El registro y el inicio de sesión son necesarios para enviar elementos en línea y para comprobar el estado de los envíos recientes. Ir a Iniciar sesión a una cuenta existente o Registrar una nueva cuenta.

Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.
  • A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Devem ser enviados dois arquivos, em Microsoft Word, sendo que somente um deles deve conter a identificação dos autores.
  • O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para os Autores;
  • Os URL's(endereços de site) das referências devem ser informados sempre que necessário e possível.
  • O trabalho deverá ter entre 10 e 15 páginas

Directrices para autores/as

2 INSCRIÇÕES DE TRABALHOS

            A Comissão Organizadora do IV Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do UBM – 2021 fará a seleção de trabalhos a partir das regras constantes no presente edital, sendo possível a apresentação de trabalhos nas seguintes modalidades:

  • Sessão de pôsteres
  • Apresentações orais (artigos científicos)
  • Relatos de experiências
  • Vídeos
  • Sessão de Atividades Culturais

 Os trabalhos inéditos deverão ser enviados no período de 01 de junho a 01 de agosto de 2021, por meio do portal do UBM, onde deverá ser especificada a origem do trabalho, bem como proceder sua adequação às Linhas de Pesquisa dos cursos.

2.1 PÔSTER

 Para a publicação nos ebooks do evento, as informações dos pôsteres deverão estar em formato de Resumo Expandido. As regras para organização e apresentação do resumo expandido estão disponíveis para download no site do evento.

Em relação ao formato do pôster, o mesmo deve ser estruturado seguindo-se as seguintes especificações: Dimensões: 1,20 m de altura x 0,90 m de largura, devendo-se obedecer as seguintes orientações no que se refere à sua confecção: Identificação do título do trabalho com letra legível (evitar formato cursivas), autores e a logomarca da instituição (recomenda-se realizar download da logomarca oficial do UBM no site da instituição).

Um template (modelo) com os detalhes de elaboração e estruturação do pôster estará disponível no site do evento.

 2.2 ARTIGO CIENTÍFICO

Os trabalhos deverão ser enviados no seguinte formato: . O texto deve seguir o tamanho de página A4, com margens superior e esquerda 3,0cm e inferior e direita 2,0 cm. Deve ser empregada fonte Arial, tamanho 12, exceto no título, e justificado. O espaçamento entre as linhas deverá ser de 1,5 cm, contendo as seguintes seções:

  • Título;
  • Autores e e-mail;
  • Titulação (Discente, Docente, Mestre, Doutor ou Especialista);
  • Atividade Acadêmica: (Professor...,  Estudante do período.... ou de pós graduação lato sensu, Mestrando ou Doutorando)
  • Vínculo acadêmico: (Nome completo da Instituição de Ensino, não serão aceitas siglas) e a indicação do Estado (RJ);
  • Resumo;
  • Palavras-chave;
  • Abstract;
  • Keywords;
  • Introdução;
  • Desenvolvimento: Seções, podendo haver subseções;
  • Considerações Finais;
  • Referências;
  • Agradecimentos (caso haja);
  • Um template (modelo) com os detalhes de elaboração e estruturação da apresentação oral estará; disponível no site do evento.

2.3 RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Os trabalhos deverão ser enviados no seguinte formato: . o texto deve seguir o tamanho de página A4, com margens superior e esquerda 3,0 cm e inferior e direita 2,0 cm. Deve ser empregada fonte Arial, tamanho 12 em todo o relato, exceto nas citações diretas longas e em notas de rodapé, que a fonte é 10.  O espaçamento entre as linhas deverá ser de 1,5 cm, menos nos resumos, nas citações diretas longas, notas de rodapé e nas referências ao final do trabalho.  O relato deve ter entre 05 e 10 páginas.

O relato de experiência terá as seguintes informações:

  • Título;
  • Autores e e-mail;
  • Titulação (Discente, Docente, Mestre, Doutor ou Especialista);
  • Atividade Acadêmica: (Professor..., Estudante do período.... ou de pós graduação lato sensu, Mestrando ou Doutorando);
  • Vínculo acadêmico: (Nome completo da Instituição de Ensino, não serão aceitas siglas) e a indicação do Estado (RJ);
  • Resumo em língua portuguesa;
  • Introdução;
  • Relato de experiência (fundamentação, metodologia e discussão);
  • Conclusão;
  • Referências;
  • Apêndices: elemento opcional;
  • Anexos: elemento opcional;
  • Um template (modelo) com os detalhes de elaboração e estruturação da apresentação oral estará disponível no site do evento.

2.4 VÍDEOS

 Serão aceitos vídeos didáticos e documentários, com duração de até 15 minutos. Os vídeos deverão apresentar as seguintes especificações:

  • Ficha técnica: título, ano de realização, direção e entidade produtora, gênero, equipe realizadora, se for o caso (montagem/ roteiro e música / fotografia/ som);
  • Sinopse: um breve resumo do conteúdo do vídeo (200 até 300 palavras);
  • Deverão estar gravados e entregues em dispositivo de armazenamento de dados (DVD, pendrive e outros).

2.5 SESSÃO DE ATIVIDADES CULTURAIS

As atividades culturais deverão apresentar um breve resumo com a especificação: tipo, responsáveis, recursos necessários, local e duração.

Serão aceitos como atividades culturais: shows musicais, danças, apresentação de Bandas e Conjuntos musicais e outras atividades julgadas pertinentes pela comissão organizadora.

LINHA DE PESQUISA

O IV Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do UBM abrange as linhas de pesquisa dos diferentes cursos  de graduação:

3.1 LINHA DE PESQUISA DO CURSO DIREITO:

Linha de Pesquisa: Direitos, Desenvolvimento e Cidadania.

 I- Direito Desenvolvimento, Cidadania e Concretização dos Direitos Humanos;

 II- Direito ao Desenvolvimento Socioeconômico, Integração Econômica e Direito Empresarial;

 III- Efetividade do Sistema de Proteção às Crianças, aos Adolescentes e aos Idosos;

IV- Direito e Consciência na Proteção ao Meio Ambiente e à Educação;

V- Direito do Trabalho: Aspectos Jurídicos e Sociológicos;

VI- Bioética, Biodireito, Vida e Segurança;

VII- Cidade, Moradia e Urbanismo;

VIII- Violência Social e Sistema Penal;

IX- A Defesa do Consumidor e Concorrência;

X- Direito e Consciência à Educação;

XI- Fundamentos Filosóficos, Sociológicos e Políticos de Estado Democrático de Direito;

XII – Sistemas de Justiça.

3.2 LINHA DE PESQUISA DO CURSO DE BIOLOGIA:

I - Ciências Morfológicas – Citologia, Histologia, Embriologia;

II - Ciências Ambientais – Zoologia, Botânica, Ecologia, Geologia, Mineralogia, Educação Ambiental, Saúde Ambiental, Gestão Ambiental, Impacto Ambiental, Planejamento Ambiental;

III - Biologia Celular – Genética, Fisiologia, Biofísica, Bioquímica;

IV - Análises Clínicas – Bacteriologia, Imunologia, Hematologia, Parasitologia, Virologia e Micologia.

3.3 LINHA DE PESQUISA DO CURSO ENFERMAGEM:

I- Promoção da Saúde, Prevenção da Doença, Cuidados de Enfermagem e o seu Contexto Histórico;  

II- Gestão de Serviços de Saúde e de Enfermagem.

3.4 LINHA DE PESQUISA DO CURSO DE NUTRIÇÃO:

I- Alimentação Coletiva;

II- Nutrição Clínica;

III- Saúde Coletiva;

IV- Docência;

V- Indústria de Alimentos;

VI- Nutrição em Esportes; 

VII- Marketing na área de Alimentação e Nutrição.

3.5 LINHA DE PESQUISA DO CURSO DE FARMÁCIA:

I - Cuidado em Saúde;

II - Tecnologia e Inovação em Saúde;

III - Gestão em Saúde.

3.6 LINHA DE PESQUISA DO CURSO DE FISIOTERAPIA

I - Processos de Avaliação e Intervenção Fisioterapêutica;

II - Processos Terapêuticos e Respostas Biológicas;

III. Gestão de saúde pública: planejamento e avaliação dos serviços de saúde.

3.7 LINHA DE PESQUISA DE MEDICINA VETERINÁRIA:

I- Produção Animal;

II- Reprodução Animal;

III- Sanidade Animal;

IV- Clínica e Cirurgia;

V- Tecnologia, Inspeção e Higiene de Alimentos;

VI- Epidemiologia e Saúde Pública.

3.8 LINHA DE PESQUISA DE EDUCAÇÃO FÍSICA:

3.8.1 Bacharelado

I - Educação Física e Promoção da Saúde;

II - Fisiologia, Metodologia e Avaliação da Performance Humana;

III – Estudos Clínicos Epidemiológicos Básicos e Aplicados.

3.8.2 Licenciatura

I – Corporeidade e Pedagogia do Movimento;

II – Pensamento Pedagógico da Educação Física;

III – A Aplicabilidade do Lazer e sua Responsabilidade na Sociedade.

3.9 LINHA DE PESQUISA DE PEDAGOGIA:

I- Políticas Educativas e Legislação Educacional;

II- Educação e Sociedade;

III- Prática Pedagógica e Cotidiano Escolar;

IV- Teorias Educacionais e Currículo.

3.10 LINHA DE PESQUISA DO JORNALISMO:

I- Comunicação e Cultura;

II- Comunicação e Memória;

III- Comunicação, Tecnologia e Linguagem;

IV- Comunicação, Mercado e Gestão.

3.11 LINHA DE PESQUISA DE ADMINISTRAÇÃO:

I - Inovação e  desempenho organizacional;

II - Analise e Tecnologia da Informação;

III - Estratégia Empresarial;

IV - Economia e Finanças;

V - Gestão Pública;

VI - Gestão de Materiais e Cadeia de Suprimento;

VII – Marketing.

3.12 LINHA DE PESQUISA DE MÚSICA:

I  - Documentação e História da Música;

II - Ensino e Aprendizagem em Música; 

III - Estática, Linguagem e Estruturação; 

IV – Música e Psicologia.

3.13 LINHA DE PESQUISA DE PSICOLOGIA:

I-  Psicologia, Saúde e Qualidade de Vida;

II- Psicologia, Desenvolvimento e Aprendizagem;

III- Psicologia e Relações com o Trabalho;

IV- Psicologia e Relações com a Cultura.

3.14  LINHA DE PESQUISA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO:

I- Empreendedorismo e Inovação na Geração de Novos Negócios;

II- Gestão e Desenvolvimento de Sistemas. 

3.15 LINHA DE PESQUISA CST EM GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS

I - Gestão de Pessoas.

II - Recrutamento Seleção;

III - Treinamento Desenvolvimento;

IV - Cargos Salários;

V-  Avaliação de Desempenho;

VI- Departamento Pessoal e Relações Trabalhistas.

3.16 LINHA DE PESQUISA DA ENGENHARIA CIVIL:

I- Estruturas;

II- Geotecnia;

III- Construção Civil;

IV- Saneamento Básico;

V- Instalações Elétricas;

VI- Instalações Hidro Sanitárias; 

VII- Transportes.

3.17 LINHA DE PESQUISA DA ENGENHARIA ELÉTRICA:

I- Geração de Energia Elétrica;

II- Transmissão de Energia Elétrica;

III- Distribuição de Energia Elétrica;

IV- Fontes Renováveis e Alternativas de Produção de Energia Elétrica;

V- Acionamentos Elétricos;

VI- Eletricidade e Eletrônica Industrial; 

VII- Conservação e Uso Racional de Energia Elétrica.

3.18 LINHA DE PESQUISA DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO:

I- Planejamento;

II- Gestão;

III- Processo;

IV - Logística.

3.19 LINHA DE PESQUISA DA ENGENHARIA MECÂNICA:

I - Processos de Fabricação;

II - Projetos Mecânicos e de Máquinas;

III. Refrigeração e Condicionamento de Ar;

IV - Sistemas Dinâmicos, Controle de ruídos, Vibrações e Acústica Ambiental;

V - Máquinas Térmicas, Equipamentos e Processos Térmicos;

VI - Fadiga em Componentes Mecânicos, Mecânica dos Materiais e Integridade Estrutural;

VII. Energia Alternativa;

VIII. Mecânica Automobilística.

3.20 LINHA DE PESQUISA DA ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO:

I - Automação Industrial;

II - Automação Automotiva;

III - Automação Predial;

IV - Visão Computacional;

V - Eletrônica Embarcada;

VI- Robótica Industrial;  

VII- Instrumentação Industrial.

3.21  LINHA DE PESQUISA DO CST EM ESTÉTICA E COSMÉTICA:

I - Cosmética e Inovação;

II - Empreendedorismo/Gestão no mercado de Estética e Cosmética;

III - Saúde e Bem-estar.

3.22 LINHA DE PESQUISA DAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS:

I -  Contabilidade Aplicada ao Setor Privado;

II -  Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

4 LOCAL

As apresentações de trabalhos, em 2021, serão realizadas nas salas virtuais cujos links serão colocados no site do IV Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do UBM – 2021 -  Centro Universitário de Barra Mansa, campus Barra Mansa, RJ.

5 PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO EVENTO

-  25 e 26 de outubro de 2021.

6 OBSERVAÇÕES

Somente serão aceitos trabalhos inéditos de até cinco autores/as (mais o orientador), sendo que pelo menos um/a deles/as deverá apresentar o trabalho para fins de recebimento do certificado de participação e publicação.

O autor poderá enviar até dois trabalhos em coautoria e em orientação até seis trabalhos, independentemente.

O apresentador terá 15 minutos para sua explanação.

Os trabalhos serão inscritos e passarão por uma Comissão Avaliadora por área do conhecimento a fim de aprovação.

- Para pesquisadores internos e externos, as apresentações serão ao vivo, conduzidas por um professor que liderará a banca e permitirá que os senhores pesquisadores entrem para as suas exposições.

-   A plataforma utilizada será o google meet .

-  O apresentador terá 15 minutos para sua explanação.

- A apresentação de um trabalho numa plataforma on-line é diferente de uma apresentação presencial. Em geral, nas plataformas, ao se fazer o compartilhamento da tela do computador, não  se consegue ver os demais participantes quando  se coloca a apresentação em tela cheia.

- É necessário que o olhar esteja  em direção à câmera ou de frente para a tela – qualquer distração com o celular ou olhares paralelos será percebida pelos demais. Além disso,  deve-se evitar gesticular demais –  o campo de visão na câmera é menor, e excesso de gestos pode atrapalhar a apresentação.

- A apresentação exigirá cuidados como verificação dos  equipamentos e do acesso à Internet, teste da plataforma com antecedência .

Declaración de privacidad

Os nomes e endereços de e-mail inseridos neste site de periódico serão utilizados exclusivamente para os propósitos declarados deste periódico e não serão disponibilizados para qualquer outra finalidade ou para qualquer outra parte.