A (de)formação da formação inicial dos professores na perspectiva da escola inclusiva
Palavras-chave:
Formação de professores, Deformação da formação inicial, Escola inclusiva
Resumo
A formação de professores sempre foi marcada por dificuldades, e os discursos sobre ela são os de que não há investimento nas licenciaturas. Nesse sentido, este texto relata uma pesquisa que objetiva fazer uma reflexão sobre a formação inicial e possui como questão de investigação: quais limites e desafios são encontrados, pelos professores, na formação inicial e continuada. Objetiva também conhecer como vem ocorrendo a formação inicial dos professores na perspectiva da escola, intitulada atualmente, como inclusiva; analisar, até que ponto, os limites e desafios da inclusão têm interferido no processo de inclusão dos alunos com deficiência; discutir as causas, nas quais a formação inicial, nas licenciaturas, não têm formado os professores nas escolas. Os resultados desta, mostraram insuficiência na formação dos professores para atuar na escola inclusiva. Assim, consideramos que a formação inicial passa por processo de (de)formação, considerando que as licenciaturas não contam com disciplinas de educação especial.Referências
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação, 2006.
CHACON, Miguel Claudio Moriel. Formação de recursos humanos em educação especial: resposta das universidades à Portaria Ministerial n. 1793. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 10, n. 3, p. 321-336, 2004.
COSTA, Vanderlei Balbino. Adaptação curricular: das dificuldades às possibilidades. Encontro de Pesquisa em Educação da região Centro Oeste reunião científica regional da ANPED: Projeto Nacional de Educação: desafios éticos, políticos e culturais, 13, 2016. Brasília. Anais. Brasília: Universidade de Brasília (UNB), ANPED, 2016.
SANTOS, Ana Lea Bispo. SANTOS FILHO, Arlindo Paulo dos. SANTOS, José Walter. ARAUJO, Maria José de Azevedo. A Educação Inclusiva e a relação com a formação de professores. 2006. Disponível em: https://openrit.grupotiradentes.com/xmlui/bitstream/handle/set/2211/A%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20INCLUSIVA%20E%20A%20RELA%C3%87%C3%83O%20COM%20A%20FORMA%C3%87%C3%83O%20DE%20PROFESSORES%20%28UNIT-SE%29.pdf?sequence=1. Acesso em: 25 jun. 2019.
FERREIRA, Júlio Roméro. A nova LDB e as necessidades educativas especiais. Cad. CEDES, Campinas, v. 1, n. 46, set. 1998.
FIORI, Ernane Maria. Conscientização e Educação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 3-10, 1986.
LAPLANE, Adriana. Uma análise das condições para a implementação das políticas de educação inclusiva no Brasil e na Inglaterra. Educ. Soc., Campinas, v. 27, n. 96 Especial, p. 689-715, out. 2006.
LÜDKE, Menga; André, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MANTOAN, Maria Tereza Egler. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
MARTINS, Lúcia Araújo Ramos [org.]. Inclusão: compartilhando saberes. Petrópolis: Vozes, 2006.
MAZZOTTA, Marcos José Silveira. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
PIANA, Maria Cristina. A construção da pesquisa documental: avanços e desafios na atuação do serviço social. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
PIRES, José. A questão ética frente às diferenças: uma perspectiva da pessoa como valor. In: MARTINS, Lúcia Araújo Ramos et al (org.). Inclusão: compartilhando saberes. Petrópolis:
Ed. Vozes, 2006.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
THOMA, Adriana Silva. A inclusão no ensino superior: discursos e representações sobre alunos com necessidades especiais nas IES comunitárias do Rio Grande do Sul
In: REUNIÃO ANUAL SBPC, 58º, 2006. Florianópolis. Anais. Florianópolis, 2006.
VALDÉS, Maria Teresa Moreno. Formação de professores de educação física que atuam com alunos com necessidades educacionais especiais (Deficiência Auditiva): uma experiência no ensino fundamental da rede pública de Fortaleza. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 9, n. 2, p. 195-210, 2003.
LOPES, Noêmia. 24 respostas sobre as principais dúvidas da inclusão, 2010. Disponível em: https: //gestaoescolar.org.br/conteudo/205/24-respostas-para-as-principais-duvidas sobre inclusão. Acesso em: 28 fev. 2019.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação, 2006.
CHACON, Miguel Claudio Moriel. Formação de recursos humanos em educação especial: resposta das universidades à Portaria Ministerial n. 1793. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 10, n. 3, p. 321-336, 2004.
COSTA, Vanderlei Balbino. Adaptação curricular: das dificuldades às possibilidades. Encontro de Pesquisa em Educação da região Centro Oeste reunião científica regional da ANPED: Projeto Nacional de Educação: desafios éticos, políticos e culturais, 13, 2016. Brasília. Anais. Brasília: Universidade de Brasília (UNB), ANPED, 2016.
SANTOS, Ana Lea Bispo. SANTOS FILHO, Arlindo Paulo dos. SANTOS, José Walter. ARAUJO, Maria José de Azevedo. A Educação Inclusiva e a relação com a formação de professores. 2006. Disponível em: https://openrit.grupotiradentes.com/xmlui/bitstream/handle/set/2211/A%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20INCLUSIVA%20E%20A%20RELA%C3%87%C3%83O%20COM%20A%20FORMA%C3%87%C3%83O%20DE%20PROFESSORES%20%28UNIT-SE%29.pdf?sequence=1. Acesso em: 25 jun. 2019.
FERREIRA, Júlio Roméro. A nova LDB e as necessidades educativas especiais. Cad. CEDES, Campinas, v. 1, n. 46, set. 1998.
FIORI, Ernane Maria. Conscientização e Educação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 3-10, 1986.
LAPLANE, Adriana. Uma análise das condições para a implementação das políticas de educação inclusiva no Brasil e na Inglaterra. Educ. Soc., Campinas, v. 27, n. 96 Especial, p. 689-715, out. 2006.
LÜDKE, Menga; André, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MANTOAN, Maria Tereza Egler. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
MARTINS, Lúcia Araújo Ramos [org.]. Inclusão: compartilhando saberes. Petrópolis: Vozes, 2006.
MAZZOTTA, Marcos José Silveira. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
PIANA, Maria Cristina. A construção da pesquisa documental: avanços e desafios na atuação do serviço social. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
PIRES, José. A questão ética frente às diferenças: uma perspectiva da pessoa como valor. In: MARTINS, Lúcia Araújo Ramos et al (org.). Inclusão: compartilhando saberes. Petrópolis:
Ed. Vozes, 2006.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
THOMA, Adriana Silva. A inclusão no ensino superior: discursos e representações sobre alunos com necessidades especiais nas IES comunitárias do Rio Grande do Sul
In: REUNIÃO ANUAL SBPC, 58º, 2006. Florianópolis. Anais. Florianópolis, 2006.
VALDÉS, Maria Teresa Moreno. Formação de professores de educação física que atuam com alunos com necessidades educacionais especiais (Deficiência Auditiva): uma experiência no ensino fundamental da rede pública de Fortaleza. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 9, n. 2, p. 195-210, 2003.
LOPES, Noêmia. 24 respostas sobre as principais dúvidas da inclusão, 2010. Disponível em: https: //gestaoescolar.org.br/conteudo/205/24-respostas-para-as-principais-duvidas sobre inclusão. Acesso em: 28 fev. 2019.
Publicado
2021-03-21
Como Citar
COSTA, V.; ROCHA, L.; LIMA, A. A (de)formação da formação inicial dos professores na perspectiva da escola inclusiva. Revista Científica do UBM, v. 22, n. 42, p. 66-84, 21 mar. 2021.
Edição
Seção
Artigos