Habilidades socioemocionais e relações étnico-raciais no contexto escolar

  • Edmilson dos Santos Ferreira Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, PPGE-UFRJ
  • José Jairo Vieira Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, PPGE-UFRJ
  • Andréa Lopes da Costa Vieira Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, PPGMS-UNIRIO
Palavras-chave: Habilidades socioemocionais, Relações étnico-raciais, Escola, Corporeidade

Resumo

Este artigo tem por objetivo traçar aproximações entre as habilidades socioemocionais e as relações étnico-raciais no contexto escolar. A metodologia utilizada foi a revisão e analise bibliográfica. No decorrer do artigo, faremos um debate sobre desigualdade social e pobreza, sobre o conceito de habilidades socioemocionais e as relações raciais na educação. Podemos considerar a partir das análises desenvolvidas que as habilidades sociemocionais são fundamentais para a criação de um ambiente social adequado na escola, onde desigualdades, esteróitpos, bullying e discriminações raciais devem ser combatidos e substituídos por ações e políticas que visem a inclusão e sobretudo o convívio sem preconceitos dos diferentes indivíduos que compõe a sociedade.

Biografia do Autor

Edmilson dos Santos Ferreira, Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, PPGE-UFRJ
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, PPGE-UFRJ.
José Jairo Vieira, Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, PPGE-UFRJ
Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, PPGE-UFRJ.
Andréa Lopes da Costa Vieira, Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, PPGMS-UNIRIO
Professora do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, PPGMS-UNIRIO

Referências

ABED, Anita L.Z. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. São Paulo. Tese de Doutorado, 2014.

BARCELOS, Luiz C. Raça e realização educacional no Brasil. Rio de Janeiro. Dissertação de Mestrado, Sociologia, IUPERJ, 1992.

BERQUÓ, Elza. “Demografia da desigualdade: algumas considerações sobre os negros no Brasil”. In: Anais… VI Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 1988, vol.3, p.89-110.

BOURDIEU, Pierre. The specificity of the scientific field and the social conditions of the progress of reason. Social Science Information, 14: 19-47, 1975.

CONFERÊNCIA Mundial de Educação para Todos. Declaração Mundial de Educação para Todos. Plano de Ação para Satisfazer as Necessidades Básicas de Aprendizagem. Brasília, DF: UNIFEC, 1990.

FERNANDES, Florestan. A luta contra o preconceito de cor. ln: BASTIDE, Roger &
FERNANDES, Florestan. Relações raciais entre negros e brancos em São Paulo. São Paulo: Anhembi, 1955.

HASENBALG, Carlos & N. V. SILVA, N. S.(org.). Estrutura Social, Mobilidade e Raça. Rio de Janeiro, Vértice, 1988.

LE BRETON, David. As Paixões Ordinárias: Antropologia das Emoções. Petrópolis, Vozes, 2009.

LIMA, Márcia & PRATES, Ian. Desigualdades raciais no Brasil: um desafio persistente. In: ARRETCHE, Marta (org.). Trajetória das desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos 50 anos. São Paulo: Editora UNESP, 2015.

SILVA, Nelson do V. Cor e Processo de Realização Socioeconômica. In HASENBALG, Carlos & N. V. SILVA, N. S.(org.) Estrutura Social, Mobilidade e Raça. Rio de Janeiro, Vértice, 1988.

KERSTENETZKY, Celia Lassa. Desigualdade e pobreza: Lições de Sen. Revista Brasileira de Ciências Sociais. Vol. 15, n. 42, fevereiro/2000.

SEN, A. Sobre ética e economia. São Paulo, Companhia das Letras, 1999.

STEHN, Nico. Desigualdade de classe à desigualdade de conhecimento. Revista Brasileira de Ciências Sociais. Vol. 15, n. 42, fevereiro/2000.

WACQUANT, Loic. Os condenados da cidade: estudo da marginalidade avançada. Rio de Janeiro: Revan: Fase, 2001.

VIEIRA, ANDRÉA L.C. De qual inclusão se fala, quando o assunto é ensino superior? Uma análise comparativa entre as propostas de cotas raciais e o Programa Universidade para Todos (ProUni). In: FARIA, Patrícia S. & PINHEIRO, Márcia L. [org.]. Novos estudos em relações étnico-raciais Sociedades e políticas públicas. Rio de Janeiro: Editora Contra Capa, 2014.

VIEIRA, ANDRÉA L. C. & VIEIRA, J. Jairo. Políticas Educacionais de ação afirmativa no Brasil. Por quais caminhos? In: JEFFREY Débora C. & AGUILAR Luis Henrique (org). Balanço da política educacional brasileira (1999-2009): ações e programas. Campinas, São Paulo: Mercado das Letras, 2013.
Publicado
2021-05-02
Como Citar
FERREIRA, E.; VIEIRA, J.; VIEIRA, A. Habilidades socioemocionais e relações étnico-raciais no contexto escolar. Revista Científica do UBM, v. 19, n. 37, p. 157-169, 2 maio 2021.
Seção
Artigos