Ensino, pesquisa e extensão na formação docente: a Escola de Música de Manguinhos

Palavras-chave: Educação Musical, Formação docente, Ensino coletivo de instrumentos musicais, Aprendizagem formal, não formal e informal, Transformação social

Resumo

O presente artigo aborda a integração entre ensino-pesquisa-extensão na formação docente.  Um projeto de extensão da área de música da Universidade Federal do Rio de Janeiro foi analisado como exemplo dessa integração, discutindo seus objetivos, sua importância para a comunidade atendida e algumas questões metodológicas. Algumas questões importantes para o projeto e para o campo da Educação Musical também foram debatidas. Destacamos como a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão, da forma como ela se dá no projeto, contribui para a formação docente em música, com cada lado do tripé reforçando o outro. Além disso, a atitude de permanente reflexão do docente é valorizada, assim como seu compromisso ético com a transformação social.

Biografia do Autor

João Miguel Bellard Freire, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ufrj, Escola de Música
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ufrj, Escola de Música Professor Adjunto

Referências

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Publicado
2021-05-10
Como Citar
FREIRE, J. M. Ensino, pesquisa e extensão na formação docente: a Escola de Música de Manguinhos. Revista Científica do UBM, v. 19, n. 36, p. 23-46, 10 maio 2021.
Seção
Artigos