Políticas Educacionais

Palavras-chave: Educação, Política educacional, Banco mundial

Resumo

O artigo emerge da reflexão feita a partir de estudos de textos em políticas educacionais que colocam em cenário o modelo brasileiro de educação, as políticas públicas que o fundamenta em conflito com o interesse capital, que a propósito, aliado a instituições estrangeiras como Banco Mundial e FMI, por meio de ajuda financeira, atrelam em nossas raízes um pouco do propósito capital, de maneira a atender as necessidades do mercado e difusão de algumas ideologias. A educação adota modelos baseados na eficiência, no cumprimento de metas, que se adapta a lógica do capitalismo.

Biografia do Autor

Lucas Justiniano Bermejo, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara - SP
Doutorando em Educação Escolar. Docente e Coordenador na FaculdadeAnhanguera de Bauru.
Sebastião de Souza Lemes, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara - SP
Professor do Departamento de Antropologia, Política e Filosofia. Coordenador do Programa de pós-graduação em Educação Escolar.
José Anderson Santos Cruz, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara - SP
Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação Escolar. Bolsista CAPES/DS. Editor Adjunto e Executivo. Assessoria Técnica para periódicos da Educação.
Alexander Vinicius Leite da Silva, Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO), Bauru - SP
Discente do curso de Letras Português-Inglês. Assistente Editorial de Periódicos.

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Publicado
2020-01-06
Como Citar
BERMEJO, L.; LEMES, S.; CRUZ, J. A.; DA SILVA, A. V. Políticas Educacionais. Revista Científica do UBM, v. 22, n. 42, p. 1-11, 6 jan. 2020.
Seção
Artigos