A (de)formação da formação inicial dos professores na perspectiva da escola inclusiva

Palavras-chave: Formação de professores, Deformação da formação inicial, Escola inclusiva

Resumo

A formação de professores sempre foi marcada por dificuldades, e os discursos sobre ela são os de que não há investimento nas licenciaturas. Nesse sentido, este texto relata uma pesquisa que objetiva fazer uma reflexão sobre a formação inicial e possui como questão de investigação: quais limites e desafios são encontrados, pelos professores, na formação inicial e continuada. Objetiva também conhecer como vem ocorrendo a formação inicial dos professores na perspectiva da escola, intitulada atualmente, como inclusiva; analisar, até que ponto, os limites e desafios da inclusão têm interferido no processo de inclusão dos alunos com deficiência; discutir as causas, nas quais a formação inicial, nas licenciaturas, não têm formado os professores nas escolas. Os resultados desta, mostraram insuficiência na formação dos professores para atuar na escola inclusiva. Assim, consideramos que a formação inicial passa por processo de (de)formação, considerando que as licenciaturas não contam com disciplinas de educação especial.

Biografia do Autor

Vanderlei Balbino Costa, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí – Goiás
Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFJ). Pós Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UERJ). Bolsista PNPD/CAPES.
Leonor Paniago Rocha, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí – Goiás
Pós Doutora em Educação. Bolsista PNPD/CAPES.
Adrielle Martins de Lima, Universidade Federal de Jataí (UFJ), Jataí – Goiás
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFJ).

Referências

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação, 2006.
CHACON, Miguel Claudio Moriel. Formação de recursos humanos em educação especial: resposta das universidades à Portaria Ministerial n. 1793. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 10, n. 3, p. 321-336, 2004.
COSTA, Vanderlei Balbino. Adaptação curricular: das dificuldades às possibilidades. Encontro de Pesquisa em Educação da região Centro Oeste reunião científica regional da ANPED: Projeto Nacional de Educação: desafios éticos, políticos e culturais, 13, 2016. Brasília. Anais. Brasília: Universidade de Brasília (UNB), ANPED, 2016.
SANTOS, Ana Lea Bispo. SANTOS FILHO, Arlindo Paulo dos. SANTOS, José Walter. ARAUJO, Maria José de Azevedo. A Educação Inclusiva e a relação com a formação de professores. 2006. Disponível em: https://openrit.grupotiradentes.com/xmlui/bitstream/handle/set/2211/A%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20INCLUSIVA%20E%20A%20RELA%C3%87%C3%83O%20COM%20A%20FORMA%C3%87%C3%83O%20DE%20PROFESSORES%20%28UNIT-SE%29.pdf?sequence=1. Acesso em: 25 jun. 2019.
FERREIRA, Júlio Roméro. A nova LDB e as necessidades educativas especiais. Cad. CEDES, Campinas, v. 1, n. 46, set. 1998.
FIORI, Ernane Maria. Conscientização e Educação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 3-10, 1986.
LAPLANE, Adriana. Uma análise das condições para a implementação das políticas de educação inclusiva no Brasil e na Inglaterra. Educ. Soc., Campinas, v. 27, n. 96 ­ Especial, p. 689-715, out. 2006.
LÜDKE, Menga; André, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MANTOAN, Maria Tereza Egler. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
MARTINS, Lúcia Araújo Ramos [org.]. Inclusão: compartilhando saberes. Petrópolis: Vozes, 2006.
MAZZOTTA, Marcos José Silveira. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
PIANA, Maria Cristina. A construção da pesquisa documental: avanços e desafios na atuação do serviço social. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
PIRES, José. A questão ética frente às diferenças: uma perspectiva da pessoa como valor. In: MARTINS, Lúcia Araújo Ramos et al (org.). Inclusão: compartilhando saberes. Petrópolis:
Ed. Vozes, 2006.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
THOMA, Adriana Silva. A inclusão no ensino superior: discursos e representações sobre alunos com necessidades especiais nas IES comunitárias do Rio Grande do Sul
In: REUNIÃO ANUAL SBPC, 58º, 2006. Florianópolis. Anais. Florianópolis, 2006.
VALDÉS, Maria Teresa Moreno. Formação de professores de educação física que atuam com alunos com necessidades educacionais especiais (Deficiência Auditiva): uma experiência no ensino fundamental da rede pública de Fortaleza. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 9, n. 2, p. 195-210, 2003.
LOPES, Noêmia. 24 respostas sobre as principais dúvidas da inclusão, 2010. Disponível em: https: //gestaoescolar.org.br/conteudo/205/24-respostas-para-as-principais-duvidas sobre inclusão. Acesso em: 28 fev. 2019.
Publicado
2021-03-21
Como Citar
COSTA, V.; ROCHA, L.; LIMA, A. A (de)formação da formação inicial dos professores na perspectiva da escola inclusiva. Revista Científica do UBM, v. 22, n. 42, p. 66-84, 21 mar. 2021.
Seção
Artigos