O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro evento.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto deve seguir o tamanho de página A4, com margens superior, e esquerda 3,0cm e inferior e direita 2,0 cm. Deve ser empregada fonte Arial, tamanho 12, exceto no título, e justificado. O espaçamento entre as linhas deverá ser de 1,5 cm.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre o Seminário.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

1-Estruturação e organização do ARTIGO CIENTÍFICO

1.1-O texto da apresentação oral deve seguir a seguinte organização:

 

Título

Grupo de Trabalho ( caso haja)

Autores e e-mail

Titulação (Discente, Docente, Mestre, Doutor ou Especialista)

Atividade Acadêmica: (Professor .....,  Estudante do período  ..... ou de pós graduação lato sensu, Mestrando ou Doutorando)

Vínculo acadêmico: (Nome completo da Instituição de Ensino, não serão aceitas siglas) e a indicação do Estado.

Resumo

Palavras-chave

Abstract

Keyword

Introdução

Desenvolvimento das seções e das subseções.

Conclusão

Referências

 1.2. A apresentação oral deve ser estruturada com, no mínimo, dez e, no máximo, doze laudas, incluindo texto. Pode conter tabelas e/ou figuras no corpo do texto. Contudo, esses dados gráficos não podem ser em percentual superior a 25% da apresentação oral submetida ao Seminário.

 1.3 As figuras e tabelas inseridas na apresentação oral, sem a devida legenda e fonte, desclassificarão o trabalho de plano.

1.4 O texto deve seguir o tamanho de página A4, com margens superior, e esquerda 3,0cm e inferior e direita 2,0 cm. Deve ser empregada fonte Arial, tamanho 12, exceto no título, e justificado. O espaçamento entre as linhas deverá ser de 1,5 cm.

 1.5 As citações de artigos (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, na modalidade autor/data (AUTOR, ano, página).

 1.6 O texto deverá iniciar com o TÍTULO do trabalho em letras maiúsculas, utilizando fonte Arial, tamanho 14, em negrito, centralizado com, no máximo, 20 palavras. Preferencialmente, escolher um título que resuma a hipótese objeto do estudo ou análise. 

1.7  Após 1 (um) espaço do Título, devem aparecer os nomes completos dos autores, classificados sequencialmente um abaixo do outro, em fonte Arial, tamanho 12, alinhados à direita. Utilizando-se o sistema de notas de rodapé as instituições dos autores devem ser indicadas, juntamente com seu endereço institucional (centro, departamento, núcleos e/ou grupos de pesquisa...) sendo obrigatório informar o endereço eletrônico (e-mail) de cada autor. O orientador do trabalho deve ser devidamente identificado, indicando-se sua maior titulação e vinculação.

 

1.8  O Resumo deve ser em um único parágrafo, em português, incluindo o tema, hipótese pesquisada ou qual o problema que se quer discutir no texto com um min. 100 e máx. 150 palavras, ou cerca de 10 linhas com espaçamento simples e alinhamento justificado.

 1.9 Palavras-chave: Mínimo de 3 e máximo de 5.

 1.10  Na seção Referências devem ser listadas, todas as obras citadas no texto, organizadas de acordo com as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

 1.11  A não observância das regras de submissão dos trabalhos no  Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do UBM, indicadas nesse template,  desclassifica o trabalho do(s) autor(es) ad nutum, sem direito a recurso.

 1.12   Não serão fornecidos recursos audiovisuais.

 1.13  O tempo disponível para a apresentação dos trabalhos será de 15 minutos.

 

2- Estruturação e organização do RESUMO EXPANDIDO

 

2.1. O texto do resumo expandido deve seguir a seguinte organização:

 

Título

Grupo de Trabalho

Autores e e-mail

Titulação (Discente, Docente, Mestre, Doutor ou Especialista)

Atividade Acadêmica: Professor .....,  Estudante do período  ..... ou de pós graduação lato sensu, Mestrando ou Doutorando)

Vínculo acadêmico: (Nome completo da Instituição de Ensino, não serão aceitas siglas) e a indicação do Estado (RJ)

Resumo

Palavras-chave

Introdução

Metodologia

Resultados e Discussão

Conclusão

Referências

 

 2.2 O resumo expandido deverá ocupar, no mínimo, três e, no máximo, cinco laudas, incluindo texto, tabelas e/ou figuras.

 

2.3 O texto deverá ser formatado para um tamanho de página A-4, com margens superior e esquerda 3,00cm e inferior e direita de 2, cm. Deve ser empregada fonte Arial, corpo 12, exceto no título, e justificado. O espaçamento entre as linhas deverá ser simples.

2.4 As citações (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

2.5 Citações de trabalhos extraídos de Resumos e Abstracts, publicações no prelo e comunicação pessoal não são aceitas na elaboração do resumo expandido.

2.6 A nomenclatura científica deve ser citada segundo os critérios estabelecidos nos Códigos Internacionais em cada área. Unidades e medidas devem seguir o Sistema Internacional.

2.7 O texto deverá iniciar com o TÍTULO do trabalho em letras maiúsculas, utilizando fonte Arial, corpo 14, em negrito, centralizado com, no máximo, 20 palavras.

2.8  Após 1 (um) espaço do Título, devem aparecer os nomes completos dos autores, classificados sequencialmente um abaixo do outro, em fonte Arial, tamanho 12, alinhados à direita. Utilizando-se o sistema de notas de rodapé, as instituições dos autores devem ser indicadas, juntamente com seu endereço institucional (centro, departamento, núcleos e/ou grupos de pesquisa.) sendo obrigatório informar o endereço eletrônico (e-mail) de cada autor. O orientador do trabalho deve ser devidamente identificado, indicando-se maior titulação e vinculação.

 2.9 A seção Resumo deve ter no máximo 250 (duzentas e cinquenta) palavras, com breves e concretas informações sobre a justificativa, os objetivos, métodos, resultados e conclusões do trabalho. Deverá ser iniciado imediatamente abaixo da palavra Resumo. Não deve conter referências bibliográficas. O Resumo deve ser apresentado com parágrafo único.

2.10 Logo após o Resumo, seguindo-se à expressão “Palavras-chave:” e, na mesma linha que ela, serão incluídas, no mínimo, três e, no máximo, cinco, expressões em português relacionadas ao tema do trabalho, separadas por “ponto e vírgula”.

2.11 A seção Introdução deve ser breve e conter, no máximo, 1000 (um mil) palavras. Justificar o problema estudado de forma clara, utilizando-se revisão de literatura. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado.

2.12 A seção Metodologia deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. Deve conter as referências da metodologia de estudoNão deve exceder 1000 (um mil) palavras.

 2.13  A seção Resultados e Discussão deve conter os dados obtidos, até o momento, podendo ser apresentados, também, na forma de Tabelas e/ou Figuras. A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações.

2.14 As Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos) devem ser elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução. Devem ser gravadas no programa Word para possibilitar possíveis correções. Devem ser inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas (sem negrito), o título deve ficar acima e nas Figuras (sem negrito), o título deve ficar abaixo. É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas.

2.15 A seção Conclusões deve ser elaborada com o verbo no presente do indicativo, em frases curtas, sem comentários adicionais (=Resultados e Discussão), e com base nos objetivos e resultados do Resumo Expandido. Não deve exceder 200 (duzentas) palavras.

2.16 Na seção Referências devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. Os títulos dos periódicos não devem ser abreviados. A ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

3- Estruturação e organização de RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

3.1 Parte Pré-Textual

 - Capa

 - Resumo em língua portuguesa e estrangeira

3.2 Parte Textual

      Divide-se em quatro seções (introdução, metodologia, discussão e conclusão), e suas possíveis subseções.

3.2 1 Introdução: nessa seção deve-se apresentar o problema como parte de uma experiência concreta/vivida, buscando o nível de generalização, bem como de uma teoria que o fundamenta (as referências bibliográficas atuais); a pertinência do tema proposto; finalizando com os objetivos do trabalho.

3.2.2 Metodologia: primeiramente deve-se apresentar uma descrição contextual (espaço e tempo) de onde foi realizada a experiência, sendo possível acrescentar outros elementos. Em seguida, descrevem-se os procedimentos utilizados durante a observação dos dados; situando a teoria, bem como sua adequação para as observações coletadas na experiência.

3.2.3 Discussão: relata-se a experiência, a prática profissional à luz de uma teoria ou de conceitos que possam fundamentar as observações sistematizadas.

3.2.4 Conclusão: síntese das conclusões mais relevantes.

 

3.3 Parte Pós-Textual

 - Referências: conforme a NBR 6023 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002a) “elemento obrigatório, constitui uma lista ordenada dos documentos efetivamente citados no texto”. As referências são apresentadas em ordem alfabética de autor e alinhadas somente à margem esquerda do texto.

 - Apêndices: elemento opcional. “Texto ou documento elaborado pelo autor a fim de complementar o texto principal.” (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2005);

 - Anexos: elemento opcional, “texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração.” (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2005);

  

3.4  Normas para Formatação (com base na ABNT)

 a) O relato deve ter entre 10 e 12 páginas (Introdução à Conclusão).

 b) Fonte: Times New Roman e Arial.

 c) Tamanho da Fonte: 12; exceto para citações longas, notas de roda pé conforme recomendações da ABNT

 

 4- VÍDEOS

4.1 Serão aceitos vídeos didáticos e documentários, com duração de até 15 minutos. Os vídeos deverão apresentar as seguintes especificações:

4.1.1  Ficha técnica: título, ano de realização, direção e entidade produtora, gênero, equipe realizadora, se for o caso (montagem/ roteiro e música / fotografia/ som);

4.1.2   Sinopse: um breve resumo do conteúdo do vídeo (200 até 300 palavras).

4.1.3  Deverão estar gravados e entregues em dispositivo de armazenamento de dados (DVD, Pendrive e outros)

         

5-   SESSÃO DE ATIVIDADES CULTURAIS

 

5.1  As atividades culturais deverão apresentar um breve resumo com a especificação: tipo, responsáveis, recursos necessários, local e duração.

5.2 Serão aceitos como atividades culturais:

5.2.1 -  Shows Musicais, Danças. –

5.2.2 - Apresentação de Bandas e Conjuntos musicais.

5.2.3 - Outras atividades julgadas pertinentes pela comissão organizadora.

6.  Linhas de Pesquisa   

6.1 Linhas de Pesquisa do curso de Direito: 

I- Direito, Desenvolvimento, Cidadania e Concretização dos Direitos Humanos

II- Direito ao Desenvolvimento Socioeconômico, Integração Econômica e Direito Empresarial.

III- Efetividade do Sistema de Proteção às Crianças, aos Adolescentes e aos Idosos.

IV- Direito e Consciência na Proteção ao Meio Ambiente e à Educação.

V- Direito do Trabalho: Aspectos Jurídicos e Sociológicos.

VI- Bioética, Biodireito, Vida e Segurança.

VII- Cidade, Moradia e Urbanismo.

VIII- Violência Social e Sistema Penal.

IX- A Defesa do Consumidor e Concorrência.

X- Direito e Consciência à Educação

XI- Fundamentos Filosóficos, Sociológicos e Políticos de Estado Democrático de Direito.

 

6.2 Linha de Pesquisa do Curso de Biologia:

I- Ciências Morfológicas – citologia, histologia, embriologia;

II- Ciências Ambientais – zoologia, botânica, ecologia, geologia, mineralogia, educação ambiental, saúde ambiental, gestão ambiental, impacto ambiental, planejamento ambiental;

III- Biologia Celular – genética, fisiologia, biofísica, bioquímica e

IV- Análises Clínicas – bacteriologia, imunologia, hematologia, parasitologia, virologia e micologia.

6.3  Linha de Pesquisa do Curso Enfermagem:

I- promoção da saúde, prevenção da doença, cuidados de enfermagem e o seu contexto histórico; e

II- gestão de serviços de saúde e de enfermagem.

 

6.4 Linha de Pesquisa do Curso de Nutrição:

I- Alimentação Coletiva;

II- Nutrição Clínica;

III- Saúde Coletiva;

IV- Docência;

V- Indústria de Alimentos;

VI- Nutrição em Esportes; ou

VII- Marketing na área de Alimentação e Nutrição.

6.5 Linha de Pesquisa do Curso de Farmácia:

I- Assistência Farmacêutica;

II- Indústria Farmacêutica e de Alimentos;

III- Análises Clínicas;

IV- Biotecnologia.

6.6 Linha de Pesquisa do Curso de Fisioterapia:

I. Processos de avaliação e intervenção fisioterapêutica;

II. Processos terapêuticos e respostas biológicas; e

III. Gestão de saúde pública: planejamento e avaliação dos serviços de saúde.

6.7 Linha de Pesquisa de Medicina  Veterinária:

I- Produção Animal;

II- Reprodução Animal;

III- Sanidade Animal;

IV- Clínica e Cirurgia;

V- Tecnologia, Inspeção e Higiene de Alimentos;

VI- Epidemiologia e Saúde Pública.

6.8 Linha de Pesquisa de Educação Física:

I - Educação Física e Promoção da Saúde;

II - Fisiologia, Metodologia e Avaliação da Performance Humana;

III – Estudos Clínicos Epidemiológicos Básicos e Aplicados.

6.9 Linha de Pesquisa de Pedagogia:

I- Políticas Educativas e Legislação Educacional;

II- Educação e Sociedade;

III- Prática Pedagógica e Cotidiano Escolar;

IV- Teorias Educacionais e Currículo.

6.10 Linha de Pesquisa do Jornalismo:

I- Comunicação e Cultura;

II- Comunicação e Memória;

III- Comunicação, Tecnologia e Linguagem;

IV- Comunicação, Mercado e Gestão.

6.11 Linha de Pesquisa de Administração:

I- Administração;

II- Análise e Tecnologia da Informação;

III- Estratégia Empresarial;

IV- Estratégia de Marketing; Estudos Organizacionais;

V- Gestão de Operações e Sustentabilidade;

VI- Economia e Finanças; Competitividade em Gestão;

VII- Política e Economia no Setor Público;

VIII- Gestão Pública;

IX- Gestão de Materiais e Logística;

X- Recursos Humanos e Comércio Exterior.

6.12 Linha de Pesquisa de Música:

I-  Núcleo de Cordas Friccionadas;

II- Núcleo de Cordas Dedilhadas;

III- Núcleo de Sopros;

IV- Núcleo de Regência;

V- Núcleo de Canto;

VI- Núcleo de Teclados e Percussão.

6.13 Linha de Pesquisa de Psicologia:

I- Psicologia, Saúde e Qualidade de Vida;

II- Psicologia, Desenvolvimento e Aprendizagem;

III- Psicologia e Relações com o Trabalho;

IV- Psicologia e Relações com a Cultura.

6.14 Linha de Pesquisa da Engenharia Civil:

I- Estruturas;

II- Geotecnia;

III- Construção Civil;

IV- Saneamento Básico;

V- Instalações Elétricas;

VI- Instalações Hidro Sanitárias; 

VII- Transportes.

6.15 Linha de Pesquisa da Engenharia Elétrica:

I- Geração de energia elétrica;

II- Transmissão de energia elétrica;

III- Distribuição de energia elétrica;

IV- Fontes renováveis e alternativas de produção de energia elétrica;

V- Acionamentos elétricos;

VI- Eletricidade e eletrônica industrial; 

VII- Conservação e uso racional de energia elétrica.

6.16 Linha de Pesquisa da Engenharia de Produção:

I- Planejamento;

II- Gestão;

III- Processo; 

IV- Logística.

6.17 Linha de Pesquisa da Engenharia Mecânica:

I- Softwares de Manutenção e Gestão da Manutenção;

II- Condicionamento Térmico;

III- Controle de Ruído e Vibrações;

IV- Fontes de Energia Alternativas;

V- Projetos em Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos;

VI- Equipamentos e Processos Térmicos;

VII- Projetos de Equipamentos Mecânicos;

VIII- Fadiga em Componentes Mecânicos;

IX- Integridade Estrutural dos Equipamentos;

X- Máquinas Térmicas; Mecânica dos Materiais;

XI- Projetos de Máquinas de Elevação e Transporte 

XII- Mecânica Automobilística.

6.18 Linha de Pesquisa da Engenharia de controle e  Automação:

I- Automação Industrial;

II- Automação Automotiva;

III- Automação Predial;

IV- Visão Computacional;

V- Eletrônica Embarcada;

VI- Robótica Industrial; e

VII- Instrumentação Industrial.

6.19 Linha de Pesquisa da Engenharia  da Computação

I- Arquitetura de Computadores;

II- Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos;

III- Engenharia de Software;

IV- Banco de Dados; e

V- Robótica e Automação de Processos.

6.20 Linha de Pesquisa da Engenharia  de Petróleo

I- Prospecção;

II- Produção;

III- Refino; e

IV- Distribuição.

6.21  Linha de Pesquisa de Sistemas de Informação

 I- Empreendedorismo e Inovação na Geração de Novos Negócios

II- Gestão e Desenvolvimento de Sistemas

6.22      Linha de Pesquisa CST em Gestão da Produção Industrial

I-Gestão da Produção;

II-Gestão da Qualidade;

III-Gestão do Produto;

IV-Gestão Ambiental;

V-Ergonomia e Segurança do Trabalho.

 

6.23 Linha de pesquisa CST em Logística

I- Estratégia no Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos

II- Planejamento e Gestão da Produção e Estoques

 6.24  Linha de Pesquisa CST  em Gestão de recursos humanos

Linha de Pesquisa – Gestão de Pessoas

GT I-Recrutamento Seleção;

GT II-Treinamento Desenvolvimento;

GT III-Cargos Salários;

GT IV-Avaliação de Desempenho;

GT V- Departamento  Pessoal e relações Trabalhistas.

6.25 Linha de Pesquisa CST em Estética e Cosmética

I-Cosmética e Inovação

II- Empreendedorismo/Gestão no mercado de Estética e Cosmética

III- Saúde e bem estar

 6.26 Linha de Pesquisa em Ciências Contábeis

I - Informação Contábil para Usuários Internos

II - Informação Contábil para Usuários Externos

III-  Informação Contábil para o Setor Público

 

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