Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- Os trabalhos apresentados no seminário deverão ser originais e inéditos.
- O arquivo de envio está no formato de arquivo de documento Microsoft Word.
- O texto está em espaço 1,5 (exceto citação longa); usa uma fonte arial, tamanho 12; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre o Seminário.
Diretrizes para Autores
2 INSCRIÇÕES DE TRABALHOS
A Comissão Organizadora do III Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do UBM fará a seleção de trabalhos a partir das regras constantes no presente edital, sendo possível a apresentação de trabalhos nas seguintes modalidades:
- Exposição de pôsteres
- Apresentações orais (artigos científicos)
- Relatos de experiências
- Vídeos
- Sessão de Atividades Culturais
Os trabalhos inéditos deverão ser enviados no período de 28 de Julho a 28 de agosto de 2020, por meio do link do UBM, em que deverá ser especificada a origem do trabalho, bem como proceder sua adequação às Linhas de Pesquisa dos cursos.
2.1 PÔSTER
Para a publicação nos ebooks do evento, as informações dos pôsteres deverão estar em formato de Resumo Expandido. As regras para organização e apresentação do resumo expandido estão disponíveis para download no site do evento.
Em relação ao formato do pôster, o mesmo deve ser estruturado seguindo as seguintes especificações: Dimensões: 1,20 m de altura x 0,90 m de largura, devendo obedecer as seguintes orientações no que se refere à sua confecção: Identificação do título do trabalho com letra legível (evitar formato cursivas), autores e a logomarca da instituição.
Um template (modelo) com os detalhes de elaboração e estruturação do pôster estará disponível no site do evento.
2.2 ARTIGO CIENTÍFICO
Os artigos deverão ser enviados no seguinte formato: . O texto deve seguir o tamanho de página A4, com margens superior e esquerda 3,0cm e inferior e direita 2,0 cm. Deve ser empregada fonte Arial, tamanho 12 em todo o relato, exceto nas citações diretas longas e em notas de rodapé, que a fonte é 10. O espaçamento entre as linhas deverá ser de 1,5 cm, menos nos resumos, nas citações diretas longas, notas de rodapé e nas referências ao final do trabalho. Deverá ter de 10 a 15 páginas.
O artigo terá as seguintes informações:
- Título
- Título em inglês
- Autores e e-mails
- Titulação (Discente, Docente, Mestre, Doutor ou Especialista)
- Atividade Acadêmica: (Professor..., Estudante do período.... ou de pós graduação lato sensu, Mestrando ou Doutorando)
- Vínculo acadêmico: (Nome completo da Instituição de Ensino, não serão aceitas siglas) e a indicação do Estado (RJ)
- Resumo
- Palavras-chave
- Abstract
- Keywords
- Introdução
- Desenvolvimento seções, podendo haver subseções.
- Considerações Finais
- Referências
- Agradecimentos (caso haja)
- Um template (modelo) com os detalhes de elaboração e estruturação da apresentação oral estará disponível no site do evento.
2.3 RELATOS DE EXPERIÊNCIA
Os trabalhos deverão ser enviados no seguinte formato: . O texto deve seguir o tamanho de página A4, com margens superior e esquerda 3,0cm e inferior e direita 2,0 cm. Deve ser empregada fonte Arial, tamanho 12 em todo o relato, exceto nas citações diretas longas e em notas de rodapé, que a fonte é 10. O espaçamento entre as linhas deverá ser de 1,5 cm, menos nos resumos, nas citações diretas longas, notas de rodapé e nas referências ao final do trabalho. O relato deve ter entre 05 e 10 páginas.
Os relatos de experiência terá as seguintes informações:
- Título
- Autores e e-mail
- Titulação (Discente, Docente, Mestre, Doutor ou Especialista)
- Atividade Acadêmica: (Professor..., Estudante do período.... ou de pós graduação lato sensu, Mestrando ou Doutorando)
- Vínculo acadêmico: (Nome completo da Instituição de Ensino, não serão aceitas siglas) e a indicação do Estado (RJ)
- Resumo em língua portuguesa
- Introdução
- Relato de experiência (fundamentação, metodologia e discussão)
- Conclusão
- Referências:
- Apêndices: elemento opcional
- Anexos: elemento opcional
Um template (modelo) com os detalhes de elaboração e estruturação da apresentação oral estará disponível no site do evento.
2.4 Vídeos
Serão aceitos vídeos didáticos e documentários, com duração de até 15 minutos. Os vídeos deverão apresentar as seguintes especificações:
- Ficha técnica: título, ano de realização, direção e entidade produtora, gênero, equipe realizadora, se for o caso (montagem/ roteiro e música / fotografia/ som);
- Sinopse: um breve resumo do conteúdo do vídeo (200 até 300 palavras).
- Gravação: deverão estar gravados e entregues em dispositivo de armazenamento de dados (DVD, pendrive e outros)
2.5 Sessão de Atividades Culturais
As atividades culturais deverão apresentar um breve resumo com a especificação: tipo, responsáveis, recursos necessários, local e duração.
Serão aceitos como atividades culturais: shows musicais, danças, apresentação de Bandas e Conjuntos musicais e outras atividades julgadas pertinentes pela comissão organizadora. Neste ano qualquer apresentação será realizada de forma virtual.
- LINHA DE PESQUISA E GRUPOS DE TRABALHO:
O III Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do UBM abrange as linhas de pesquisa dos diferentes cursos de graduação:
3.1 Linha de Pesquisa do Curso Direito:
Linha de Pesquisa: Direitos, Desenvolvimento e Cidadania.
I- Direito Desenvolvimento, Cidadania e Concretização dos Direitos Humanos.
II- Direito ao Desenvolvimento Socioeconômico, Integração Econômica e Direito Empresarial.
III- Efetividade do Sistema de Proteção às Crianças, aos Adolescentes e aos Idosos.
IV- Direito e Consciência na Proteção ao Meio Ambiente e à Educação.
V- Direito do Trabalho: Aspectos Jurídicos e Sociológicos.
VI- Bioética, Biodireito, Vida e Segurança.
VII- Cidade, Moradia e Urbanismo.
VIII- Violência Social e Sistema Penal.
IX- A Defesa do Consumidor e Concorrência.
X- Direito e Consciência à Educação.
XI- Fundamentos Filosóficos, Sociológicos e Políticos de Estado Democrático de Direito.
XII – Sistemas de Justiça.
3.2 Linha de Pesquisa do Curso de Biologia:
I - Ciências Morfológicas – Citologia, Histologia, Embriologia;
II - Ciências Ambientais – Zoologia, Botânica, Ecologia, Geologia, Mineralogia, Educação Ambiental, Saúde Ambiental, Gestão Ambiental, Impacto Ambiental, Planejamento Ambiental;
III - Biologia Celular – Genética, Fisiologia, Biofísica, Bioquímica;
IV - Análises Clínicas – Bacteriologia, Imunologia, Hematologia, Parasitologia, Virologia e Micologia.
3.3 Linha de Pesquisa do Curso Enfermagem:
I- Promoção da Saúde, Prevenção da Doença, Cuidados de Enfermagem e o seu Contexto Histórico;
II- Gestão de Serviços de Saúde e de Enfermagem.
3.4 Linha de Pesquisa do Curso de Nutrição:
I- Alimentação Coletiva;
II- Nutrição Clínica;
III- Saúde Coletiva;
IV- Docência;
V- Indústria de Alimentos;
VI- Nutrição em Esportes;
VII- Marketing na área de Alimentação e Nutrição.
3.5 Linha de Pesquisa do Curso de Farmácia:
I - Cuidado em Saúde;
II - Tecnologia e Inovação em Saúde;
III - Gestão em Saúde
3.6 Linha de Pesquisa do Curso de Fisioterapia:
- Processos de Avaliação e Intervenção Fisioterapêutica;
- Processos Terapêuticos e Respostas Biológicas;
III. Gestão de saúde pública: planejamento e avaliação dos serviços de saúde.
3.7 Linha de Pesquisa de Medicina Veterinária:
I- Produção Animal;
II- Reprodução Animal;
III- Sanidade Animal;
IV- Clínica e Cirurgia;
V- Tecnologia, Inspeção e Higiene de Alimentos;
VI- Epidemiologia e Saúde Pública.
3.8 Linha de Pesquisa de Educação Física:
3.8.1 Bacharelado
I - Educação Física e Promoção da Saúde;
II - Fisiologia, Metodologia e Avaliação da Performance Humana;
III – Estudos Clínicos Epidemiológicos Básicos e Aplicados.
3.8.2 Licenciatura
I – Corporeidade e Pedagogia do Movimento
II – Pensamento Pedagógico da Educação Física
III – A Aplicabilidade do Lazer e sua Responsabilidade na Sociedadeumnao
3.9 Linha de Pesquisa de Pedagogia:
I- Políticas Educativas e Legislação Educacional;
II- Educação e Sociedade;
III- Prática Pedagógica e Cotidiano Escolar;
IV- Teorias Educacionais e Currículo.
3.10 Linha de Pesquisa do Jornalismo:
I- Comunicação e Cultura;
II- Comunicação e Memória;
III- Comunicação, Tecnologia e Linguagem;
IV- Comunicação, Mercado e Gestão.
3.11 Linha de Pesquisa de Administração:
I - Inovação e desempenho organizacional
II - Analise e Tecnologia da Informação
III - Estratégia Empresarial
IV - Economia e Finanças
V - Gestão Pública
VI - Gestão de Materiais e Cadeia de Suprimento
VII - Marketing
3.12 Linha de Pesquisa de Música:
I- Cordas Friccionadas;
II- Cordas Dedilhadas;
III- Sopros;
IV- Regência;
V- Canto;
VI- Teclados e Percussão.
3.13 Linha de Pesquisa de Psicologia:
I- Psicologia, Saúde e Qualidade de Vida;
II- Psicologia, Desenvolvimento e Aprendizagem;
III- Psicologia e Relações com o Trabalho;
IV- Psicologia e Relações com a Cultura.
3.14 Linha de Pesquisa de Sistemas de Informação
I- Empreendedorismo e Inovação na Geração de Novos Negócios;
II- Gestão e Desenvolvimento de Sistemas.
- Linha de Pesquisa CST em Gestão dos Recursos Humanos
I-Recrutamento Seleção;
II-Treinamento Desenvolvimento;
III-Cargos Salários;
IV-Avaliação de Desempenho;
V- Departamento Pessoal e relações Trabalhistas.
3.16 Linha de Pesquisa CST em Estética e Cosmética
I- Cosmética e Inovação;
II- Empreendedorismo/Gestão no mercado de Estética e Cosmética;
III- Saúde e Bem-estar.
3.17 Linha de Pesquisa em Ciências Contábeis
I - Contabilidade Aplicada ao Setor Privado
II - Contabilidade Aplicada ao Setor Público.
3.18 Linha de Pesquisa da Engenharia Civil:
I- Estruturas;
II- Geotecnia;
III- Construção Civil;
IV- Saneamento Básico;
V- Instalações Elétricas;
VI- Instalações Hidro Sanitárias;
VII- Transportes.
3.19 Linha de Pesquisa da Engenharia Elétrica:
I- Geração de Energia Elétrica;
II- Transmissão de Energia Elétrica;
III- Distribuição de Energia Elétrica;
IV- Fontes Renováveis e Alternativas de Produção de Energia Elétrica;
V- Acionamentos Elétricos;
VI- Eletricidade e Eletrônica Industrial;
VII- Conservação e Uso Racional de Energia Elétrica.
- 20 Linha de Pesquisa da Engenharia de Produção:
I- Planejamento;
II- Gestão;
III- Processo;
IV- Logística.
3.21 Linha de Pesquisa da Engenharia Mecânica:
- Processos de Fabricação;
- Projetos Mecânicos e de Máquinas;
III. Refrigeração e Condicionamento de Ar;
- Sistemas Dinâmicos, Controle de ruídos, Vibrações e Acústica Ambiental;
- Máquinas Térmicas, Equipamentos e Processos Térmicos;
- Fadiga em Componentes Mecânicos, Mecânica dos Materiais e Integridade Estrutural;
VII. Energia Alternativa;
VIII. Mecânica Automobilística.
3.22 Linha de Pesquisa da Engenharia de Controle e Automação:
I- Automação Industrial;
II- Automação Automotiva;
III- Automação Predial;
IV- Visão Computacional;
V- Eletrônica Embarcada;
VI- Robótica Industrial;
VII- Instrumentação Industrial.
4 LOCAL
A apresentação de trabalhos e a sessão de pôsteres serão realizadas nas salas virtuais no site do Centro Universitário de Barra Mansa, campus Barra Mansa, RJ .
5 PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO EVENTO
- 26 e 27 de outubro de 2020.
6 OBSERVAÇÕES
Somente serão aceitos trabalhos inéditos de até cinco autores/as (mais o orientador), sendo que pelo menos um/a deles/as deverá apresentar o trabalho para fins de recebimento do certificado de participação e publicação.
- O autor poderá enviar até dois trabalhos em coautoria e em orientação até seis trabalhos, independentemente.
- O apresentador terá 15 minutos para sua explanação.
- Os trabalhos serão inscritos e passarão por uma Comissão Científica por área do conhecimento a fim de aprovação.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados neste seminário serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.