Grupos de pais no “whatsapp” sob o olhar do coordenador pedagógico

Palavras-chave: Educação, Gestão escolar, Coordenação pedagógica, Aplicativos, Grupo de pais

Resumo

Com a internet e as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) surgiram inúmeros aplicativos, dentre eles o “WhatsApp”, multiplataforma com diferentes funções, entre elas o de enviar mensagens simultaneamente para uma ou mais pessoas. Formaram-se então as conversas em grupo entre pais de alunos da mesma sala de aula. Apesar da criação desses grupos ter uma finalidade positiva de troca de informações sobre a rotina escolar dos filhos, a falta de regras e bom senso gera confusões e desconforto entre membros do grupo, trazendo para a escola intercorrências causadas pelos mesmos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é saber a opinião do coordenador pedagógico sobre esses grupos, o quanto do tempo de trabalho é dedicado na solução de problemas gerados por eles e se alguma estratégia foi criada para amenizar essas intercorrências. Participaram desta pesquisa 72 coordenadores pedagógicos de escolas particulares de todo o Brasil, que responderam a um questionário on-line. Após análise das respostas coletadas, constatou-se que, na opinião desses coordenadores pedagógicos, a criação dos grupos tem finalidade positiva, porém, as polêmicas levantadas por eles atrapalham a rotina de trabalho, pois muitas vezes é necessário intervir conversando com pais em particular e acalmando os ânimos dos envolvidos. Constatou-se, também, que diversas estratégias foram criadas para amenizar esses acontecimentos como palestras informativas, conversas individuais com responsáveis que levantam polêmicas no grupo e criação de comunicação direta com a escola através de aplicativos semelhantes ao do “WhatsApp”.

Biografia do Autor

Daniela de Jesus Scotti, Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas
PECEGE – Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas, Especialista em Gestão Escolar. MBA Gestão Escolar PECEGE/USP. Piracicaba - SP – Brasil.
Rosebelly Nunes Marques, Universidade de São Paulo (USP/ ESALQ), Piracicaba - SP
Universidade de São Paulo (USP/ ESALQ), Piracicaba - SP – Brasil. Docente do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES/ESALQ).
Flávia Pierrotti de Castro, Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas
PECEGE – Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas e Universidade Federal de São Carlos – UFSCar – Doutoranda do Programa de Pós- Graduação em Química, São Paulo - SP

Referências

AZEVEDO, J.B.; NOGUEIRA L.A.; RODRIGUES T.C. O coordenador pedagógico: suas reais funções no contexto escolar. Persp. online: hum. & sociais aplicadas, v.4 n.2, p. 21-30, 2012.
BRASIL. Decreto 4.829/2003. Criação do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br, 2003. Disponível em: . Acesso em: 02 maio. 2017.
CENTRO REGIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. Celular torna-se o principal dispositivo de acesso à Internet, aponta Cetic.br, 2016. Disponível em:
. Acesso em: 02 de maio. 2017.
GOMES, H.S. Criado em 2009, WhatsApp cresceu mais rápido que Facebook em 4 anos. 2014. Disponível em: . Acesso em: 02 maio 2017.
FLORES, F. Mãe e Pais: precisamos falar sobre o WhatsApp. Blog da Escola da Vila. São Paulo, 2016. Disponível em: . Acesso em: 2 de maio 2017.
KANASHIRO, M. M. Vigiar e resistir: A constituição de práticas e saberes em torno da informação. Ciência e Cultura. V.68, n.1, p. 20-24, 2016.
LAS CASAS, A. L. Marketing Móvel: Tendências e Oportunidades no Marketing Eletrônico. São Paulo: Editora Saint Paul, 2009.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: GEN, 2013.
MACEDO, K. T. M. Linchamentos Virtuais: Paradoxos nas relações sociais contemporâneas. 2016. 132p. Dissertação de mestrado em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, na Área de Modernidade e Políticas Públicas. Universidade Estadual de Campinas, Limeira, São Paulo, 2016.
SANTOS, A. R. Metodologia cientifica: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: Editora Lamparina, 1999.
TEIXEIRA, M. WhatsApp e Mensagens de Dispositivos Móveis no Brasil. 2015. Disponível em: . Acesso em: 02 maio 2017.
Publicado
2020-01-06
Como Citar
SCOTTI, D.; MARQUES, R.; CASTRO, F. Grupos de pais no “whatsapp” sob o olhar do coordenador pedagógico. Revista Científica do UBM, v. 22, n. 42, p. 46-65, 6 jan. 2020.
Seção
Artigos