O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os trabalhos submetidos deverão ser inéditos e seguir os modelos disponibilizados no site do UBM – V Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica.
  • O arquivo de envio deverá está no formato de arquivo de documento Microsoft Word.
  • Os trabalhos deverão seguir as normas dos Manuais Técnico-Científicos disponíveis no Portal do UBM.
  • O resumo, abstract, citações longas e as referências deverão ser escritos em espaçamento simples e os demais em espaçamento de 1,5 cm;
  • O texto deverá seguir a norma culta da Língua Portuguesa.

Diretrizes para Autores

2 INSCRIÇÕES DE TRABALHOS

            A Comissão Organizadora do V Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do UBM – 2022 fará a seleção de trabalhos a partir das regras constantes no presente edital, sendo possível a apresentação de trabalhos nas seguintes modalidades:

  • Sessão de pôsteres
  • Apresentações orais (artigos científicos)
  • Relatos de experiências
  • Vídeos
  • Sessão de Atividades Culturais

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

A data de início da inscrição.

Os trabalhos inéditos deverão ser enviados no período de 27 de abril a 01 de novembro de 2022, por meio do portal do UBM, onde deverá ser especificada a origem do trabalho, bem como proceder sua adequação às Linhas de Pesquisa dos cursos.

 2.1 PÔSTER

Para a publicação nos ebooks do evento, as informações dos pôsteres deverão estar em formato de Resumo Expandido, que deverá ter 5 páginas.  As regras para organização e apresentação do resumo expandido estão disponíveis para download no site do evento.

Em relação ao formato do pôster, o mesmo deve ser estruturado seguindo-se as seguintes especificações: Dimensões: 1,20 m de altura x 0,90 m de largura, devendo-se obedecer as seguintes orientações no que se refere à sua confecção: Identificação do título do trabalho com letra legível (evitar formato cursivas), autores e a logomarca da instituição (recomenda-se realizar download da logomarca oficial do UBM no site da instituição).

Um template (modelo) com os detalhes de elaboração e estruturação do pôster estará disponível no site do evento.

Observação: O Pôster em formato de 1,20 m de altura x 0,90 m de largura   só será confeccionado se o Seminário for realizado presencialmente, na apresentação em meio remoto não será necessária sua confecção.

2.2 ARTIGO CIENTÍFICO

        Os trabalhos deverão ser enviados no seguinte formato:  O texto deve seguir o tamanho de página A4, com margens superior e esquerda 3,0 cm e inferior e direita 2,0 cm. Deve ser empregada fonte Arial, tamanho 12 e justificado. O artigo deverá conter de 10 a 15 páginas e o espaçamento entre as linhas deverá ser de 1,5 cm, contendo as seguintes seções:

  • Título
  • Autores e e-mail
  • Titulação (Discente, Docente, Mestre, Doutor ou Especialista)
  • Atividade Acadêmica: (Professor...,  Estudante do período.... ou de pós graduação lato sensu, Mestrando ou Doutorando)
  • Vínculo acadêmico: (Nome completo da Instituição de Ensino, não serão aceitas siglas) e a indicação do Estado (RJ)
  • Resumo
  • Palavras-chave
  • Abstract
  • Keywords
  • Introdução
  • Desenvolvimento: Seções, podendo haver subseções.
  • Considerações Finais
  • Referências
  • Agradecimentos (caso haja)
  • Um template (modelo) com os detalhes de elaboração e estruturação da apresentação oral estará disponível no site do evento.

 2.3 RELATOS DE EXPERIÊNCIA

             Os trabalhos deverão ser enviados no seguinte formato:  o texto deve seguir o tamanho de página A4, com margens superior e esquerda 3,0 cm e inferior e direita 2,0 cm. Deve ser empregada fonte Arial, tamanho 12 em todo o relato, exceto nas citações diretas longas e em notas de rodapé, que a fonte é 10.  O espaçamento entre as linhas deverá ser de 1,5 cm, menos nos resumos, nas citações diretas longas, notas de rodapé e nas referências ao final do trabalho.  O relato deve ter entre 05 e 10 páginas.

O relato de experiência terá as seguintes informações:

  • Título
  • Autores e e-mail
  • Titulação (Discente, Docente, Mestre, Doutor ou Especialista)
  • Atividade Acadêmica: (Professor..., Estudante do período.... ou de pós graduação lato sensu, Mestrando ou Doutorando)
  • Vínculo acadêmico: (Nome completo da Instituição de Ensino, não serão aceitas siglas) e a indicação do Estado (RJ) 
  • Resumo em língua portuguesa
  • Introdução
  • Relato de experiência (fundamentação, metodologia e discussão)
  • Conclusão
  • Referências:
  • Apêndices: elemento opcional
  • Anexos: elemento opcional
  • Um template (modelo) com os detalhes de elaboração e estruturação da apresentação oral estará disponível no site do evento.

2.4 VÍDEOS

 Serão aceitos vídeos didáticos e documentários, com duração de até 15 minutos. Os vídeos deverão apresentar as seguintes especificações:

  • Ficha técnica: título, ano de realização, direção e entidade produtora, gênero, equipe realizadora, se for o caso (montagem/ roteiro e música / fotografia/ som);
  • Sinopse: um breve resumo do conteúdo do vídeo (200 até 300 palavras).
  • Deverão estar gravados e entregues em dispositivo de armazenamento de dados (pendrive e outros)

 2.5 SESSÃO DE ATIVIDADES CULTURAIS

           As atividades culturais deverão apresentar um breve resumo com a especificação: tipo, responsáveis, recursos necessários, local e duração.

            Serão aceitos como atividades culturais: shows musicais, danças, apresentação de Bandas e Conjuntos musicais e outras atividades julgadas pertinentes pela comissão organizadora.

 

  1. LINHA DE PESQUISA E GRUPOS DE TRABALHO

O V Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do UBM abrange as linhas de pesquisa dos diferentes cursos  de graduação:

3.1 LINHA DE PESQUISA DO CURSO DIREITO:

Linha de Pesquisa: Direitos, Desenvolvimento e Cidadania.

 I- Direito Desenvolvimento, Cidadania e Concretização dos Direitos Humanos.

 II- Direito ao Desenvolvimento Socioeconômico, Integração Econômica e Direito Empresarial.

 III- Efetividade do Sistema de Proteção às Crianças, aos Adolescentes e aos Idosos.

IV- Direito e Consciência na Proteção ao Meio Ambiente e à Educação.

V- Direito do Trabalho: Aspectos Jurídicos e Sociológicos.

VI- Bioética, Biodireito, Vida e Segurança.

VII- Cidade, Moradia e Urbanismo.

VIII- Violência Social e Sistema Penal.

IX- A Defesa do Consumidor e Concorrência.

X- Direito e Consciência à Educação.

XI- Fundamentos Filosóficos, Sociológicos e Políticos de Estado Democrático de Direito.

XII – Sistemas de Justiça.

3.2 LINHA DE PESQUISA DO CURSO DE BIOLOGIA:

I - Ciências Morfológicas – Citologia, Histologia, Embriologia;

II - Ciências Ambientais – Zoologia, Botânica, Ecologia, Geologia, Mineralogia, Educação Ambiental, Saúde Ambiental, Gestão Ambiental, Impacto Ambiental, Planejamento Ambiental;

III - Biologia Celular – Genética, Fisiologia, Biofísica, Bioquímica;

IV - Análises Clínicas – Bacteriologia, Imunologia, Hematologia, Parasitologia, Virologia e Micologia.

3.3 LINHA DE PESQUISA DO CURSO ENFERMAGEM:

I- Promoção da Saúde, Prevenção da Doença, Cuidados de Enfermagem e o seu Contexto Histórico;  

II- Gestão de Serviços de Saúde e de Enfermagem.

3.4 LINHA DE PESQUISA DO CURSO DE NUTRIÇÃO:

I- Alimentação Coletiva;

II- Nutrição Clínica;

III- Saúde Coletiva;

IV- Docência;

V- Indústria de Alimentos;

VI- Nutrição em Esportes; 

VII- Marketing na área de Alimentação e Nutrição.

3.5 LINHA DE PESQUISA DO CURSO DE FARMÁCIA:

I - Cuidado em Saúde;

II - Tecnologia e Inovação em Saúde;

III - Gestão em Saúde

3.6 LINHA DE PESQUISA DO CURSO DE FISIOTERAPIA:

  1. Processos de Avaliação e Intervenção Fisioterapêutica;
  2. Processos Terapêuticos e Respostas Biológicas;

III. Gestão de saúde pública: planejamento e avaliação dos serviços de saúde.

3.7 LINHA DE PESQUISA DE MEDICINA VETERINÁRIA:

I- Produção Animal;

II- Reprodução Animal;

III- Sanidade Animal;

IV- Clínica e Cirurgia;

V- Tecnologia, Inspeção e Higiene de Alimentos;

VI- Epidemiologia e Saúde Pública.

3.8 LINHA DE PESQUISA DE EDUCAÇÃO FÍSICA:

3.8.1 Bacharelado

I - Educação Física e Promoção da Saúde;

II - Fisiologia, Metodologia e Avaliação da Performance Humana;

III – Estudos Clínicos Epidemiológicos Básicos e Aplicados.

3.8.2 Licenciatura

I – Corporeidade e Pedagogia do Movimento

II – Pensamento Pedagógico da Educação Física

III – A Aplicabilidade do Lazer e sua Responsabilidade na Sociedadeumnao

3.9 LINHA DE PESQUISA DE PEDAGOGIA:

I- Políticas Educativas e Legislação Educacional;

II- Educação e Sociedade;

III- Prática Pedagógica e Cotidiano Escolar;

IV- Teorias Educacionais e Currículo.

3.10 LINHA DE PESQUISA DO JORNALISMO:

I- Comunicação e Cultura;

II- Comunicação e Memória;

III- Comunicação, Tecnologia e Linguagem;

IV- Comunicação, Mercado e Gestão.

3.11 LINHA DE PESQUISA DE ADMINISTRAÇÃO:

I - Inovação e  desempenho organizacional;

II - Analise e Tecnologia da Informação;

III - Estratégia Empresarial;

IV - Economia e Finanças;

V - Gestão Pública;

VI - Gestão de Materiais e Cadeia de Suprimento;

VII – Marketing.

3.12 LINHA DE PESQUISA DE MÚSICA:

 I  - Práticas Interpretativas

II - Ensino e Aprendizagem da Música; 

3.13 LINHA DE PESQUISA DE PSICOLOGIA:

I-  Psicologia, Saúde e Qualidade de Vida;

II- Psicologia, Desenvolvimento e Aprendizagem;

III- Psicologia e Relações com o Trabalho;

IV- Psicologia e Relações com a Cultura.

3.14  LINHA DE PESQUISA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

I- Empreendedorismo e Inovação na Geração de Novos Negócios;

II- Gestão e Desenvolvimento de Sistemas.

3.15 LINHA DE PESQUISA CST EM GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS

I - Gestão de Pessoas.

II - Recrutamento Seleção;

III - Treinamento Desenvolvimento;

IV - Cargos Salários;

V-  Avaliação de Desempenho;

VI- Departamento Pessoal e Relações Trabalhistas.

3.16 LINHA DE PESQUISA DA ENGENHARIA CIVIL:

I- Estruturas;

II- Geotecnia;

III- Construção Civil;

IV- Saneamento Básico;

V- Instalações Elétricas;

VI- Instalações Hidro Sanitárias; 

VII- Transportes.

3.17 LINHA DE PESQUISA DA ENGENHARIA ELÉTRICA:

I- Geração de Energia Elétrica;

II- Transmissão de Energia Elétrica;

III- Distribuição de Energia Elétrica;

IV- Fontes Renováveis e Alternativas de Produção de Energia Elétrica;

V- Acionamentos Elétricos;

VI- Eletricidade e Eletrônica Industrial; 

VII- Conservação e Uso Racional de Energia Elétrica.

3.18 LINHA DE PESQUISA DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO:

I- Planejamento;

II- Gestão;

III- Processo; 

IV- Logística.

3.19 LINHA DE PESQUISA DA ENGENHARIA MECÂNICA:

I - Processos de Fabricação;

II - Projetos Mecânicos e de Máquinas;

III - Refrigeração e Condicionamento de Ar;

IV - Sistemas Dinâmicos, Controle de ruídos, Vibrações e Acústica Ambiental;

V - Máquinas Térmicas, Equipamentos e Processos Térmicos;

VI - Fadiga em Componentes Mecânicos, Mecânica dos Materiais e Integridade Estrutural;

VII - Energia Alternativa;

VIII - Mecânica Automobilística.

3.20 LINHA DE PESQUISA DA ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO:

I- Automação Industrial;

II- Automação Automotiva;

III- Automação Predial;

IV- Visão Computacional;

V- Eletrônica Embarcada;

VI- Robótica Industrial; 

VII- Instrumentação Industrial.

3.21  LINHA DE PESQUISA DO CST EM ESTÉTICA E COSMÉTICA

I- Cosmética e Inovação;

II- Empreendedorismo/Gestão no mercado de Estética e Cosmética;

III- Saúde e Bem-estar.

3.22 LINHA DE PESQUISA DAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS

I -  Contabilidade Aplicada ao Setor Privado

II -  Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

 4 LOCAL

As apresentações de trabalhos, em 2022, serão realizadas nas salas virtuais cujos links serão colocados no site do V Seminário de Pesquisa e Iniciação Científica do UBM – 2022 -  Centro Universitário de Barra Mansa, campus Barra Mansa, RJ.

5 PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO EVENTO

-  24 e 25 de outubro de 2022.

6 OBSERVAÇÕES

Somente serão aceitos trabalhos inéditos de até cinco autores/as (mais o orientador), sendo que pelo menos um/a deles/as deverá apresentar o trabalho para fins de recebimento do certificado de participação e publicação.

O autor poderá enviar até dois trabalhos em coautoria e em orientação até seis trabalhos, independentemente.

O apresentador terá 15 minutos para sua explanação.

Os trabalhos serão inscritos e passarão por uma Comissão Avaliadora por área do conhecimento a fim de aprovação.

- Para pesquisadores internos e externos, as apresentações serão ao vivo, conduzidas por um professor que liderará a banca e permitirá que os senhores pesquisadores entrem para as suas exposições.

-   A plataforma utilizada será o Teams

-  O apresentador terá 15 minutos para sua explanação.

- A apresentação de um trabalho numa plataforma on-line é diferente de uma apresentação presencial. Em geral, nas plataformas, ao se fazer o compartilhamento da tela do computador, não se consegue ver os demais participantes quando  se coloca a apresentação em tela cheia.

- É necessário que o olhar esteja  em direção à câmera ou de frente para a tela – qualquer distração com o celular ou olhares paralelos será percebida pelos demais. Além disso, deve-se evitar gesticular demais –  o campo de visão na câmera é menor, e excesso de gestos pode atrapalhar a apresentação.

- A apresentação exigirá cuidados como verificação dos equipamentos e do acesso à Internet, teste da plataforma com antecedência .

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