Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- Os trabalhos submetidos deverão ser inéditos e seguir os modelos disponibilizados no site do UBM – V Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica.
- O arquivo de envio deverá está no formato de arquivo de documento Microsoft Word.
- Os trabalhos deverão seguir as normas dos Manuais Técnico-Científicos disponíveis no Portal do UBM.
- O resumo, abstract, citações longas e as referências deverão ser escritos em espaçamento simples e os demais em espaçamento de 1,5 cm;
- O texto deverá seguir a norma culta da Língua Portuguesa.
Diretrizes para Autores
2 INSCRIÇÕES DE TRABALHOS
A Comissão Organizadora do V Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do UBM – 2022 fará a seleção de trabalhos a partir das regras constantes no presente edital, sendo possível a apresentação de trabalhos nas seguintes modalidades:
- Sessão de pôsteres
- Apresentações orais (artigos científicos)
- Relatos de experiências
- Vídeos
- Sessão de Atividades Culturais
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
A data de início da inscrição.
Os trabalhos inéditos deverão ser enviados no período de 27 de abril a 01 de novembro de 2022, por meio do portal do UBM, onde deverá ser especificada a origem do trabalho, bem como proceder sua adequação às Linhas de Pesquisa dos cursos.
2.1 PÔSTER
Para a publicação nos ebooks do evento, as informações dos pôsteres deverão estar em formato de Resumo Expandido, que deverá ter 5 páginas. As regras para organização e apresentação do resumo expandido estão disponíveis para download no site do evento.
Em relação ao formato do pôster, o mesmo deve ser estruturado seguindo-se as seguintes especificações: Dimensões: 1,20 m de altura x 0,90 m de largura, devendo-se obedecer as seguintes orientações no que se refere à sua confecção: Identificação do título do trabalho com letra legível (evitar formato cursivas), autores e a logomarca da instituição (recomenda-se realizar download da logomarca oficial do UBM no site da instituição).
Um template (modelo) com os detalhes de elaboração e estruturação do pôster estará disponível no site do evento.
Observação: O Pôster em formato de 1,20 m de altura x 0,90 m de largura só será confeccionado se o Seminário for realizado presencialmente, na apresentação em meio remoto não será necessária sua confecção.
2.2 ARTIGO CIENTÍFICO
Os trabalhos deverão ser enviados no seguinte formato: O texto deve seguir o tamanho de página A4, com margens superior e esquerda 3,0 cm e inferior e direita 2,0 cm. Deve ser empregada fonte Arial, tamanho 12 e justificado. O artigo deverá conter de 10 a 15 páginas e o espaçamento entre as linhas deverá ser de 1,5 cm, contendo as seguintes seções:
- Título
- Autores e e-mail
- Titulação (Discente, Docente, Mestre, Doutor ou Especialista)
- Atividade Acadêmica: (Professor..., Estudante do período.... ou de pós graduação lato sensu, Mestrando ou Doutorando)
- Vínculo acadêmico: (Nome completo da Instituição de Ensino, não serão aceitas siglas) e a indicação do Estado (RJ)
- Resumo
- Palavras-chave
- Abstract
- Keywords
- Introdução
- Desenvolvimento: Seções, podendo haver subseções.
- Considerações Finais
- Referências
- Agradecimentos (caso haja)
- Um template (modelo) com os detalhes de elaboração e estruturação da apresentação oral estará disponível no site do evento.
2.3 RELATOS DE EXPERIÊNCIA
Os trabalhos deverão ser enviados no seguinte formato: o texto deve seguir o tamanho de página A4, com margens superior e esquerda 3,0 cm e inferior e direita 2,0 cm. Deve ser empregada fonte Arial, tamanho 12 em todo o relato, exceto nas citações diretas longas e em notas de rodapé, que a fonte é 10. O espaçamento entre as linhas deverá ser de 1,5 cm, menos nos resumos, nas citações diretas longas, notas de rodapé e nas referências ao final do trabalho. O relato deve ter entre 05 e 10 páginas.
O relato de experiência terá as seguintes informações:
- Título
- Autores e e-mail
- Titulação (Discente, Docente, Mestre, Doutor ou Especialista)
- Atividade Acadêmica: (Professor..., Estudante do período.... ou de pós graduação lato sensu, Mestrando ou Doutorando)
- Vínculo acadêmico: (Nome completo da Instituição de Ensino, não serão aceitas siglas) e a indicação do Estado (RJ)
- Resumo em língua portuguesa
- Introdução
- Relato de experiência (fundamentação, metodologia e discussão)
- Conclusão
- Referências:
- Apêndices: elemento opcional
- Anexos: elemento opcional
- Um template (modelo) com os detalhes de elaboração e estruturação da apresentação oral estará disponível no site do evento.
2.4 VÍDEOS
Serão aceitos vídeos didáticos e documentários, com duração de até 15 minutos. Os vídeos deverão apresentar as seguintes especificações:
- Ficha técnica: título, ano de realização, direção e entidade produtora, gênero, equipe realizadora, se for o caso (montagem/ roteiro e música / fotografia/ som);
- Sinopse: um breve resumo do conteúdo do vídeo (200 até 300 palavras).
- Deverão estar gravados e entregues em dispositivo de armazenamento de dados (pendrive e outros)
2.5 SESSÃO DE ATIVIDADES CULTURAIS
As atividades culturais deverão apresentar um breve resumo com a especificação: tipo, responsáveis, recursos necessários, local e duração.
Serão aceitos como atividades culturais: shows musicais, danças, apresentação de Bandas e Conjuntos musicais e outras atividades julgadas pertinentes pela comissão organizadora.
- LINHA DE PESQUISA E GRUPOS DE TRABALHO
O V Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do UBM abrange as linhas de pesquisa dos diferentes cursos de graduação:
3.1 LINHA DE PESQUISA DO CURSO DIREITO:
Linha de Pesquisa: Direitos, Desenvolvimento e Cidadania.
I- Direito Desenvolvimento, Cidadania e Concretização dos Direitos Humanos.
II- Direito ao Desenvolvimento Socioeconômico, Integração Econômica e Direito Empresarial.
III- Efetividade do Sistema de Proteção às Crianças, aos Adolescentes e aos Idosos.
IV- Direito e Consciência na Proteção ao Meio Ambiente e à Educação.
V- Direito do Trabalho: Aspectos Jurídicos e Sociológicos.
VI- Bioética, Biodireito, Vida e Segurança.
VII- Cidade, Moradia e Urbanismo.
VIII- Violência Social e Sistema Penal.
IX- A Defesa do Consumidor e Concorrência.
X- Direito e Consciência à Educação.
XI- Fundamentos Filosóficos, Sociológicos e Políticos de Estado Democrático de Direito.
XII – Sistemas de Justiça.
3.2 LINHA DE PESQUISA DO CURSO DE BIOLOGIA:
I - Ciências Morfológicas – Citologia, Histologia, Embriologia;
II - Ciências Ambientais – Zoologia, Botânica, Ecologia, Geologia, Mineralogia, Educação Ambiental, Saúde Ambiental, Gestão Ambiental, Impacto Ambiental, Planejamento Ambiental;
III - Biologia Celular – Genética, Fisiologia, Biofísica, Bioquímica;
IV - Análises Clínicas – Bacteriologia, Imunologia, Hematologia, Parasitologia, Virologia e Micologia.
3.3 LINHA DE PESQUISA DO CURSO ENFERMAGEM:
I- Promoção da Saúde, Prevenção da Doença, Cuidados de Enfermagem e o seu Contexto Histórico;
II- Gestão de Serviços de Saúde e de Enfermagem.
3.4 LINHA DE PESQUISA DO CURSO DE NUTRIÇÃO:
I- Alimentação Coletiva;
II- Nutrição Clínica;
III- Saúde Coletiva;
IV- Docência;
V- Indústria de Alimentos;
VI- Nutrição em Esportes;
VII- Marketing na área de Alimentação e Nutrição.
3.5 LINHA DE PESQUISA DO CURSO DE FARMÁCIA:
I - Cuidado em Saúde;
II - Tecnologia e Inovação em Saúde;
III - Gestão em Saúde
3.6 LINHA DE PESQUISA DO CURSO DE FISIOTERAPIA:
- Processos de Avaliação e Intervenção Fisioterapêutica;
- Processos Terapêuticos e Respostas Biológicas;
III. Gestão de saúde pública: planejamento e avaliação dos serviços de saúde.
3.7 LINHA DE PESQUISA DE MEDICINA VETERINÁRIA:
I- Produção Animal;
II- Reprodução Animal;
III- Sanidade Animal;
IV- Clínica e Cirurgia;
V- Tecnologia, Inspeção e Higiene de Alimentos;
VI- Epidemiologia e Saúde Pública.
3.8 LINHA DE PESQUISA DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
3.8.1 Bacharelado
I - Educação Física e Promoção da Saúde;
II - Fisiologia, Metodologia e Avaliação da Performance Humana;
III – Estudos Clínicos Epidemiológicos Básicos e Aplicados.
3.8.2 Licenciatura
I – Corporeidade e Pedagogia do Movimento
II – Pensamento Pedagógico da Educação Física
III – A Aplicabilidade do Lazer e sua Responsabilidade na Sociedadeumnao
3.9 LINHA DE PESQUISA DE PEDAGOGIA:
I- Políticas Educativas e Legislação Educacional;
II- Educação e Sociedade;
III- Prática Pedagógica e Cotidiano Escolar;
IV- Teorias Educacionais e Currículo.
3.10 LINHA DE PESQUISA DO JORNALISMO:
I- Comunicação e Cultura;
II- Comunicação e Memória;
III- Comunicação, Tecnologia e Linguagem;
IV- Comunicação, Mercado e Gestão.
3.11 LINHA DE PESQUISA DE ADMINISTRAÇÃO:
I - Inovação e desempenho organizacional;
II - Analise e Tecnologia da Informação;
III - Estratégia Empresarial;
IV - Economia e Finanças;
V - Gestão Pública;
VI - Gestão de Materiais e Cadeia de Suprimento;
VII – Marketing.
3.12 LINHA DE PESQUISA DE MÚSICA:
I - Práticas Interpretativas
II - Ensino e Aprendizagem da Música;
3.13 LINHA DE PESQUISA DE PSICOLOGIA:
I- Psicologia, Saúde e Qualidade de Vida;
II- Psicologia, Desenvolvimento e Aprendizagem;
III- Psicologia e Relações com o Trabalho;
IV- Psicologia e Relações com a Cultura.
3.14 LINHA DE PESQUISA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
I- Empreendedorismo e Inovação na Geração de Novos Negócios;
II- Gestão e Desenvolvimento de Sistemas.
3.15 LINHA DE PESQUISA CST EM GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS
I - Gestão de Pessoas.
II - Recrutamento Seleção;
III - Treinamento Desenvolvimento;
IV - Cargos Salários;
V- Avaliação de Desempenho;
VI- Departamento Pessoal e Relações Trabalhistas.
3.16 LINHA DE PESQUISA DA ENGENHARIA CIVIL:
I- Estruturas;
II- Geotecnia;
III- Construção Civil;
IV- Saneamento Básico;
V- Instalações Elétricas;
VI- Instalações Hidro Sanitárias;
VII- Transportes.
3.17 LINHA DE PESQUISA DA ENGENHARIA ELÉTRICA:
I- Geração de Energia Elétrica;
II- Transmissão de Energia Elétrica;
III- Distribuição de Energia Elétrica;
IV- Fontes Renováveis e Alternativas de Produção de Energia Elétrica;
V- Acionamentos Elétricos;
VI- Eletricidade e Eletrônica Industrial;
VII- Conservação e Uso Racional de Energia Elétrica.
3.18 LINHA DE PESQUISA DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO:
I- Planejamento;
II- Gestão;
III- Processo;
IV- Logística.
3.19 LINHA DE PESQUISA DA ENGENHARIA MECÂNICA:
I - Processos de Fabricação;
II - Projetos Mecânicos e de Máquinas;
III - Refrigeração e Condicionamento de Ar;
IV - Sistemas Dinâmicos, Controle de ruídos, Vibrações e Acústica Ambiental;
V - Máquinas Térmicas, Equipamentos e Processos Térmicos;
VI - Fadiga em Componentes Mecânicos, Mecânica dos Materiais e Integridade Estrutural;
VII - Energia Alternativa;
VIII - Mecânica Automobilística.
3.20 LINHA DE PESQUISA DA ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO:
I- Automação Industrial;
II- Automação Automotiva;
III- Automação Predial;
IV- Visão Computacional;
V- Eletrônica Embarcada;
VI- Robótica Industrial;
VII- Instrumentação Industrial.
3.21 LINHA DE PESQUISA DO CST EM ESTÉTICA E COSMÉTICA
I- Cosmética e Inovação;
II- Empreendedorismo/Gestão no mercado de Estética e Cosmética;
III- Saúde e Bem-estar.
3.22 LINHA DE PESQUISA DAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS
I - Contabilidade Aplicada ao Setor Privado
II - Contabilidade Aplicada ao Setor Público.
4 LOCAL
As apresentações de trabalhos, em 2022, serão realizadas nas salas virtuais cujos links serão colocados no site do V Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do UBM – 2022 - Centro Universitário de Barra Mansa, campus Barra Mansa, RJ.
5 PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO EVENTO
- 24 e 25 de outubro de 2022.
6 OBSERVAÇÕES
Somente serão aceitos trabalhos inéditos de até cinco autores/as (mais o orientador), sendo que pelo menos um/a deles/as deverá apresentar o trabalho para fins de recebimento do certificado de participação e publicação.
O autor poderá enviar até dois trabalhos em coautoria e em orientação até seis trabalhos, independentemente.
O apresentador terá 15 minutos para sua explanação.
Os trabalhos serão inscritos e passarão por uma Comissão Avaliadora por área do conhecimento a fim de aprovação.
- Para pesquisadores internos e externos, as apresentações serão ao vivo, conduzidas por um professor que liderará a banca e permitirá que os senhores pesquisadores entrem para as suas exposições.
- A plataforma utilizada será o Teams
- O apresentador terá 15 minutos para sua explanação.
- A apresentação de um trabalho numa plataforma on-line é diferente de uma apresentação presencial. Em geral, nas plataformas, ao se fazer o compartilhamento da tela do computador, não se consegue ver os demais participantes quando se coloca a apresentação em tela cheia.
- É necessário que o olhar esteja em direção à câmera ou de frente para a tela – qualquer distração com o celular ou olhares paralelos será percebida pelos demais. Além disso, deve-se evitar gesticular demais – o campo de visão na câmera é menor, e excesso de gestos pode atrapalhar a apresentação.
- A apresentação exigirá cuidados como verificação dos equipamentos e do acesso à Internet, teste da plataforma com antecedência .
Política de Privacidade
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