A relação professor e aluno: dificuldades de interação em sala de aula
Palavras-chave:
Professor, Alunos, Habilidades, Competências, Sala de aula
Resumo
A relação professor-aluno, desde suas origens, mostrou-se uma área de investigação integrativa, abarcando conhecimentos de diferentes áreas de modo a desenvolver um corpo teórico próprio sobre os problemas na aprendizagem humana. Como constatado neste estudo, há necessidade de se questionar sobre as habilidades do professor quanto às situações de conflitos em sala de aula, conduzido o processo de ensino-aprendizagem e superando as dificuldades de interação. Com isso, este objeto de estudo vem proporcionar uma amostra sobre o tema proposto a partir de análise bibliográfica e pesquisas avaliando opiniões e autores somados à experiência empírica.Referências
ALMEIDA, A. R. S. A emoção na sala de aula. 5.ed. Campinas: Papirus, 2005.
DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Psicologia das relações interpessoais. Petrópolis: Vozes. 2001.
LEITE, Célio Rodrigues. Convivência escolar: a questão dos conflitos entre alunos e professores e alunos. Disponível em:. Acesso em: 15 set. 2017.
MIRANDA, E. D. S. A influência da relação professor-aluno para o processo de ensino-aprendizagem no contexto afetividade. Anais... 8º Encontro de iniciação Científica FAFIUV/2008. Disponível em:. Acesso em: 19 set. 2017.
PALANGANA, I. C. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky: a relevância do social. 3. ed. São Paulo: Summus Editorial, 2001.
RIOS, T. A. Ética na formação e no trabalho docente: para além de disciplinas e códigos. In. DALBEN, A. I. L. F. et al. (orgs) Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
SILVA, J. P. S. A relação professor-ensino no processo de ensino e aprendizagem. In: Revista Espaço Acadêmico, nº 52, 2005. Disponível em:. Acesso em: 20 set. 2017.
TEIXEIRA, R. F. M.; NUNES, L. C. Formação continuada na era digital: contribuições da educação online para o ofício docente em informática. Disponível em:. Acesso em: 20 set. 2017.
VASCONCELOS, A. A. et al. A presença do dialogo na relação professor-aluno. Anais... V Colóquio Internacional Paulo Freire – 2005. Disponível em:. Acesso em: 03 set. 2017.
VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Psicologia das relações interpessoais. Petrópolis: Vozes. 2001.
LEITE, Célio Rodrigues. Convivência escolar: a questão dos conflitos entre alunos e professores e alunos. Disponível em:
MIRANDA, E. D. S. A influência da relação professor-aluno para o processo de ensino-aprendizagem no contexto afetividade. Anais... 8º Encontro de iniciação Científica FAFIUV/2008. Disponível em:
PALANGANA, I. C. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky: a relevância do social. 3. ed. São Paulo: Summus Editorial, 2001.
RIOS, T. A. Ética na formação e no trabalho docente: para além de disciplinas e códigos. In. DALBEN, A. I. L. F. et al. (orgs) Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
SILVA, J. P. S. A relação professor-ensino no processo de ensino e aprendizagem. In: Revista Espaço Acadêmico, nº 52, 2005. Disponível em:
TEIXEIRA, R. F. M.; NUNES, L. C. Formação continuada na era digital: contribuições da educação online para o ofício docente em informática. Disponível em:
VASCONCELOS, A. A. et al. A presença do dialogo na relação professor-aluno. Anais... V Colóquio Internacional Paulo Freire – 2005. Disponível em:
VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
Publicado
2021-05-02
Como Citar
CRUZ, J. A. A relação professor e aluno: dificuldades de interação em sala de aula. Revista Científica do UBM, v. 19, n. 37, p. 144-156, 2 maio 2021.
Edição
Seção
Artigos