O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os trabalhos apresentados no seminário deverão ser originais e inéditos.
  • O arquivo de envio está no formato de arquivo de documento Microsoft Word.
  • O texto está em espaço 1,5 (exceto citação longa); usa uma fonte arial, tamanho 12; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre o Seminário.

Diretrizes para Autores

2 INSCRIÇÕES DE TRABALHOS

A Comissão Organizadora do III Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do UBM fará a seleção de trabalhos a partir das regras constantes no presente edital, sendo possível a apresentação de trabalhos nas seguintes modalidades: 

  • Exposição de pôsteres
  • Apresentações orais (artigos científicos)
  • Relatos de experiências
  • Vídeos
  • Sessão de Atividades Culturais 

Os trabalhos inéditos deverão ser enviados no período de 28 de Julho a 28  de agosto de 2020, por meio do link  do  UBM, em que deverá ser especificada a origem do trabalho, bem como proceder sua adequação às Linhas de Pesquisa dos cursos.

 2.1 PÔSTER

 Para a publicação nos ebooks do evento, as informações dos pôsteres deverão estar em formato de Resumo Expandido. As regras para organização e apresentação do resumo expandido estão disponíveis para download no site do evento.

Em relação ao formato do pôster, o mesmo deve ser estruturado seguindo as seguintes especificações: Dimensões: 1,20 m de altura x 0,90 m de largura, devendo obedecer as seguintes orientações no que se refere à sua confecção: Identificação do título do trabalho com letra legível (evitar formato cursivas), autores e a logomarca da instituição.

Um template (modelo) com os detalhes de elaboração e estruturação do pôster estará disponível no site do evento. 

2.2 ARTIGO CIENTÍFICO

                   Os artigos deverão ser enviados no seguinte formato: . O texto deve seguir o tamanho de página A4, com margens superior e esquerda 3,0cm e inferior e direita 2,0 cm. Deve ser empregada fonte Arial, tamanho 12 em todo o relato, exceto nas citações diretas longas e em notas de rodapé, que a fonte é 10.  O espaçamento entre as linhas deverá ser de 1,5 cm, menos nos resumos, nas citações diretas longas, notas de rodapé e nas referências ao final do trabalho. Deverá ter de 10 a 15 páginas.

          O artigo terá as seguintes informações:

  • Título
  • Título em inglês
  • Autores e e-mails
  • Titulação (Discente, Docente, Mestre, Doutor ou Especialista)
  • Atividade Acadêmica: (Professor..., Estudante do período.... ou de pós graduação lato sensu, Mestrando ou Doutorando)
  • Vínculo acadêmico: (Nome completo da Instituição de Ensino, não serão aceitas siglas) e a indicação do Estado (RJ)
  • Resumo
  • Palavras-chave
  • Abstract
  • Keywords
  • Introdução
  • Desenvolvimento seções, podendo haver subseções.
  • Considerações Finais
  • Referências
  • Agradecimentos (caso haja)
  • Um template (modelo) com os detalhes de elaboração e estruturação da apresentação oral estará disponível no site do evento.

 2.3 RELATOS DE EXPERIÊNCIA

                  Os trabalhos deverão ser enviados no seguinte formato: . O texto deve seguir o tamanho de página A4, com margens superior e esquerda 3,0cm e inferior e direita 2,0 cm. Deve ser empregada fonte Arial, tamanho 12 em todo o relato, exceto nas citações diretas longas e em notas de rodapé, que a fonte é 10.  O espaçamento entre as linhas deverá ser de 1,5 cm, menos nos resumos, nas citações diretas longas, notas de rodapé e nas referências ao final do trabalho.  O relato deve ter entre 05 e 10 páginas.

                 Os relatos de experiência terá as seguintes informações:

  • Título
  • Autores e e-mail
  • Titulação (Discente, Docente, Mestre, Doutor ou Especialista)
  • Atividade Acadêmica: (Professor..., Estudante do período.... ou de pós graduação lato sensu, Mestrando ou Doutorando)
  • Vínculo acadêmico: (Nome completo da Instituição de Ensino, não serão aceitas siglas) e a indicação do Estado (RJ)
  • Resumo em língua portuguesa
  • Introdução
  • Relato de experiência (fundamentação, metodologia e discussão)
  • Conclusão
  • Referências:
  • Apêndices: elemento opcional
  • Anexos: elemento opcional

Um template (modelo) com os detalhes de elaboração e estruturação da apresentação oral estará disponível no site do evento.

 2.4 Vídeos

              Serão aceitos vídeos didáticos e documentários, com duração de até 15 minutos. Os vídeos deverão apresentar as seguintes especificações:

  • Ficha técnica: título, ano de realização, direção e entidade produtora, gênero, equipe realizadora, se for o caso (montagem/ roteiro e música / fotografia/ som);
  • Sinopse: um breve resumo do conteúdo do vídeo (200 até 300 palavras).
  • Gravação: deverão estar gravados e entregues em dispositivo de armazenamento de dados (DVD, pendrive e outros)

      2.5 Sessão de Atividades Culturais

              As atividades culturais deverão apresentar um breve resumo com a especificação: tipo, responsáveis, recursos necessários, local e duração.

             Serão aceitos como atividades culturais: shows musicais, danças, apresentação de Bandas e Conjuntos musicais e outras atividades julgadas pertinentes pela comissão organizadora. Neste ano qualquer apresentação será realizada de forma virtual.

  1. LINHA DE PESQUISA E GRUPOS DE TRABALHO:

      O III Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do UBM abrange as linhas de pesquisa dos diferentes cursos de graduação:

3.1 Linha de Pesquisa do Curso Direito:

Linha de Pesquisa: Direitos, Desenvolvimento e Cidadania.

I- Direito Desenvolvimento, Cidadania e Concretização dos Direitos Humanos.

II- Direito ao Desenvolvimento Socioeconômico, Integração Econômica e Direito Empresarial.

III- Efetividade do Sistema de Proteção às Crianças, aos Adolescentes e aos Idosos.

IV- Direito e Consciência na Proteção ao Meio Ambiente e à Educação.

V- Direito do Trabalho: Aspectos Jurídicos e Sociológicos.

VI- Bioética, Biodireito, Vida e Segurança.

VII- Cidade, Moradia e Urbanismo.

VIII- Violência Social e Sistema Penal.

IX- A Defesa do Consumidor e Concorrência.

X- Direito e Consciência à Educação.

XI- Fundamentos Filosóficos, Sociológicos e Políticos de Estado Democrático de Direito.

XII – Sistemas de Justiça.

3.2 Linha de Pesquisa do Curso de Biologia:

I - Ciências Morfológicas – Citologia, Histologia, Embriologia;

II - Ciências Ambientais – Zoologia, Botânica, Ecologia, Geologia, Mineralogia, Educação Ambiental, Saúde Ambiental, Gestão Ambiental, Impacto Ambiental, Planejamento Ambiental;

III - Biologia Celular – Genética, Fisiologia, Biofísica, Bioquímica;

IV - Análises Clínicas – Bacteriologia, Imunologia, Hematologia, Parasitologia, Virologia e Micologia.

3.3 Linha de Pesquisa do Curso Enfermagem:

I- Promoção da Saúde, Prevenção da Doença, Cuidados de Enfermagem e o seu Contexto Histórico;  

II- Gestão de Serviços de Saúde e de Enfermagem.

3.4 Linha de Pesquisa do Curso de Nutrição:

I- Alimentação Coletiva;

II- Nutrição Clínica;

III- Saúde Coletiva;

IV- Docência;

V- Indústria de Alimentos;

VI- Nutrição em Esportes; 

VII- Marketing na área de Alimentação e Nutrição.

3.5 Linha de Pesquisa do Curso de Farmácia:

I - Cuidado em Saúde;

II - Tecnologia e Inovação em Saúde;

III - Gestão em Saúde

 3.6 Linha de Pesquisa do Curso de Fisioterapia:

  1. Processos de Avaliação e Intervenção Fisioterapêutica;
  2. Processos Terapêuticos e Respostas Biológicas;

III. Gestão de saúde pública: planejamento e avaliação dos serviços de saúde.

3.7 Linha de Pesquisa de Medicina Veterinária:

I- Produção Animal;

II- Reprodução Animal;

III- Sanidade Animal;

IV- Clínica e Cirurgia;

V- Tecnologia, Inspeção e Higiene de Alimentos;

VI- Epidemiologia e Saúde Pública.

3.8 Linha de Pesquisa de Educação Física:

3.8.1 Bacharelado

I - Educação Física e Promoção da Saúde;

II - Fisiologia, Metodologia e Avaliação da Performance Humana;

III – Estudos Clínicos Epidemiológicos Básicos e Aplicados.

3.8.2 Licenciatura

I – Corporeidade e Pedagogia do Movimento

II – Pensamento Pedagógico da Educação Física

III – A Aplicabilidade do Lazer e sua Responsabilidade na Sociedadeumnao

 3.9 Linha de Pesquisa de Pedagogia:

I- Políticas Educativas e Legislação Educacional;

II- Educação e Sociedade;

III- Prática Pedagógica e Cotidiano Escolar;

IV- Teorias Educacionais e Currículo.

 3.10 Linha de Pesquisa do Jornalismo:

I- Comunicação e Cultura;

II- Comunicação e Memória;

III- Comunicação, Tecnologia e Linguagem;

IV- Comunicação, Mercado e Gestão.

 3.11 Linha de Pesquisa de Administração:

I - Inovação e  desempenho organizacional

II - Analise e Tecnologia da Informação

III - Estratégia Empresarial

IV - Economia e Finanças

V - Gestão Pública

VI - Gestão de Materiais e Cadeia de Suprimento

VII - Marketing

 3.12 Linha de Pesquisa de Música:

I-  Cordas Friccionadas;

II- Cordas Dedilhadas;

III- Sopros;

IV- Regência;

V-  Canto;

VI- Teclados e Percussão.

 3.13 Linha de Pesquisa de Psicologia:

I- Psicologia, Saúde e Qualidade de Vida;

II- Psicologia, Desenvolvimento e Aprendizagem;

III- Psicologia e Relações com o Trabalho;

IV- Psicologia e Relações com a Cultura. 

3.14  Linha de Pesquisa de Sistemas de Informação

I- Empreendedorismo e Inovação na Geração de Novos Negócios;

II- Gestão e Desenvolvimento de Sistemas. 

  • Linha de Pesquisa CST em Gestão dos Recursos Humanos

I-Recrutamento Seleção;

II-Treinamento Desenvolvimento;

III-Cargos Salários;

IV-Avaliação de Desempenho;

V- Departamento  Pessoal e relações Trabalhistas. 

3.16  Linha de Pesquisa CST em Estética e Cosmética

I- Cosmética e Inovação;

II- Empreendedorismo/Gestão no mercado de Estética e Cosmética;

III- Saúde e Bem-estar. 

3.17 Linha de Pesquisa em Ciências Contábeis

I -  Contabilidade Aplicada ao Setor Privado

   II -  Contabilidade Aplicada ao Setor Público. 

3.18 Linha de Pesquisa da Engenharia Civil:

I- Estruturas;

II- Geotecnia;

III- Construção Civil;

IV- Saneamento Básico;

V- Instalações Elétricas;

VI- Instalações Hidro Sanitárias;  

VII- Transportes.

3.19 Linha de Pesquisa da Engenharia Elétrica:

I- Geração de Energia Elétrica;

II- Transmissão de Energia Elétrica;

III- Distribuição de Energia Elétrica;

IV- Fontes Renováveis e Alternativas de Produção de Energia Elétrica;

V- Acionamentos Elétricos;

VI- Eletricidade e Eletrônica Industrial; 

VII- Conservação e Uso Racional de Energia Elétrica. 

  1. 20 Linha de Pesquisa da Engenharia de Produção:

I- Planejamento;

II- Gestão;

III- Processo; 

IV- Logística.

 3.21 Linha de Pesquisa da Engenharia Mecânica: 

  1. Processos de Fabricação;
  2. Projetos Mecânicos e de Máquinas;

III. Refrigeração e Condicionamento de Ar;

  1. Sistemas Dinâmicos, Controle de ruídos, Vibrações e Acústica Ambiental;
  2. Máquinas Térmicas, Equipamentos e Processos Térmicos;
  3. Fadiga em Componentes Mecânicos, Mecânica dos Materiais e Integridade Estrutural;

VII. Energia Alternativa;

VIII. Mecânica Automobilística.

 3.22 Linha de Pesquisa da Engenharia de Controle e Automação:

I- Automação Industrial;

II- Automação Automotiva;

III- Automação Predial;

IV- Visão Computacional;

V- Eletrônica Embarcada;

VI- Robótica Industrial; 

VII- Instrumentação Industrial.

  4 LOCAL

A apresentação de trabalhos e a sessão de pôsteres serão realizadas nas salas virtuais no site do Centro Universitário de Barra Mansa, campus Barra Mansa, RJ .

5 PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO EVENTO

            -  26 e 27 de outubro de 2020.

 6 OBSERVAÇÕES

 Somente serão aceitos trabalhos inéditos de até cinco autores/as (mais o orientador), sendo que pelo menos um/a deles/as deverá apresentar o trabalho para fins de recebimento do certificado de participação e publicação. 

  • O autor poderá enviar até dois trabalhos em coautoria e em orientação até seis trabalhos, independentemente. 
  • O apresentador terá 15 minutos para sua explanação. 
  • Os trabalhos serão inscritos e passarão por uma Comissão Científica por área do conhecimento a fim de aprovação.

Política de Privacidade

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