Compreender para melhor formar: conexões entre o curso de pedagogia e a educação de jovens e adultos

  • Jéssica Asencio Figueiredo Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ibitinga – FAIBI
  • Erica Rodrigues do Nascimento Augustini Programa de Pós Graduação em Educação Escolar – FCLAR – UNESP
  • Célia Regina Rossi Pós Graduação em Educação Sexual e Educação Escolar, da FCLAR – UNESP
Palavras-chave: Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos, Letramento, Idosos

Resumo

Este estudo busca apresentar uma atividade prática da disciplina de Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos, inserida no curso de Pedagogia, em uma Faculdade Municipal do interior de São Paulo. Tal atividade é um recorte do Projeto de Alfabetização e Letramento para Idosos - PROALLI - desenvolvido numa instituição de idosos, tendo como foco estabelecer conexão entre a teoria e a prática na formação docente junto a este público que, por motivos diversos, foi excluído do processo de alfabetização em idade estabelecida pela legislação vigente. Para fins metodológicos, a experiência caracterizou-se pela abordagem qualitativa, configurando-se num estudo de caso que seguiu para análise descritiva.  Mediante a distribuição de eixos temáticos inseridos em disciplinas como Português e Matemática, formou-se seis grupos para a sondagem inicial com os/as alunos/os inscritos no Projeto. O resultado consistiu na reflexão dos formandos para uma formação que corresponda às especificidades deste público.

Biografia do Autor

Jéssica Asencio Figueiredo, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ibitinga – FAIBI
Graduanda em Pedagogia. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ibitinga – FAIBI
Erica Rodrigues do Nascimento Augustini, Programa de Pós Graduação em Educação Escolar – FCLAR – UNESP
Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação Escolar – FCLAR – UNESP – Campus Araraquara. Docente da Faculdade de Ciências e Letras de Ibitinga – FAIBI
Célia Regina Rossi, Pós Graduação em Educação Sexual e Educação Escolar, da FCLAR – UNESP
Doutora do Programa de Pós Graduação em Educação Sexual e Educação Escolar, da FCLAR – UNESP – Araraquara/SP.

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: . Acesso em: 27 de Maio de 2017.

BREDA, T. Leitura feita pelo aluno, antes de saber ler convencionalmente. Revista Nova Escola. Rio de Janeiro: Março, 2009. Disponível em: . Acesso em: 27 de Maio de 2017.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam / Paulo Freire. – São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

___________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 20 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

___________. Pedagogia do oprimido. 32.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.35, n.2, p.57-63, mar./abr. 1995.

HOLLOWAY, I. Basic Concepts for Qualitative Research. Basic Concepts for Qualitative Blackwell Science. Oxford, UK., 1999.

KRAMER, S. Alfabetização: dilemas da prática. Rio de Janeiro: Dois Pontos, 1986.

MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4.ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

MANSANI, M. 5 princípios para a hora de pensar numa sondagem na alfabetização. Revista Nova Escola. Rio de Janeiro: 08 de Agosto de 2016. Disponível em: . Acesso em: 27 de Maio de 2017.

NASCIMENTO, A. A. S. B; TORTORA, E; [et. al.]. A geometria e o ciclo de alfabetização. In: BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – Caderno 5 Geometria. Brasília, MEC/SEB, 2014f. 96 p. Disponível em: . Acesso em: 27 de Maio de 2017.

POSSAS, W. M. Compreensão e domínio da escrita: vale o escrito. In: MEC. Educação de Jovens e adultos. Brasília: SEED, 1999.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. São Paulo: Autêntica, 1999 125 p.

TRIVIÑOS, A. N.S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2006.

VIANNA, C. R.; ROLKOUSKI, E. Grandezas e Medidas a partir do universo infantil. In: BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – Caderno 6 Grandezas e Medidas. Brasília, MEC/SEB, 2014g. 80 p. Disponível em: < http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/cadernosmat/PNAIC_MAT_Caderno%206_pg001-080.pdf>. Acesso em: 27 de Maio de 2017.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1996.

WEISZ, T. A aprendizagem do sistema de escrita: questões teóricas e didáticas in: MORTATTI, Maria do Rosário Longo; FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva (orgs.) Alfabetização e seus sentidos: o que sabemos, fazemos e queremos. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Editora Unesp, 2014.
Publicado
2021-05-02
Como Citar
FIGUEIREDO, J.; AUGUSTINI, E.; ROSSI, C. Compreender para melhor formar: conexões entre o curso de pedagogia e a educação de jovens e adultos. Revista Científica do UBM, v. 19, n. 37, p. 78-96, 2 maio 2021.
Seção
Artigos