Políticas Educacionais
Resumo
O artigo emerge da reflexão feita a partir de estudos de textos em políticas educacionais que colocam em cenário o modelo brasileiro de educação, as políticas públicas que o fundamenta em conflito com o interesse capital, que a propósito, aliado a instituições estrangeiras como Banco Mundial e FMI, por meio de ajuda financeira, atrelam em nossas raízes um pouco do propósito capital, de maneira a atender as necessidades do mercado e difusão de algumas ideologias. A educação adota modelos baseados na eficiência, no cumprimento de metas, que se adapta a lógica do capitalismo.Referências
ALTMANN, Helena. Influências do Banco Mundial no projeto educacional brasileiro. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 77-89, jan./jun. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022002000100005&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 01 set. 2019.
ANTUNES DE SÁ, R. Reflexões sobre o Estado e as políticas públicas. Dialogia, São Paulo, v. 3, p. 55-64, out. 2004. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=article&op=view&path%5B%5D=854. Acesso em: 01 set. 2019.
AZEVEDO, Mário; LARA, Ângela (Org.). Políticas para a Educação: análises e apontamentos. Maringá: EDUEM, 2011.
BANCO MUNDIAL. Prioridades y estrategias para la educación. Washington: World Bank, 1996.
CHARLOT, Bernand. Educação e globalização: uma tentativa de colocar ordem no debate. In: CHARLOT, Bernand. Da relação com o saber às práticas educativas. 1. ed. São Paulo Cortez, 2013. (Coleção docência em formação: saberes pedagógicos).
DOURADO, Luís Fernando (Org.). Plano Nacional de Educação (2011-2020): avaliação e perspectivas. Goiás: Editora UFG, 2011
GOLDEMBERG, José. O repensar da educação no Brasil. Estud. av., São Paulo, v. 7, n. 18, p. 65-137, maio/ago. 1993. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010340141993000200004&lng=en&nrm=iso. Acesso em 03 Set 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40141993000200004.
LEHER, R. Da ideologia do desenvolvimento à ideologia da globalização: a educação como estratégia do Banco Mundial para o alívio da pobreza. 1998. 267f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 1998.
OLIVEIRA, D. A. Educação Básica: gestão do trabalho e da pobreza. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
OLIVEIRA, Adão F. de. Percalços da escola e desafios da educação. In: OLIVEIRA, Adão F. De; NASCIMENTO, Claudemiro G. do (orgs.). Educação na alternância: cidadania e inclusão social no meio rural brasileiro. Goiânia: Editora da UCG, 2007.
OLIVERIRA, Dalila. Educação básica: gestão do trabalho e da probreza. A centralidade na educação básica. 2. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2010.