Práticas culturais de quatro estudantes de Pedagogia

  • Darbi Masson Suficier Faculdade de Ciências e Letras – UNESP Araraquara
  • Luci Regina Muzzeti Faculdade de Ciências e Letras – UNESP Araraquara
  • Alexandre Aparecido dos Santos Faculdade de Ciências e Letras – UNESP Araraquara
Palavras-chave: Estudantes, Pedagogia, Práticas culturais, Capital cultural

Resumo

A partir de quatro trajetórias de estudantes de Pedagogia provenientes de bairros periféricos e de famílias com baixa posse de capital cultural, analisa-se como esse grupo se relaciona com diferentes práticas culturais (cinema, literatura, música e artes visuais). Por meio de entrevistas semidiretivas, elaborou-se quatro perfis sociológicos que foram analisados tendo como referência a sociologia bourdieusiana e os conceitos de capital cultural e habitus. No decorrer do curso superior, as estudantes apresentaram dificuldades para a vivência no ambiente acadêmico. Suas práticas culturais possuem pontos de aproximação daquilo que é considerado legítimo (em música, literatura, dentre outros), ainda que ocorram de forma ocasional e não duradoura.  

Biografia do Autor

Darbi Masson Suficier, Faculdade de Ciências e Letras – UNESP Araraquara
Doutorando em Educação Escolar – Faculdade de Ciências e Letras – UNESP  Araraquara
Luci Regina Muzzeti, Faculdade de Ciências e Letras – UNESP Araraquara
Departamento de Didática – Faculdade de Ciências e Letras – UNESP  Araraquara
Alexandre Aparecido dos Santos, Faculdade de Ciências e Letras – UNESP Araraquara
Doutorando em Ciências Sociais – Faculdade de Ciências e Letras – UNESP Araraquara

Referências

BOURDIEU, P. (Org). A miséria do Mundo. Petrópolis: Vozes, 1997.

___________. Escritos de Educação (Pierre Bourdieu). NOGUEIRA, M. A. e CATANI, A. (Orgs). Petrópolis: Vozes, 2002.

___________. Razões Práticas: Sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 2003.

___________. A distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk; São Paulo: EDUSP, 2007.

___________. A economia das trocas simbólicas. MICELI, S. (Org.). São Paulo: Perspectiva, 2009.

___________. Coisas Ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.

___________. A sociologia de Pierre Bourdieu. ORTIZ, R. (Org). São Paulo: Olho d'Água, 2013.

BOURDIEU, P.; CHARTIER, R. A leitura: uma prática cultural. Debate entre Pierre Bourdieu e Roger Chartier. In: CHARTIER, Roger (Org.) Práticas de Leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 2009.

___________. A metamorfose dos gostos. In: BOURDIEU, P. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

COSTA, A. F; LOPES, J. T. (Coord.). Os estudantes e os seus trajectos no ensino superior: Sucesso e Insucesso, Factores e Processos, Promoção de Boas Práticas. Relatório Final, CIES-ISCTE, IS-FLUP. 2008. Disponível em: . Acesso em: 23 abr 2016.

COULANGEON, P. Sociologia das práticas culturais. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2014.

MONTAGNER, M. A. Trajetórias e biografias: notas para uma análise bourdieusiana. Sociologias, Porto Alegre, n. 17, Jun. 2007.

NOGUEIRA, C. M. M.; NOGUEIRA, M. A. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação e Sociedade, Campinas, n. 78, p.15-36, abril 2002.

PASSERON, J. C. O Raciocínio Sociológico. Petrópolis: Vozes, 1995.

POIRIER, J; CLAPIER-VALLADON, S; RAYBAUT, P. Histórias de vida: teoria e prática. Oeiras: Celta, 1995.
Publicado
2021-05-02
Como Citar
SUFICIER, D.; MUZZETI, L.; DOS SANTOS, A. Práticas culturais de quatro estudantes de Pedagogia. Revista Científica do UBM, v. 19, n. 37, p. 225-241, 2 maio 2021.
Seção
Artigos