O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A submissão não foi publicada anteriormente, nem é antes de outra revista para consideração (ou uma explicação foi fornecida em Comentários para o Editor).
  • O arquivo de envio está no formato de arquivo de documento OpenOffice, Microsoft Word ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs das referências foram fornecidos.
  • O texto é de espaçamento simples; usa uma fonte de 12 pontos; emprega itálico, em vez de sublinhar (exceto com endereços URL); e todas as ilustrações, figuras e tabelas são colocadas dentro do texto nos pontos apropriados, e não no final.
  • O texto segue os requisitos estilísticos e bibliográficos descritos nas Diretrizes do autor.

Diretrizes para Autores

SUBMISSÃO DOS TRABALHOS 

2.1 PÔSTER

Para a publicação nos ebooks do evento, as informações dos pôsteres deverão estar em formato de Resumo Expandido, que deverá ter 5 páginas.  As regras para organização e apresentação do resumo expandido estão disponíveis para download no site do evento.

Em relação ao formato do pôster, o mesmo deve ser estruturado seguindo-se as seguintes especificações: Dimensões: 1,20 m de altura x 0,90 m de largura, devendo-se obedeceras seguintes orientações no que se refere à sua confecção: Identificação do título do trabalho com letra legível (evitar formato cursivas), autores e a logomarca da instituição (recomenda-se realizar download da logomarca oficial do UBM no site da instituição).

Um template (modelo) com os detalhes de elaboração e estruturação do pôster estará disponível no site do evento.

2.2 ARTIGO CIENTÍFICO

              Os trabalhos deverão ser enviados no seguinte formato:  O texto deve seguir o tamanho de página A4, com margens superior e esquerda 3,0 cm e inferior e direita 2,0 cm. Deve ser empregada fonte Arial, tamanho 12 e justificado. O artigo deverá conter de 10 a 15 páginas e o espaçamento entre as linhas deverá ser de 1,5 cm, contendo as seguintes seções:

  • Título
  • Autores e e-mail
    Titulação (Discente, Docente, Mestre, Doutor ou Especialista)
    Atividade Acadêmica: (Professor..., Estudante do período.... ou de pós-graduação lato sensu, Mestrando ou Doutorando)
    Vínculo acadêmico: (Nome completo da Instituição de Ensino, não serão aceitas siglas) e a indicação do Estado (RJ)
  • Resumo
  • Palavras-chave
  • Abstract
  • Keywords
  • Introdução
  • Desenvolvimento: Seções, podendo haver subseções.
  • Considerações Finais
  • Referências
  • Agradecimentos (caso haja)

Um template (modelo) com os detalhes de elaboração e estruturação da apresentação oral estará disponível no site do evento.

2.3 RELATOS DE EXPERIÊNCIA

             Os trabalhos deverão ser enviados no seguinte formato:  o texto deve seguir o tamanho de página A4, com margens superior e esquerda 3,0 cm e inferior e direita 2,0 cm. Deve ser empregada fonte Arial, tamanho 12 em todo o relato, exceto nas citações diretas longas e em notas de rodapé, que a fonte é 10.  O espaçamento entre as linhas deverá ser de 1,5 cm, menos nos resumos, nas citações diretas longas, notas de rodapé e nas referências ao final do trabalho.  O relato deve ter entre 05 e 10 páginas.

O relato de experiência terá as seguintes informações:

  • Título;
  • Autores e e-mail:
    Titulação (Discente, Docente, Mestre, Doutor ou Especialista);
    Atividade Acadêmica: (Professor..., Estudante do período.... ou de pós-graduação lato sensu, Mestrando ou Doutorando);
    Vínculo acadêmico: (Nome completo da Instituição de Ensino, não serão aceitas siglas) e a indicação do Estado (RJ).
  • Resumo em língua portuguesa;
  • Introdução;
  • Relato de experiência (fundamentação, metodologia e discussão);
  • Conclusão;
  • Referências;
  • Apêndices: elemento opcional;
  • Anexos: elemento opcional.

Um template (modelo) com os detalhes de elaboração e estruturação da apresentação oral estará disponível no site do evento.

 2.4 VÍDEOS

 Serão aceitos vídeos didáticos e documentários, com duração de até 15 minutos. Os vídeos deverão apresentar as seguintes especificações:

  • Ficha técnica: título, ano de realização, direção e entidade produtora, gênero, equipe realizadora, se for o caso (montagem/ roteiro e música / fotografia/ som);
  • Sinopse: um breve resumo do conteúdo do vídeo (200 até 300 palavras).
  • Deverão estar gravados e entregues em dispositivo de armazenamento de dados pendrive e outros.

 

2.5 SESSÃO DE ATIVIDADES CULTURAIS

            As atividades culturais deverão apresentar um breve resumo com a especificação: tipo, responsáveis, recursos necessários, local e duração.

            Serão aceitos como atividades culturais: shows musicais, danças, apresentação de Bandas e Conjuntos musicais e outras atividades julgadas pertinentes pela comissão organizadora.

3. LINHA DE PESQUISA E GRUPOS DE TRABALHO

3.1 LINHAS DE PESQUISA DO CURSO DIREITO:

I. Direitos Humanos e políticas públicas;

II. Direitos das Minorias;

III. Acesso à justiça e garantias constitucionais;

IV. Desenvolvimento Sustentável e Agenda 2030;

V. Direito Internacional e globalização;

VI. Novas tendências do Direito Privado;

VII. Violência, crime e segurança pública;

VIII. Relações laborais e a tutela do trabalho decente;

IX. Direito Público e seus impactos econômicos e sociais;

X. Consumo e tutelas coletivas.

3.2 LINHAS DE PESQUISA DO CURSO DE BIOLOGIA:

I - Ciências Morfológicas – Citologia, Histologia, Embriologia;

II - Ciências Ambientais – Zoologia, Botânica, Ecologia, Geologia, Mineralogia, Educação Ambiental, Saúde Ambiental, Gestão Ambiental, Impacto Ambiental, Planejamento Ambiental;

III - Biologia Celular – Genética, Fisiologia, Biofísica, Bioquímica;

IV - Análises Clínicas – Bacteriologia, Imunologia, Hematologia, Parasitologia, Virologia e Micologia.

3.3 LINHAS DE PESQUISA DO CURSO ENFERMAGEM:

I- Promoção da Saúde, Prevenção da Doença, Cuidados de Enfermagem e o seu Contexto Histórico;  

II- Gestão de Serviços de Saúde e de Enfermagem.

3.4 LINHAS DE PESQUISA DO CURSO DE NUTRIÇÃO:

I- Alimentação Coletiva;

II- Nutrição Clínica;

III- Saúde Coletiva;

IV- Docência;

V- Indústria de Alimentos;

VI- Nutrição em Esportes; 

VII- Marketing na área de Alimentação e Nutrição.

3.5 LINHAS DE PESQUISA DO CURSO DE FARMÁCIA:

I - Cuidado em Saúde;

II - Tecnologia e Inovação em Saúde;

III - Gestão em Saúde.

3.6 LINHAS DE PESQUISA DO CURSO DE FISIOTERAPIA:

I - Processos de Avaliação e Intervenção Fisioterapêutica;

II - Processos Terapêuticos e Respostas Biológicas;

III - Gestão de saúde pública: planejamento e avaliação dos serviços de saúde.

3.7 LINHAS DE PESQUISA DE MEDICINA VETERINÁRIA:

I- Produção Animal;

II- Reprodução Animal;

III- Sanidade Animal;

IV- Clínica e Cirurgia;

V- Tecnologia, Inspeção e Higiene de Alimentos;

VI- Epidemiologia e Saúde Pública.

3.8 LINHAS DE PESQUISA DE EDUCAÇÃO FÍSICA:

3.8.1 Bacharelado:

I - Educação Física e Promoção da Saúde;

II - Fisiologia, Metodologia e Avaliação da Performance Humana;

III – Estudos Clínicos Epidemiológicos Básicos e Aplicados.

3.8.2 Licenciatura:

I – Corporeidade e Pedagogia do Movimento;

II – Pensamento Pedagógico da Educação Física;

III – A Aplicabilidade do Lazer e sua Responsabilidade na Sociedade.

3.9 LINHAS DE PESQUISA DE PEDAGOGIA:

I- Políticas Educativas e Legislação Educacional;

II- Educação e Sociedade;

III- Prática Pedagógica e Cotidiano Escolar;

IV- Teorias Educacionais e Currículo.

3.10 LINHAS DE PESQUISA DO JORNALISMO:

I- Comunicação e Cultura;

II- Comunicação e Memória;

III- Comunicação, Tecnologia e Linguagem;

IV- Comunicação, Mercado e Gestão.

3.11 LINHAS DE PESQUISA DE ADMINISTRAÇÃO:

I - Inovação e desempenho organizacional;

II - Análise e Tecnologia da Informação;

III - Estratégia Empresarial;

IV - Economia e Finanças;

V - Gestão Pública;

VI - Gestão de Materiais e Cadeia de Suprimento;

VII – Marketing.

3.12 LINHAS DE PESQUISA DE MÚSICA:

I  - Documentação e História da Música;

II - Ensino e Aprendizagem em Música; 

III - Estática, Linguagem e Estruturação; 

IV – Música e Psicologia.

3.13 LINHAS DE PESQUISA DE PSICOLOGIA:

I-  Psicologia, Saúde e Qualidade de Vida;

II- Psicologia, Desenvolvimento e Aprendizagem;

III- Psicologia e Relações com o Trabalho;

IV- Psicologia e Relações com a Cultura.

3.14 LINHAS DE PESQUISA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO:

I- Gestão e Inovação Tecnológica para Projetos de Sistemas;

II- Inovação e Negócios Eletrônicos;

III- Auditoria e Segurança em Sistemas de Informação;

IV- Engenharia de Software.

3.15 LINHAS DE PESQUISA CST EM GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS:

I- Gestão de Pessoas.

II- Recrutamento Seleção;

III- Treinamento Desenvolvimento;

IV- Cargos Salários;

V- Avaliação de Desempenho;

VI- Departamento Pessoal e Relações Trabalhistas.

3.16 LINHAS DE PESQUISA CST LOGÍSTICA:

I- Gestão e Inovação Tecnológica para Logística Reversa;

II- Gestão e Inovação Tecnológica para Planejamento e Controle da Produção;

III- Gestão e Inovação Tecnológica para Cadeia de Suprimentos.

3.17 LINHAS DE PESQUISA DA ENGENHARIA CIVIL:

I- Estruturas;

II- Geotecnia;

III- Construção Civil;

IV- Saneamento Básico;

V- Instalações Elétricas;

VI- Instalações Hidro Sanitárias; 

VII- Transportes.

3.18 LINHAS DE PESQUISA DA ENGENHARIA ELÉTRICA:

I- Geração de Energia Elétrica;

II- Transmissão de Energia Elétrica;

III- Distribuição de Energia Elétrica;

IV- Fontes Renováveis e Alternativas de Produção de Energia Elétrica;

V- Acionamentos Elétricos;

VI- Eletricidade e Eletrônica Industrial; 

VII- Conservação e Uso Racional de Energia Elétrica.

3.19 LINHAS DE PESQUISA DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO:

I- Planejamento;

II- Gestão;

III- Processo; 

IV- Logística.

3.20 LINHAS DE PESQUISA DA ENGENHARIA MECÂNICA:

I- Processos de Fabricação;

II- Projetos Mecânicos e de Máquinas;

III- Refrigeração e Condicionamento de Ar;

IV- Sistemas Dinâmicos, Controle de ruídos, Vibrações e Acústica Ambiental;

V- Máquinas Térmicas, Equipamentos e Processos Térmicos;

VI- Fadiga em Componentes Mecânicos, Mecânica dos Materiais e Integridade Estrutural;

VII. Energia Alternativa;

VIII. Mecânica Automobilística.

3.21 LINHAS DE PESQUISA DA ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO:

I- Automação Industrial;

II- Automação Automotiva;

III- Automação Predial;

IV- Visão Computacional;

V- Eletrônica Embarcada;

VI- Robótica Industrial; 

VII- Instrumentação Industrial.

3.22 LINHAS DE PESQUISA DO CST EM ESTÉTICA E COSMÉTICA:

I- Cosmética e Inovação;

II- Empreendedorismo/Gestão no mercado de Estética e Cosmética;

III- Saúde e Bem-estar.

3.23 LINHAS DE PESQUISA DAS CIÊNCIAS CONTÁBEIS:

I - Contabilidade Aplicada ao Setor Privado;

II - Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

3.24 LINHAS DE PESQUISA BIOMEDICINA:

I- Bioquímica Clínica;

II- Análises clínicas;

III- Epidemiologia;

IV- Microbiologia;

V- Fisiologia do exercício;

VI- Gestão laboratorial.

3.25 LINHAS DE PESQUISA SERVIÇO SOCIAL:

I- Direitos, sociedade civil, políticas sociais;

II- Serviço social, ética e formação profissional;

III- Questão social, trabalho e emancipação humana;

IV- Violência, direitos, serviço social e políticas intersetoriais.

 

Casos omissos serão resolvidos pelo Comitê Científico da Semana de Ensino Pesquisa

 Barra Mansa, 01 de agosto de 2023.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços de e-mail inseridos neste site de periódico serão utilizados exclusivamente para os propósitos declarados deste periódico e não serão disponibilizados para qualquer outra finalidade ou para qualquer outra parte.