmina Burana de Carl Orff
Palavras-chave:
Carmina Burana, Análise Musical, Idade Média, Carl Orff
Resumo
Carmina Burana é uma obra musical até hoje interpretada por várias orquestras e coros, e também apreciada por vários músicos e estudantes de música. Entender quais ferramentas da Idade Média se faz presente dentro dessa obra moderna é indispensável para compreender a composição de Carl Orff. Com o objetivo de esclarecer essa questão, foi realizada uma análise de caráter explicativo abordando contexto histórico e musical. Por meio de pesquisa em livros, documentos, artigos e sites, além da referência gráfica da partitura de Carmina Burana Cantiones Profanae, ed 2877, da editora Sott- Ehamc, foi estruturada uma, dentre outras possibilidades, interpretação analítica desta obra. Este artigo pretende contribuir musicologicamente com análise musical além de informações documentais.Referências
BENNETT, Roy. Uma Breve História da Música. Rio de Janeiro:Zahar, 1986. CHEDIAK, Almir. Harmonia & Improvisação I. São Paulo: Irmãos Vitale, 2009.
COLARUSSO, Osvaldo. Carmina Burana. Os Segredos de um dos Hits da Música Clássica. Curitiba: Gazeta do Povo, 2013.
Disponível em:
Acesso em: 22/11/2016.
COPLAND, Aaron. Como ouvir e entender música. São Paulo: Realizações Editora, 2011.
GALINDO, CleusyAraú. Nazismo Alemão e as Leis de Nuremberg: Sentimento de Poder ou Ódio? Guarujá-SP: Revista Intraciência, 2013.
Disponível em:
Acesso em: 22/11/2016.
GOULART, Diana. Dalcroze, Orff, Suzuki e Kodály: Semelhanças, Diferenças, Especificidades. Seminário movimentos pedagógicos I do curso de pós-graduação em Educação Musical no Conservatório Brasileiro de Música, Rio De Janeiro, 2000.
GROUT, Donald J.; PALISCA, Claude V. História da Música Ocidental. Lisboa:Gradiva, 1994.
JÚNIOR, Hilário Franco. A Idade Média: Nascimento do Ocidente. 2a. Ed. São Paulo: Brasiliense, 2001.
LUKACS, John. A Última Guerra Européia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
MED, Bohumil. Teoría da Música. 4a Ed. Brasília: Musimed, 1996.
ORFF, Carl. Carmina Burana. Cantiones Profanae. Ed 2877, Shott-Eamc, 1991.
PRIOLLI, Maria Luisa de Mattos. Princípios básicos da música para a juventude. 2o Volume. 19a Ed. Rio de Janeiro: Casa Oliveira de Música LTDA, 1996.
SADIE, Stanley. Dicionário Grove de Música.Ed Concisa.Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994.
COLARUSSO, Osvaldo. Carmina Burana. Os Segredos de um dos Hits da Música Clássica. Curitiba: Gazeta do Povo, 2013.
Disponível em:
Acesso em: 22/11/2016.
COPLAND, Aaron. Como ouvir e entender música. São Paulo: Realizações Editora, 2011.
GALINDO, CleusyAraú. Nazismo Alemão e as Leis de Nuremberg: Sentimento de Poder ou Ódio? Guarujá-SP: Revista Intraciência, 2013.
Disponível em:
GOULART, Diana. Dalcroze, Orff, Suzuki e Kodály: Semelhanças, Diferenças, Especificidades. Seminário movimentos pedagógicos I do curso de pós-graduação em Educação Musical no Conservatório Brasileiro de Música, Rio De Janeiro, 2000.
GROUT, Donald J.; PALISCA, Claude V. História da Música Ocidental. Lisboa:Gradiva, 1994.
JÚNIOR, Hilário Franco. A Idade Média: Nascimento do Ocidente. 2a. Ed. São Paulo: Brasiliense, 2001.
LUKACS, John. A Última Guerra Européia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
MED, Bohumil. Teoría da Música. 4a Ed. Brasília: Musimed, 1996.
ORFF, Carl. Carmina Burana. Cantiones Profanae. Ed 2877, Shott-Eamc, 1991.
PRIOLLI, Maria Luisa de Mattos. Princípios básicos da música para a juventude. 2o Volume. 19a Ed. Rio de Janeiro: Casa Oliveira de Música LTDA, 1996.
SADIE, Stanley. Dicionário Grove de Música.Ed Concisa.Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994.
Publicado
2021-05-01
Como Citar
COSTA PENNA, B. Análise musical: a Idade Média em Carmina Burana de Carl Orff. Revista Científica do UBM, v. 20, n. 38, p. 95-122, 1 maio 2021.
Edição
Seção
Artigos