O Crime do Padre Amaro: da obra ao filme

  • Liniker Seliprande Ribeiro Centro Universitário São José de Itaperuna (Unifsj).
  • Ana Lúcia Lima da Costa Schmidt Universidade do Norte- Fluminense (Uenf)
  • Dulce Helena Pontes Ribeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)
Palavras-chave: Autor, Diferença, Filme, Obra literária, O Crime do Padre Amaro

Resumo

Este trabalho procura comparar a obra literária O crime do padre Amaro (Eça de Queirós) com um filme homônimo (Carlos Carrera), este criado a partir da estrutura do romance, mas com outras finalidades. No artigo, objetiva-se comparar não só as divergências e convergências, mas também todo o jogo de interesse que há por trás das duas obras, já que se passam em tempos diferentes. Fez-se, em termos metodológicos, uma revisão bibliográfica e uma abordagem comparativa entre literatura (texto verbal) e sua adaptação a cinema/filme (linguagem mista). Concluiu-se que no filme ocorre uma espécie de tradução ou interpretação que jamais contempla plenamente o texto original porque se trata de uma nova obra que, por isso mesmo, tem sua autenticidade.

Biografia do Autor

Liniker Seliprande Ribeiro, Centro Universitário São José de Itaperuna (Unifsj).
Graduando do Curso de Letras (Português/Inglês) do Centro Universitário São José de Itaperuna (Unifsj).
Ana Lúcia Lima da Costa Schmidt, Universidade do Norte- Fluminense (Uenf)
Pós-Doutora em Cognição e Linguagem pela Universidade do Norte- Fluminense (Uenf). Doutora em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj). Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Juiz de Fora (Ufjf). Pós-Graduada em Literatura pela Fundação São José. Graduada em Letras pelo Unifsj. Professora em exercício do Ensino Médio do estado do Rio de Janeiro. Coordenadora e Docente da Educação Superior no curso de Letras do Unifsj. analucia@fsj.edu.br.
Dulce Helena Pontes Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)
Doutora em Letras (Língua Portuguesa) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Pós-Graduação em Língua Portuguesa e Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna (Fafita). Revisora da revista acadêmica Transformar, do Unifsj. Professora aposentada do estado do Rio de Janeiro. Docente da Educação Superior no curso de Letras do Unifsj. 
Publicado
2021-05-01
Como Citar
RIBEIRO, L.; SCHMIDT, A. L.; RIBEIRO, D. H. O Crime do Padre Amaro: da obra ao filme. Revista Científica do UBM, v. 20, n. 38, p. 123-133, 1 maio 2021.
Seção
Artigos