Práticas de avaliação do professor de Matemática sob a luz do pensamento complexo

Palavras-chave: Educação Matemática, Pensamento complexo, Formação de Professores

Resumo

Este trabalho apresenta uma investigação sobre metodologias de avaliação da aprendizagem de Matemática, usadas por professores do Ensino Fundamental. Ao longo desse trabalho, analisamos o conceito de avaliação da aprendizagem e a formação do professor de Matemática sob a luz do Pensamento Complexo. Ao discutir práticas avaliativas de aprendizagem de Matemática, percebeu-se que muitos resumem as avaliações a métodos tradicionais. O objetivo deste trabalho estava em analisar as metodologias de avaliação da aprendizagem de Matemática, bem como os constructos desses professores após uma formação sob a luz da complexidade. Este trabalho foi desenvolvido em duas etapas: uma delas consistiu na elaboração de uma formação para os professores de Matemática do Ensino Fundamental da região de Curitiba de várias escolas estaduais, e no segundo momento, foi realizada uma postagem on-line de uma sequência didática partir do entendendo do novo Referencial teórico do Paraná no qual tem como base a BNCC.

Biografia do Autor

Tatiana Laiz Freitas da Fonseca Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Doutoranda pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Bacharel em Matemática e Física pela Universidade Tuiuti do Paraná (2002), Mestrado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2015).

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Publicado
2020-01-06
Como Citar
OLIVEIRA, T. L. Práticas de avaliação do professor de Matemática sob a luz do pensamento complexo. Revista Científica do UBM, v. 22, n. 42, p. 12-24, 6 jan. 2020.
Seção
Artigos