Levantamento de nematódeos com potencial zoonótico na Prainha de Mambucaba, Paraty, RJ

  • Geisi Ferreira Oliveira Mariné Centro Universitário de Barra Mansa
  • Carolina Fonseca Lopes Centro Universitário de Barra Mansa – UBM

Resumo

Os cães são responsáveis por transmitirem inúmeras doenças aos seres humanos, sendo algumas de origem parasitária, as chamadas zoonoses parasitárias, representando um problema de saúde pública. A transmissão dessas zoonoses ocorre devido a permanência de cães errantes, parasitados, transitando em vias públicas e demais ambientes comuns aos cães domiciliados e ao homem. Na fase de transmissão, os ovos são eliminados juntamente com as fezes dos animais, contaminando ambientes como areia da praia, jardins, parques de recreação infantil e praças públicas. Podem ainda ser carreados por meio das chuvas ou ventos, para cursos de água de abastecimento de cidades ou até mesmo rios ou lagos que pessoas utilizem a água diretamente para o consumo, sem tratamento prévio. Dentre as zoonoses parasitárias, as mais importantes e emergentes são a Larva Migrans Visceral (LMV) que causa principalmente eosinofilia, manifestações pulmonares e hepatomegalia, e a Larva Migrans Cutânea (LMC), que são larvas presentes no solo contaminado e penetram ativamente pela pele das pessoas causando prurido e formando erupções lineares e tortuosas.  A zoonose parasitaria causada por Dipilidium caninum, que ocorre quando pulgas parasitadas são acidentalmente ingeridas, é uma zoonose de pouca patogenicidade. Seus sintomas geralmente são prurido perianal, também podem ser observadas inquietação, diarreia, dor epigástrica e constipação. Outra doença parasitaria de ocorrência comum em relação ao solo contaminado por ovos em fezes, porém de pouca importância zoonótica é a Tricuríase, causada pelo nematódeo Trichuris spp. O diagnóstico dessas doenças pode ser realizado através de exame coproparasitológico, sendo uma técnica rápida e simples, podendo ser realizada por diversos métodos que possibilitam a visualização microscopicamente dos ovos. Esse trabalho teve como objetivo pesquisar parasitas com potencial zoonótico nas fezes de cães que frequentam a orla da praia, no bairro Prainha de Mambucaba, Paraty, RJ.        

Biografia do Autor

Geisi Ferreira Oliveira Mariné, Centro Universitário de Barra Mansa
Doutora, Docente do Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Barra Mansa - UBM  
Carolina Fonseca Lopes, Centro Universitário de Barra Mansa – UBM
Discente do Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Barra Mansa – UBM  

Referências

BLAUZIUS, R.D.; Contaminação da areia do balneário de Laguna, SC, por Ancylostoma spp. e Toxocara spp. em amostras fecais de cães e gatos. Arquivos Catarinenses de Medicina, v.35, n.3, 2006.

CASTRO, J.M.; et al.; Contaminação de canteiros da orla marítima do Municí-pio de Praia Grande, São Paulo, por ovos de Ancylostoma e Toxocara em fezes de cães. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v.38, n.2, p.199-201, abril 2005.

LEITE, L. C. A. Avaliação do nível de contaminação da areia de praias do Município de João Pessoa – PB por larvas de helmintos. Monografia (Graduação) – UFPB/CCS. 2015

OLIVEIRA, A. T. G. et al. Contaminação de ambientes arenosos por helmintos em praças públicas da cidade de Maceió- AL. Revista Semente, v. 6, n. 6, p. 21-29, 2011.

SCAINI, C.J.; et.al.; Contaminação ambiental por ovos e larvas de helmintos em fezes de cães na área central do Balneário Cassino, Rio Grande do Sul. Re-vista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. v.36, n. 5, p.617-619, set./out., 2003.
Publicado
2021-05-02
Como Citar
MARINÉ, G.; LOPES, C. Levantamento de nematódeos com potencial zoonótico na Prainha de Mambucaba, Paraty, RJ. Revista Científica do UBM, v. 19, n. 37, p. 312-316, 2 maio 2021.
Seção
Resumo Expandido