A didática em Comenius e a didática contemporânea: alguns apontamentos
Palavras-chave:
Didática, Comenius, Ensino
Resumo
O presente trabalho esboça uma pesquisa acerca da Didática, objeto de estudo da Pedagogia, cujo foco é o processo de ensino. Assim, buscou-se em Comenius[1], o maior pedagogo da modernidade, subsídios para compreensão da Didática como prática pedagógica e sua relação com a sociedade num todo. Analisando a obra de Comenius objetivou-se também situar o autor em seu momento histórico, qual seja, o século XVII, período de transição tardia do regime social feudal para o período pré-capitalista. Uma das principais obras que sistematizou seu pensamento educacional é a Didática Magna, que defende uma prática pedagógica necessária para aquele determinado contexto histórico e social. Ainda nesse trabalho, abordar-se-á algumas análises acerca do campo da Didática na atualidade que visam alternativas para se conceber a Didática para além das técnicas de ensinar com eficácia. Trata-se de uma área descritiva e explicativa da realidade do ensino, em que os conhecimentos teóricos e práticos estão intrinsecamente ligados.Referências
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Publicado
2021-05-02
Como Citar
DARIUS, R.; DARIUS, F. A didática em Comenius e a didática contemporânea: alguns apontamentos. Revista Científica do UBM, v. 19, n. 37, p. 185-210, 2 maio 2021.
Edição
Seção
Artigos