A gestão ambiental de campi universitários sustentáveis

Palavras-chave: Gestão ambiental, Sustentabilidade, Ensino superior

Resumo

A crise ambiental agravada pelo padrão de consumo desenfreado e por um modelo de produção intensivo em uso de recursos naturais suscita profundas transformações na forma de pensar e agir, trazendo enlevo ao conceito de Desenvolvimento Sustentável. De forma contundente, o tema passa a fazer parte das agendas de discussões em eventos de magnitude global. Omesmo ocorre no cenário acadêmico, no entanto, este fato não se aplica apenas à inclusão de disciplinas sobre a temática nos currículos, ou em linhas de pesquisa, mas, para além disso, o repensar das operações diárias dos campi, traduzindo-se na sua adaptação a parâmetros de sustentabilidade. Nesse sentido, o presente artigo visa discutir a relevância da inclusão da dimensão ambiental nas ações de gestão em campi universitários, buscando uma convergência com as principais recomendações governamentais e não-governamentais. Para tanto se optou pelo uso da pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo e de caráter exploratório.

Biografia do Autor

José Aires Trigo, Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, Rj
Universidade Estácio de Sá, Professor Auxiliar
Aline Guimarães Monteiro Trigo, Cefet, Rio de Janeiro, Rj
Cefet, Rio de Janeiro, Rj

Referências

BARBIERI, J. C. Gestão Ambiental Empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 3 Edição. Rio de Janeiro: editora Saraiva, 2011.

BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental. Lei nº 9795 de 27 de abril de 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9795.htm> Acesso em: 27 mar. 2017.

BUTZKE, I.C.; PEREIRA, G.R.; NOEBAUER, D. Sugestão de indicadores para avaliação do desempenho das atividades educativas do sistema de gestão ambiental – SGA da Universidade Regional de Blumenau – FURB, Vol. 13, 2002. Revista eletrônica do mestrado em educação ambiental. Disponível em <http://www.fisica.furg.br/mea/remea/congress/artigos/comunicacao13.pdf> Acesso em 20 mar. 2017.

CONFERÊNCIA INTERGOVERNAMENTAL SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Algumas recomendações da conferência intergovernamental aos países membros. Tbilisi, CEI, de 14 a 26 de outubro de 1977. Disponível em: < http://www.fzb.rs.gov.br/upload/20130508155354tbilisi.pdf > Acesso em: 5 mar. 2017.

DIAS, G. F. Educação e Gestão Ambiental. São Paulo: Editora Gaia, 2006.

FERES, Y. N.; ANTUNES, F. Z. Gestão ambiental em instituições de ensino: programa eco eficiência e sistema de gestão ambiental do SENAC São Paulo. IX ENGEMA, Encontro Nacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente. Curitiba, 2007. Disponível em <http://www.engema.up.edu.br/arquivos/engema/pdf/PAP0337.pdf> Acesso em: 20 mar. 2017.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 Edição. São Paulo: Atlas, 2012.

LAYRARGUES, P. P. Gestão Ambiental e Universidades: um caminho pedagógico para a sustentabilidade. Brasília: Cidade Gráfica e Editora, 2011. Disponível em: < http://www.foruns.unicamp.br/foruns/projetocotuca/biblioteca_virtual/arquivos/Phillpi.pdf > Acesso em: 15 mar. 2017.

MADEIRA, A. C. F. D. Indicadores de sustentabilidade para instituições de ensino superior. 2008. 220 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia do Ambiente) - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Porto, 2008.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC. Proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao13.pdf > Acesso em: 29 mar. 2017.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA. Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental. A3P. Agenda Ambiental na Administração Pública. 5 Edição. Brasília. 2009. Disponível em: < http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/a3p/> Acesso em 25 mar. 2017.

ONU – ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Os resultados da RIO+20. Não paginado, 2012. Disponível em: <http://www.onu.org.br/rio20/tema/desenvolvimento-sustentavel/> Acesso em: 18 mar. 2017.

PENN STATE GREEN DESTINY COUNCIL. Penn State Indicators Report 2000: Steps Toward a Sustainable University, 2000. Disponível em: <http://www.bio.psu.edu/greendestiny/publications/gdc-indicators_2000.pdf> Acesso em 28 mar. 2017.

PORTAL DA SUSTENTABILIDADE. Página Inicial e Seção Conceitos. Disponível em: <http://portaldasustentabilidade.ufrgs.faccat.br/moodle/> Acesso em: 23 mar. 2017.

SACHS, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

SOLAR. Curso de Capacitação Sustentabilidade na Administração Pública. Agenda Ambiental na Administração Pública. A3P. Brasília-DF. Agosto de 2013.

SOUSA, M. G. B.; CARNIELLO, M. F.; ARAUJO, E. A. S. O Papel das Instituições de Ensino Superior no Desenvolvimento Sustentável. In: Encontro de Pós-Graduação as contribuições da ciência para a sustentabilidade do planeta, 2011, São José dos Campos, SP. XII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação. São José dos Campos, SP: UNIVAP, 2011.

TALLOIRES NETWORK, Who we are. 2017. Disponível em: <http://talloiresnetwork.tufts.edu/> Acesso em: 14 mar. 2017.

TAUCHEN, J. A. Um modelo de gestão ambiental para implantação em instituições de ensino superior. 2007. 149f. Dissertação (Mestrado em Engenharia do Ambiente) - Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2007. Disponível em: < http://www.ppgeng.upf.br/images/stories/2005joeltauchen.pdf >. Acesso em: 12 mar. 2017.

TAUCHEN, J.; BRANDLI, L. L. A gestão ambiental em instituições de ensino superior: modelo para implantação em campus universitário. Gestão &Produção, São Carlos, v. 13, n. 3, p. 503-515, Dec. 2006. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104530X2006000300012&lng=en&nrm=iso> Acesso em: 20 mar. 2017.

Publicado
2021-05-10
Como Citar
TRIGO, J.; TRIGO, A. A gestão ambiental de campi universitários sustentáveis. Revista Científica do UBM, v. 19, n. 36, p. 1-22, 10 maio 2021.
Seção
Artigos