Tecnologias na educação: possíveis ou pretensos impactos na aquisição do conhecimento?

Palavras-chave: Educação no século XXI, Aprendizado, Tecnologia, Ensino

Resumo

Este trabalho teve como propósito realizar uma investigação na literatura da área educacional, com o objetivo de averiguar como se encontra a produção acadêmica no que se refere a possíveis mudanças no processo de ensino-aprendizagem com a incorporação das tecnologias da informação e comunicação no cotidiano dos alunos e das escolas.

Biografia do Autor

Thaís Conte Vargas, Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara SP Brasil. Mestranda pelo PPG em Educação Escola.
José Anderson Santos Cruz, Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara SP Brasil. Doutorando pelo PPG em Educação Escolar. Editor Adjunto de Periódicos. Consultoria e Assessoria técnica para revistas e periódicos.
José Luís Bizelli, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara SP Brasil
Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara SP Brasil. Professor Adjunto e Livre docente, coordenador do PPG em Educação Escolar. Coordenador do FEPAE Nacional.
Sebastião de Souza Lemes, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara SP Brasil
Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara SP Brasil. Professor Doutor do PPG em Educação Escolar, vice-coordenador do PPG em Educação Escolar. Coordenador FEPAE Sudeste.

Referências

ALMEIDA, M. E. Currículo e narrativas digitais em tempos de ubiquidade: Criação e integração entre contextos de aprendizagem. Revista de Educação Pública, v. 25, n. 59/2, 2016, p. 526-546. Disponível em: . Acesso em: 24 mar. 2018.
BIZELLI, J. L. Acesso e apropriação tecnológica na sociedade digital. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Intercom 2015, Rio de Janeiro. Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: INTERCOM, 2015, v. 01. p. 01-15.
LEMES, S. de S.
. Acesso em: 25 mar. 2018.
COELHO, I. M. W. da S.; PINHEIRO, M. L. O. As contribuições do whatsapp no ensino do espanhol: uma perspectiva de aprendizagem significativa e colaborativa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp. 2, p. 1287- 1312, ago./2017. Disponível em: . Acesso em 27 mar. 2018.
CRAMER, K. M.; et al. The virtual lecture hall: utilisation, effectiveness and student perceptions. British Journal of Educational Technology, v. 38, n. 1, 2007, p. 106 115.
EVANS, C. The effectiveness of m-learning in the form of podcast revision lectures in higher education. Computers & Education, v. 50, n. 2, 2008, p. 491 498.

CASTRO, M. F.;
A integração das tecnologias de informação e
comunicação na escola: o projeto político pedagógico nesse contexto. Revista Ibero-
Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 9, p. 423-434, 2014. Disponível em:

GIBSON, S. E. Intergenerational Communication in the Classroom:
Recommendations for Successful Relationships. Nursing Education
Perspectives, v. 30, n. 1, 2009. Disponível em:
caton_in_the_Classroom_.9.aspx.>. Acesso em 26 mar. 2018.
ILLICH, I. Sociedade sem escolas: trad. de Lúcia Mathilde Endlich Orth. Petrópolis, Vozes, 1985.
KIRKWOOD, A.; PRICE, L. Examining some assumptions and limitations of
research onthe effects of emerging technologies for teaching and learning in higher
education. British Journal of Educational Technology, v. 44, n. 4, 2013, pp. 536-543.
Disponível em: . Acesso
em 26 mar. 2018.
O ESTADO DE S. PAULO.
Youtube. Notícia publicada em 07 de fevereiro de 2018. Disponível em: . Acesso em 23 mar. 2018.
Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras [livro eletrônico]: TIC educação 2016. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2017. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2018.
SANGER, L. Individual Knowledge in the Internet Age. EDUCAUSE Review, v. 45, n. 2, mar/abr. 2010. Disponível em: . Acesso em 24 mar. 2018.
SANTAELLA, L. A aprendizagem ubíqua substitui a educação formal? Revista de computação e tecnologia da PUC-SP. v. 2, n. 1, 2010. Disponível em: . Acesso em 24 mar. 2018.

SENA, D.; BURGOS, T. O computador e o telefone celular no processo ensino- aprendizagem da educação física escolar. In: 3° Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2010, Pernambuco. Anais Simpósio Hipertexto. Disponível em: . Acesso em: 27 mar. 2018.
SILVA, A. M. da.; LIMA, C. M de. Apropriações sociais e formativas das tecnologias digitais por adolescentes e suas relações com a educação escolar. In: Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras [livro eletrônico]: TIC educação 2016. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2017. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2018.
Publicado
2021-05-01
Como Citar
VARGAS, T.; CRUZ, J. A.; BIZELLI, J.; LEMES, S. Tecnologias na educação: possíveis ou pretensos impactos na aquisição do conhecimento?. Revista Científica do UBM, v. 20, n. 38, p. 38-50, 1 maio 2021.
Seção
Artigos