Grupos de pais no “whatsapp” sob o olhar do coordenador pedagógico
Palavras-chave:
Educação, Gestão escolar, Coordenação pedagógica, Aplicativos, Grupo de pais
Resumo
Com a internet e as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) surgiram inúmeros aplicativos, dentre eles o “WhatsApp”, multiplataforma com diferentes funções, entre elas o de enviar mensagens simultaneamente para uma ou mais pessoas. Formaram-se então as conversas em grupo entre pais de alunos da mesma sala de aula. Apesar da criação desses grupos ter uma finalidade positiva de troca de informações sobre a rotina escolar dos filhos, a falta de regras e bom senso gera confusões e desconforto entre membros do grupo, trazendo para a escola intercorrências causadas pelos mesmos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é saber a opinião do coordenador pedagógico sobre esses grupos, o quanto do tempo de trabalho é dedicado na solução de problemas gerados por eles e se alguma estratégia foi criada para amenizar essas intercorrências. Participaram desta pesquisa 72 coordenadores pedagógicos de escolas particulares de todo o Brasil, que responderam a um questionário on-line. Após análise das respostas coletadas, constatou-se que, na opinião desses coordenadores pedagógicos, a criação dos grupos tem finalidade positiva, porém, as polêmicas levantadas por eles atrapalham a rotina de trabalho, pois muitas vezes é necessário intervir conversando com pais em particular e acalmando os ânimos dos envolvidos. Constatou-se, também, que diversas estratégias foram criadas para amenizar esses acontecimentos como palestras informativas, conversas individuais com responsáveis que levantam polêmicas no grupo e criação de comunicação direta com a escola através de aplicativos semelhantes ao do “WhatsApp”.Referências
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Publicado
2020-01-06
Como Citar
SCOTTI, D.; MARQUES, R.; CASTRO, F. Grupos de pais no “whatsapp” sob o olhar do coordenador pedagógico. Revista Científica do UBM, v. 22, n. 42, p. 46-65, 6 jan. 2020.
Edição
Seção
Artigos