O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os trabalhos apresentados no seminário deverão ser originais e inéditos.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte arial, tamanho 12; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre o Seminário.

Diretrizes para Autores

2 INSCRIÇÕES DE TRABALHOS

A Comissão Organizadora do  II Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do  UBM fará a seleção de trabalhos a partir das regras constantes no presente edital, sendo possível a apresentação de trabalhos nas seguintes modalidades:

 Sessão de pôsteres

  • Apresentações orais (artigos científicos)
  • Relatos de experiências
  • Vídeos
  • Sessão de Atividades Culturais

 Os trabalhos inéditos deverão ser enviados  entre os meses 03 de junho  a 23 de agosto  de 2019,  por meio do portal do UBM (http://www.ubm.br/seminario) onde deverá ser especificada a origem do trabalho, bem como proceder sua adequação às Linhas  de Pesquisa (item 3).

 2.1 PÔSTER

 Para a publicação nos ebooks do evento, as informações dos pôsteres deverão estar em formato de Resumo Expandido. As regras para organização e apresentação do resumo expandido estão disponíveis para download no site do evento.

Em relação ao formato do pôster, o mesmo deve ser estruturado seguindo-se as seguintes especificações: Dimensões: 1,20 m de altura x 0,90 m de largura, devendo-se obedecer as seguintes orientações no que se refere à sua confecção: Identificação do título do trabalho com letra legível (evitar formato cursivas), autores e a logomarca da instituição (recomenda-se realizar download da logomarca oficial do UBM no site da instituição, por meio do link: http://www.ubm.br/seminario/inscricoes.html.

 Um template (modelo) com os detalhes de elaboração e estruturação do pôster estará disponível no site do evento.

 2.2 ARTIGO CIENTÍFICO

                   Os trabalhos deverão ser enviados no seguinte formato: o texto deve seguir o tamanho de página A4, com margens superior e esquerda 3,0cm e inferior e direita 2,0 cm. Deve ser empregada fonte Arial, tamanho 12, exceto no título, e justificado. O espaçamento entre as linhas deverá ser de 1,5 cm, contendo as seguintes seções:

  • Título
  • Autores e e-mail
  • Titulação (Discente, Docente, Mestre, Doutor ou Especialista)
  • Atividade Acadêmica: (Professor..., Estudante do período.... ou de pós graduação lato sensu, Mestrando ou Doutorando)
  • Vínculo acadêmico: (Nome completo da Instituição de Ensino, não serão aceitas siglas) e a indicação do Estado (RJ)
  • Resumo
  • Palavras-chave
  • Abstract
  • Keyword
  • Introdução
  • Desenvolvimento seções, podendo haver subseções.
  • Conclusão
  • Referências
  • Agradecimentos (caso haja)

Um template (modelo) com os detalhes de elaboração e estruturação da apresentação oral está disponível no site do evento. http://www.ubm.br/seminario/inscricoes.html.

 2.3 RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

  1. A) Parte Pré-Textual

     1 - Identificação

  • Título
  • Grupo de Trabalho (caso haja)
  • Autores e e-mail
  • Titulação (Discente, Docente, Mestre, Doutor ou Especialista)
  • Atividade Acadêmica: (Professor..., Estudante do período.... ou de pós graduação lato sensu, Mestrando ou Doutorando)
  • Vínculo acadêmico: (Nome completo da Instituição de Ensino, não serão aceitas siglas) e a indicação do Estado (RJ)

2- Resumo em língua portuguesa

 B) Parte Textual

       Divide-se em quatro seções (introdução, metodologia, discussão e conclusão), e suas possíveis subseções.

1) Introdução: nessa seção deve-se apresentar o problema como parte de uma experiência concreta/vivida, buscando o nível de generalização, bem como de uma teoria que o fundamente (as referências bibliográficas atuais); a pertinência do tema proposto; finalizando com os objetivos do trabalho.

2) Metodologia: primeiramente deve-se apresentar uma descrição contextual (espaço e tempo) de onde foi realizada a experiência, sendo possível acrescentar outros elementos. Em seguida, descrevem-se os procedimentos utilizados durante a observação dos dados; situando a teoria, bem como sua adequação para as observações coletadas na experiência.

3) Discussão: relata-se a experiência, a prática profissional à luz de uma teoria ou de conceitos que possam fundamentar as observações sistematizadas.

4) Conclusão: síntese das conclusões mais relevantes.

C) Parte Pós-Textual

 - Referências: conforme a NBR 6023 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002a) “elemento obrigatório, constitui uma lista ordenada dos documentos efetivamente citados no texto”. As referências são apresentadas em ordem alfabética de autor e alinhadas somente à margem esquerda do texto.

 - Apêndices: elemento opcional. “Texto ou documento elaborado pelo autor a fim de complementar o texto principal.” (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2005);

 - Anexos: elemento opcional, “texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração.” (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2005);

 D) Normas para Formatação (com base na ABNT)

  1. a) O relato deve ter entre 05 e 10 páginas (Introdução à Conclusão).
  2. b) Fonte: Times New Roman e Arial.
  3. c) Tamanho da Fonte: 12; exceto para citações longas, notas de roda pé conforme recomendações da ABNT.

 2.4 Vídeos

Serão aceitos vídeos didáticos e documentários, com duração de até 15 minutos. Os vídeos deverão apresentar as seguintes especificações:

  • Ficha técnica: título, ano de realização, direção e entidade produtora, gênero, equipe realizadora, se for o caso (montagem/ roteiro e música / fotografia/ som);
  • Sinopse: um breve resumo do conteúdo do vídeo (200 até 300 palavras).
  • Deverão estar gravados e entregues em dispositivo de armazenamento de dados (DVD, pendrive e outros)

2.5  Sessão de Atividades Culturais

              As atividades culturais deverão apresentar um breve resumo com a especificação: tipo, responsáveis, recursos necessários, local e duração.

                Serão aceitos como atividades culturais: shows musicais, danças, apresentação de Bandas e Conjuntos musicais e outras atividades julgadas pertinentes pela comissão organizadora.

3. LINHA DE PESQUISA E GRUPOS DE TRABALHO:

O II Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do UBM abrange as linhas de pesquisa dos diferentes cursos  de graduação:

3.1 Linha de Pesquisa do Curso Direito:

Linha de Pesquisa:  Direitos, Desenvolvimento e Cidadania

I- Direito Desenvolvimento, Cidadania e Concretização dos Direitos Humanos

II- Direito ao Desenvolvimento Socioeconômico, Integração Econômica e Direito Empresarial.

III- Efetividade do Sistema de Proteção às Crianças, aos Adolescentes e aos Idosos.

IV- Direito e Consciência na Proteção ao Meio Ambiente e à Educação.

V- Direito do Trabalho: Aspectos Jurídicos e Sociológicos.

VI- Bioética, Biodireito, Vida e Segurança.

VII- Cidade, Moradia e Urbanismo.

VIII- Violência Social e Sistema Penal.

IX- A Defesa do Consumidor e Concorrência.

X- Direito e Consciência à Educação.

XI- Fundamentos Filosóficos, Sociológicos e Políticos de Estado Democrático de Direito.

XII – Sistemas de Justiça.

 

3.2 Linha de Pesquisa do Curso de Biologia:

I - Ciências Morfológicas – Citologia, Histologia, Embriologia;

II - Ciências Ambientais – Zoologia, Botânica, Ecologia, Geologia, Mineralogia, Educação Ambiental, Saúde Ambiental, Gestão Ambiental, Impacto Ambiental, Planejamento Ambiental;

III - Biologia Celular – Genética, Fisiologia, Biofísica, Bioquímica;

IV - Análises Clínicas – Bacteriologia, Imunologia, Hematologia, Parasitologia, Virologia e Micologia.

3.3 Linha de Pesquisa do Curso Enfermagem:

I- Promoção da Saúde, Prevenção da Doença, Cuidados de Enfermagem e o seu Contexto Histórico;  

II- Gestão de Serviços de Saúde e de Enfermagem.

3.4 Linha de Pesquisa do Curso de Nutrição:

I- Alimentação Coletiva;

II- Nutrição Clínica;

III- Saúde Coletiva;

IV- Docência;

V- Indústria de Alimentos;

VI- Nutrição em Esportes; 

VII- Marketing na área de Alimentação e Nutrição.

3.5 Linha de Pesquisa do Curso de Farmácia:

I - Cuidado em Saúde;

II - Tecnologia e Inovação em Saúde;

III - Gestão em Saúde

 

3.6 Linha de Pesquisa do Curso de Fisioterapia:

I - Processos de Avaliação e Intervenção Fisioterapêutica;

II - Processos Terapêuticos e Respostas Biológicas;

III - Gestão de saúde pública: planejamento e avaliação dos serviços de saúde.

3.7 Linha de Pesquisa de Medicina Veterinária:

I - Produção Animal;

II - Reprodução Animal;

III - Sanidade Animal;

IV - Clínica e Cirurgia;

V - Tecnologia, Inspeção e Higiene de Alimentos;

VI- Epidemiologia e Saúde Pública.

3.8 Linha de Pesquisa de Educação Física:

3.8.1 Bacharelado

I - Educação Física e Promoção da Saúde;

II - Fisiologia, Metodologia e Avaliação da Performance Humana;

III – Estudos Clínicos Epidemiológicos Básicos e Aplicados.

3.8.2 Licenciatura

I – Corporeidade e Pedagogia do Movimento

II – Pensamento Pedagógico da Educação Física

III – A Aplicabilidade do Lazer e sua Responsabilidade na Sociedade

  

3.9 Linha de Pesquisa de Pedagogia:

I - Políticas Educativas e Legislação Educacional;

II - Educação e Sociedade;

III - Prática Pedagógica e Cotidiano Escolar;

IV - Teorias Educacionais e Currículo.

 

3.10 Linha de Pesquisa do Jornalismo:

I - Comunicação e Cultura;

II - Comunicação e Memória;

III - Comunicação, Tecnologia e Linguagem;

IV - Comunicação, Mercado e Gestão.

 

3.11 Linha de Pesquisa de Administração:

I - Inovação e  desempenho organizacional

II - Analise e Tecnologia da Informação

III - Estratégia Empresarial

IV - Economia e Finanças

V - Gestão Pública

VI - Gestão de Materiais e Cadeia de Suprimento

VII - Marketing

 

3.12 Linha de Pesquisa de Música:

I-  Cordas Friccionadas;

II- Cordas Dedilhadas;

III- Sopros;

IV- Regência;

V-  Canto;

VI- Teclados e Percussão.

 

3.13 Linha de Pesquisa de Psicologia:

I- Psicologia, Saúde e Qualidade de Vida;

II- Psicologia, Desenvolvimento e Aprendizagem;

III- Psicologia e Relações com o Trabalho;

IV- Psicologia e Relações com a Cultura.

 

3.14  Linha de Pesquisa de Sistemas de Informação

I- Empreendedorismo e Inovação na Geração de Novos Negócios;

II- Gestão e Desenvolvimento de Sistemas.

 

3.15 Linha de Pesquisa CST em Gestão da Produção Industrial

I - Gestão da Produção;

II - Gestão da Qualidade;

III - Gestão do Produto;

IV - Gestão Ambiental;

V- Ergonomia e Segurança do Trabalho.

  

3.16 Linha de Pesquisa da Engenharia Civil:

I - Estruturas;

II - Geotecnia;

III - Construção Civil;

IV - Saneamento Básico;

V - Instalações Elétricas;

VI - Instalações Hidro Sanitárias; 

VII - Transportes.

 

3.17 Linha de Pesquisa da Engenharia Elétrica:

I - Geração de Energia Elétrica;

II - Transmissão de Energia Elétrica;

III - Distribuição de Energia Elétrica;

IV - Fontes Renováveis e Alternativas de Produção de Energia Elétrica;

V - Acionamentos Elétricos;

VI - Eletricidade e Eletrônica Industrial; 

VII - Conservação e Uso Racional de Energia Elétrica.

 

3.18 Linha de Pesquisa da Engenharia de Produção:

I - Planejamento;

II - Gestão;

III - Processo; 

IV - Logística.

 

3.19 Linha de Pesquisa da Engenharia Mecânica:

 I - Processos de Fabricação;

II - Projetos Mecânicos e de Máquinas;

III. Refrigeração e Condicionamento de Ar;

IV - Sistemas Dinâmicos, Controle de ruídos, Vibrações e Acústica Ambiental;

V - Máquinas Térmicas, Equipamentos e Processos Térmicos;

VI - Fadiga em Componentes Mecânicos, Mecânica dos Materiais e Integridade Estrutural;

VII. Projetos Energia Alternativa;

VIII. Mecânica Automobilística.

 

3.20 Linha de Pesquisa da Engenharia de Controle e Automação:

I - Automação Industrial;

II - Automação Automotiva;

III - Automação Predial;

IV - Visão Computacional;

V - Eletrônica Embarcada;

VI - Robótica Industrial; 

VII - Instrumentação Industrial.

  

3.21  Linha de Pesquisa de Sistemas de Informação

I - Empreendedorismo e Inovação na Geração de Novos Negócios;

II - Gestão e Desenvolvimento de Sistemas.

 

3.22 Linha de Pesquisa CST em Gestão da Produção Industrial

I - Gestão da Produção;

II - Gestão da Qualidade;

III - Gestão do Produto;

IV - Gestão Ambiental;

V - Ergonomia e Segurança do Trabalho.

 

3.23 Linha de Pesquisa CST em Estética e Cosmética

I - Cosmética e Inovação;

II - Empreendedorismo/Gestão no mercado de Estética e Cosmética;

III - Saúde e Bem-estar.

 

3.24 Linha de Pesquisa em Ciências Contábeis

I - Informação Contábil para Usuários Internos

II - Informação Contábil para Usuários Externos

III -  Informação Contábil para o Setor Público

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