Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- Os trabalhos apresentados no seminário deverão ser originais e inéditos.
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
- O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte arial, tamanho 12; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre o Seminário.
Diretrizes para Autores
2 INSCRIÇÕES DE TRABALHOS
A Comissão Organizadora do II Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do UBM fará a seleção de trabalhos a partir das regras constantes no presente edital, sendo possível a apresentação de trabalhos nas seguintes modalidades:
Sessão de pôsteres
- Apresentações orais (artigos científicos)
- Relatos de experiências
- Vídeos
- Sessão de Atividades Culturais
Os trabalhos inéditos deverão ser enviados entre os meses 03 de junho a 23 de agosto de 2019, por meio do portal do UBM (http://www.ubm.br/seminario) onde deverá ser especificada a origem do trabalho, bem como proceder sua adequação às Linhas de Pesquisa (item 3).
2.1 PÔSTER
Para a publicação nos ebooks do evento, as informações dos pôsteres deverão estar em formato de Resumo Expandido. As regras para organização e apresentação do resumo expandido estão disponíveis para download no site do evento.
Em relação ao formato do pôster, o mesmo deve ser estruturado seguindo-se as seguintes especificações: Dimensões: 1,20 m de altura x 0,90 m de largura, devendo-se obedecer as seguintes orientações no que se refere à sua confecção: Identificação do título do trabalho com letra legível (evitar formato cursivas), autores e a logomarca da instituição (recomenda-se realizar download da logomarca oficial do UBM no site da instituição, por meio do link: http://www.ubm.br/seminario/inscricoes.html.
Um template (modelo) com os detalhes de elaboração e estruturação do pôster estará disponível no site do evento.
2.2 ARTIGO CIENTÍFICO
Os trabalhos deverão ser enviados no seguinte formato: o texto deve seguir o tamanho de página A4, com margens superior e esquerda 3,0cm e inferior e direita 2,0 cm. Deve ser empregada fonte Arial, tamanho 12, exceto no título, e justificado. O espaçamento entre as linhas deverá ser de 1,5 cm, contendo as seguintes seções:
- Título
- Autores e e-mail
- Titulação (Discente, Docente, Mestre, Doutor ou Especialista)
- Atividade Acadêmica: (Professor..., Estudante do período.... ou de pós graduação lato sensu, Mestrando ou Doutorando)
- Vínculo acadêmico: (Nome completo da Instituição de Ensino, não serão aceitas siglas) e a indicação do Estado (RJ)
- Resumo
- Palavras-chave
- Abstract
- Keyword
- Introdução
- Desenvolvimento seções, podendo haver subseções.
- Conclusão
- Referências
- Agradecimentos (caso haja)
Um template (modelo) com os detalhes de elaboração e estruturação da apresentação oral está disponível no site do evento. http://www.ubm.br/seminario/inscricoes.html.
2.3 RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
- A) Parte Pré-Textual
1 - Identificação
- Título
- Grupo de Trabalho (caso haja)
- Autores e e-mail
- Titulação (Discente, Docente, Mestre, Doutor ou Especialista)
- Atividade Acadêmica: (Professor..., Estudante do período.... ou de pós graduação lato sensu, Mestrando ou Doutorando)
- Vínculo acadêmico: (Nome completo da Instituição de Ensino, não serão aceitas siglas) e a indicação do Estado (RJ)
2- Resumo em língua portuguesa
B) Parte Textual
Divide-se em quatro seções (introdução, metodologia, discussão e conclusão), e suas possíveis subseções.
1) Introdução: nessa seção deve-se apresentar o problema como parte de uma experiência concreta/vivida, buscando o nível de generalização, bem como de uma teoria que o fundamente (as referências bibliográficas atuais); a pertinência do tema proposto; finalizando com os objetivos do trabalho.
2) Metodologia: primeiramente deve-se apresentar uma descrição contextual (espaço e tempo) de onde foi realizada a experiência, sendo possível acrescentar outros elementos. Em seguida, descrevem-se os procedimentos utilizados durante a observação dos dados; situando a teoria, bem como sua adequação para as observações coletadas na experiência.
3) Discussão: relata-se a experiência, a prática profissional à luz de uma teoria ou de conceitos que possam fundamentar as observações sistematizadas.
4) Conclusão: síntese das conclusões mais relevantes.
C) Parte Pós-Textual
- Referências: conforme a NBR 6023 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002a) “elemento obrigatório, constitui uma lista ordenada dos documentos efetivamente citados no texto”. As referências são apresentadas em ordem alfabética de autor e alinhadas somente à margem esquerda do texto.
- Apêndices: elemento opcional. “Texto ou documento elaborado pelo autor a fim de complementar o texto principal.” (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2005);
- Anexos: elemento opcional, “texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração.” (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2005);
D) Normas para Formatação (com base na ABNT)
- a) O relato deve ter entre 05 e 10 páginas (Introdução à Conclusão).
- b) Fonte: Times New Roman e Arial.
- c) Tamanho da Fonte: 12; exceto para citações longas, notas de roda pé conforme recomendações da ABNT.
2.4 Vídeos
Serão aceitos vídeos didáticos e documentários, com duração de até 15 minutos. Os vídeos deverão apresentar as seguintes especificações:
- Ficha técnica: título, ano de realização, direção e entidade produtora, gênero, equipe realizadora, se for o caso (montagem/ roteiro e música / fotografia/ som);
- Sinopse: um breve resumo do conteúdo do vídeo (200 até 300 palavras).
- Deverão estar gravados e entregues em dispositivo de armazenamento de dados (DVD, pendrive e outros)
2.5 Sessão de Atividades Culturais
As atividades culturais deverão apresentar um breve resumo com a especificação: tipo, responsáveis, recursos necessários, local e duração.
Serão aceitos como atividades culturais: shows musicais, danças, apresentação de Bandas e Conjuntos musicais e outras atividades julgadas pertinentes pela comissão organizadora.
3. LINHA DE PESQUISA E GRUPOS DE TRABALHO:
O II Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do UBM abrange as linhas de pesquisa dos diferentes cursos de graduação:
3.1 Linha de Pesquisa do Curso Direito:
Linha de Pesquisa: Direitos, Desenvolvimento e Cidadania
I- Direito Desenvolvimento, Cidadania e Concretização dos Direitos Humanos
II- Direito ao Desenvolvimento Socioeconômico, Integração Econômica e Direito Empresarial.
III- Efetividade do Sistema de Proteção às Crianças, aos Adolescentes e aos Idosos.
IV- Direito e Consciência na Proteção ao Meio Ambiente e à Educação.
V- Direito do Trabalho: Aspectos Jurídicos e Sociológicos.
VI- Bioética, Biodireito, Vida e Segurança.
VII- Cidade, Moradia e Urbanismo.
VIII- Violência Social e Sistema Penal.
IX- A Defesa do Consumidor e Concorrência.
X- Direito e Consciência à Educação.
XI- Fundamentos Filosóficos, Sociológicos e Políticos de Estado Democrático de Direito.
XII – Sistemas de Justiça.
3.2 Linha de Pesquisa do Curso de Biologia:
I - Ciências Morfológicas – Citologia, Histologia, Embriologia;
II - Ciências Ambientais – Zoologia, Botânica, Ecologia, Geologia, Mineralogia, Educação Ambiental, Saúde Ambiental, Gestão Ambiental, Impacto Ambiental, Planejamento Ambiental;
III - Biologia Celular – Genética, Fisiologia, Biofísica, Bioquímica;
IV - Análises Clínicas – Bacteriologia, Imunologia, Hematologia, Parasitologia, Virologia e Micologia.
3.3 Linha de Pesquisa do Curso Enfermagem:
I- Promoção da Saúde, Prevenção da Doença, Cuidados de Enfermagem e o seu Contexto Histórico;
II- Gestão de Serviços de Saúde e de Enfermagem.
3.4 Linha de Pesquisa do Curso de Nutrição:
I- Alimentação Coletiva;
II- Nutrição Clínica;
III- Saúde Coletiva;
IV- Docência;
V- Indústria de Alimentos;
VI- Nutrição em Esportes;
VII- Marketing na área de Alimentação e Nutrição.
3.5 Linha de Pesquisa do Curso de Farmácia:
I - Cuidado em Saúde;
II - Tecnologia e Inovação em Saúde;
III - Gestão em Saúde
3.6 Linha de Pesquisa do Curso de Fisioterapia:
I - Processos de Avaliação e Intervenção Fisioterapêutica;
II - Processos Terapêuticos e Respostas Biológicas;
III - Gestão de saúde pública: planejamento e avaliação dos serviços de saúde.
3.7 Linha de Pesquisa de Medicina Veterinária:
I - Produção Animal;
II - Reprodução Animal;
III - Sanidade Animal;
IV - Clínica e Cirurgia;
V - Tecnologia, Inspeção e Higiene de Alimentos;
VI- Epidemiologia e Saúde Pública.
3.8 Linha de Pesquisa de Educação Física:
3.8.1 Bacharelado
I - Educação Física e Promoção da Saúde;
II - Fisiologia, Metodologia e Avaliação da Performance Humana;
III – Estudos Clínicos Epidemiológicos Básicos e Aplicados.
3.8.2 Licenciatura
I – Corporeidade e Pedagogia do Movimento
II – Pensamento Pedagógico da Educação Física
III – A Aplicabilidade do Lazer e sua Responsabilidade na Sociedade
3.9 Linha de Pesquisa de Pedagogia:
I - Políticas Educativas e Legislação Educacional;
II - Educação e Sociedade;
III - Prática Pedagógica e Cotidiano Escolar;
IV - Teorias Educacionais e Currículo.
3.10 Linha de Pesquisa do Jornalismo:
I - Comunicação e Cultura;
II - Comunicação e Memória;
III - Comunicação, Tecnologia e Linguagem;
IV - Comunicação, Mercado e Gestão.
3.11 Linha de Pesquisa de Administração:
I - Inovação e desempenho organizacional
II - Analise e Tecnologia da Informação
III - Estratégia Empresarial
IV - Economia e Finanças
V - Gestão Pública
VI - Gestão de Materiais e Cadeia de Suprimento
VII - Marketing
3.12 Linha de Pesquisa de Música:
I- Cordas Friccionadas;
II- Cordas Dedilhadas;
III- Sopros;
IV- Regência;
V- Canto;
VI- Teclados e Percussão.
3.13 Linha de Pesquisa de Psicologia:
I- Psicologia, Saúde e Qualidade de Vida;
II- Psicologia, Desenvolvimento e Aprendizagem;
III- Psicologia e Relações com o Trabalho;
IV- Psicologia e Relações com a Cultura.
3.14 Linha de Pesquisa de Sistemas de Informação
I- Empreendedorismo e Inovação na Geração de Novos Negócios;
II- Gestão e Desenvolvimento de Sistemas.
3.15 Linha de Pesquisa CST em Gestão da Produção Industrial
I - Gestão da Produção;
II - Gestão da Qualidade;
III - Gestão do Produto;
IV - Gestão Ambiental;
V- Ergonomia e Segurança do Trabalho.
3.16 Linha de Pesquisa da Engenharia Civil:
I - Estruturas;
II - Geotecnia;
III - Construção Civil;
IV - Saneamento Básico;
V - Instalações Elétricas;
VI - Instalações Hidro Sanitárias;
VII - Transportes.
3.17 Linha de Pesquisa da Engenharia Elétrica:
I - Geração de Energia Elétrica;
II - Transmissão de Energia Elétrica;
III - Distribuição de Energia Elétrica;
IV - Fontes Renováveis e Alternativas de Produção de Energia Elétrica;
V - Acionamentos Elétricos;
VI - Eletricidade e Eletrônica Industrial;
VII - Conservação e Uso Racional de Energia Elétrica.
3.18 Linha de Pesquisa da Engenharia de Produção:
I - Planejamento;
II - Gestão;
III - Processo;
IV - Logística.
3.19 Linha de Pesquisa da Engenharia Mecânica:
I - Processos de Fabricação;
II - Projetos Mecânicos e de Máquinas;
III. Refrigeração e Condicionamento de Ar;
IV - Sistemas Dinâmicos, Controle de ruídos, Vibrações e Acústica Ambiental;
V - Máquinas Térmicas, Equipamentos e Processos Térmicos;
VI - Fadiga em Componentes Mecânicos, Mecânica dos Materiais e Integridade Estrutural;
VII. Projetos Energia Alternativa;
VIII. Mecânica Automobilística.
3.20 Linha de Pesquisa da Engenharia de Controle e Automação:
I - Automação Industrial;
II - Automação Automotiva;
III - Automação Predial;
IV - Visão Computacional;
V - Eletrônica Embarcada;
VI - Robótica Industrial;
VII - Instrumentação Industrial.
3.21 Linha de Pesquisa de Sistemas de Informação
I - Empreendedorismo e Inovação na Geração de Novos Negócios;
II - Gestão e Desenvolvimento de Sistemas.
3.22 Linha de Pesquisa CST em Gestão da Produção Industrial
I - Gestão da Produção;
II - Gestão da Qualidade;
III - Gestão do Produto;
IV - Gestão Ambiental;
V - Ergonomia e Segurança do Trabalho.
3.23 Linha de Pesquisa CST em Estética e Cosmética
I - Cosmética e Inovação;
II - Empreendedorismo/Gestão no mercado de Estética e Cosmética;
III - Saúde e Bem-estar.
3.24 Linha de Pesquisa em Ciências Contábeis
I - Informação Contábil para Usuários Internos
II - Informação Contábil para Usuários Externos
III - Informação Contábil para o Setor Público
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados neste seminário serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.