Compreender para melhor formar: conexões entre o curso de pedagogia e a educação de jovens e adultos
Palavras-chave:
Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos, Letramento, Idosos
Resumo
Este estudo busca apresentar uma atividade prática da disciplina de Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos, inserida no curso de Pedagogia, em uma Faculdade Municipal do interior de São Paulo. Tal atividade é um recorte do Projeto de Alfabetização e Letramento para Idosos - PROALLI - desenvolvido numa instituição de idosos, tendo como foco estabelecer conexão entre a teoria e a prática na formação docente junto a este público que, por motivos diversos, foi excluído do processo de alfabetização em idade estabelecida pela legislação vigente. Para fins metodológicos, a experiência caracterizou-se pela abordagem qualitativa, configurando-se num estudo de caso que seguiu para análise descritiva. Mediante a distribuição de eixos temáticos inseridos em disciplinas como Português e Matemática, formou-se seis grupos para a sondagem inicial com os/as alunos/os inscritos no Projeto. O resultado consistiu na reflexão dos formandos para uma formação que corresponda às especificidades deste público.Referências
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Publicado
2021-05-02
Como Citar
FIGUEIREDO, J.; AUGUSTINI, E.; ROSSI, C. Compreender para melhor formar: conexões entre o curso de pedagogia e a educação de jovens e adultos. Revista Científica do UBM, v. 19, n. 37, p. 78-96, 2 maio 2021.
Edição
Seção
Artigos