O uso de softwares educativos no processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual

Palavras-chave: Software educativo, Deficiência intelectual, Processo de aprendizagem

Resumo

Este trabalho[1] de conclusão de curso tem como propósito apresentar uma breve descrição e compreensão das particularidades da pessoa com deficiência intelectual no que diz respeito ao quadro principal de prejuízo cognitivo (as funções intelectuais) e adaptativo (emocional, funções sociais, e práticas), para, então, definir as possibilidades da prática pedagógica com o uso de um software educativo. Foram pesquisados conceitos, tipos e classificações sobre alguns softwares educativos livres, buscando melhores formas de aplicá-los nas pessoas com deficiência Intelectual inseridos em escola regular. Dessa forma, o tipo da pesquisa realizada foi qualitativo, tendo por base a pesquisa bibliográfica, sendo estes os meios pelos quais foi obtida a fundamentação teórica. No entanto, desenvolver um software educativo voltado para pessoas com deficiência intelectual com todos os requisitos pedagógicos específicos, é um trabalho árduo, haja vista que para isso há a necessidade de seguir uma série de etapas para que o produto possa atingir inteiramente seu objetivo. Este resultado garante um processual caminho, no qual se busca por meio dos comportamentos adaptativos, avaliações e métodos de ensino, capacitar essas pessoas e dar um norte ao educador no processo de conhecimento do aluno e de suas potencialidades.  

Biografia do Autor

Carolina da Costa Carvalho, Faculdade Anhanguera de Bauru (FAB), Bauru – SP
Faculdade Anhanguera de Bauru (FAB), Bauru – SP
José Anderson Santos Cruz, Faculdade Anhanguera de Bauru (FAB), Bauru – SP
Docente da graduação e pós-graduação. Doutorando em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras, FCLAr/Unesp. Prof. Orientador e colaborador com a pesquisa.
Arielly Kizzy Cunha, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru – SP
Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Mídia e Tecnologia da FAAC Unesp Bauru. Profa. Coorientadora e colaboradora com a pesquisa

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Publicado
2019-01-05
Como Citar
CARVALHO, C.; CRUZ, J. A.; CUNHA, A. O uso de softwares educativos no processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. Revista Científica do UBM, v. 21, n. 40, p. 118-150, 5 jan. 2019.
Seção
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