Educação musical em Barra Mansa (RJ): o perfil dos alunos de dois grupos sinfônicos do Projeto Música nas Escolas

  • Nilton Soares da Silva Júnior Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Palavras-chave: Conjuntos Musicais, Ensino de Música, Banda Juvenil, Orquestra Juvenil, Apreciação Musical

Resumo

Este artigo pretende traçar o perfil dos alunos participantes de dois grupos sinfônicos do Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa: a Banda Sinfônica e a Orquestra Sinfônica Juvenis de Barra Mansa. Partindo de um questionário, procuramos coletar informações como escolaridade, onde iniciaram na música, o tempo de estudo, dentre outras questões.  

Biografia do Autor

Nilton Soares da Silva Júnior, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Doutorando em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.    

Referências

ALVARES, Sérgio Luís de Almeida; GONÇALVES, Eliete Vasconcelos; COROPOS, Mônica; COSTA, João Daniel Cardoso da; SILVA, Gabriela Salgado Coelho da; SOU-ZA JÚNIOR, Vantoil de; VOIOLA, Daniele. Desafios, motivações e possibilidades de um grupo de educadores musicais brasileiros sob a perspectiva da Musicalidade Abrangente. XXI Seminário Latino-americano de Educação Musical. Meio eletrônico, 2015. Disponível em: acesso em: 18 jan. 2016

ARROYO, Margarete. Transitando entre o “Formal” e o “Informal”: um relato sobre a formação de educadores musicais. In: Anais do Simpósio Paranaense de Educação. 7. Londrina, 2000. p. 77-90.

GASPAR, Alberto. A educação formal e a educação informal em ciências. Meio Ele-trônico. pp. 171-183. Disponível em: Acesso em: 25 fev. 2017.

MONTE, Gessyane de Santana; ARAÚJO, Valquíria Freitas de Vasconcelos; GOMES, Victor Hugo Almeida; SILVA, Marco Antonio. A influência do repertório do ensino co-letivo para instrumentos de cordas no gosto musical dos graduandos da UFC. In Anais do IV Encontro Universitário da Universidade Federal do Ceará. Juazeiro do Norte, 2012. Disponível em: Acesso em 20 mar. 2017.

SAVIANI, Demerval. Tendências e correntes da educação brasileira. In Mendes, Durme-val Trigueiro (Org.). Filosofia da Educação Brasileira. São Paulo: Civilização Brasilei-ra, 1994.

SOARES, Edna Andrade. O Adolescente e o Rock: a preferência musical como uma ati-vidade reflexiva. In Anais do VII Encontro Regional Norte da ABEM Educação Musical em Perspectiva: Tecnologia, Inovação e Inclusão pp. 20-28. Belém 2012. Disponível em: acesso em 13 mai. 2017.

TAVARES, Lucilene Aparecida Santos. A Influência das mídias nas preferências musi-cais dos alunos da Escola Estadual Coronel Filomeno Ribeiro: Um relato de experiência. In Anais do VII Encontro Regional Norte da ABEM: Belém, 2012. Disponível em: Acesso em: 13 abr. 2017.


WILLE, Regiana Blank. Educação musical formal, não formal ou informal: um estudo sobre processos de ensino e aprendizagem musical de adolescentes. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 13, 39-48, set. 2005.

Sítios

http://www.musicanasescolas.com/grupos/banda_sinfonica/juvenil/index.php Acesso em 11jun. de 2017
Publicado
2021-05-02
Como Citar
DA SILVA JÚNIOR, N. Educação musical em Barra Mansa (RJ): o perfil dos alunos de dois grupos sinfônicos do Projeto Música nas Escolas. Revista Científica do UBM, v. 19, n. 37, p. 123-134, 2 maio 2021.
Seção
Artigos