Inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual e paralisia cerebral no Ensino Fundamental I
Palavras-chave:
Inclusão Escolar, Deficiência Intelectual, Paralisia Cerebral, Ensino Fundamental I
Resumo
Diante de políticas educacionais que retratam a importância e a legitimidade da inclusão de alunos com deficiências no ensino comum, fizemos um estudo para verificar qual a visão de um professor do Ensino Fundamental I que tem em sua sala um aluno com deficiência intelectual e uma aluna com paralisia cerebral. Para tanto, utilizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, para coleta de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada. Nosso objetivo foi analisar quais concepções o professor tem de seu trabalho docente, da inclusão, do apoio da equipe gestora e do AEE, da aprendizagem dos alunos e seu contato com a família. Os resultados demonstraram que a matrícula na classe comum, muitas vezes significa uma inclusão para a socialização e que os aspectos cognitivos por vezes são deixados de lado. A inclusão é possível, mas, diz respeito à capacidade da escola de redesenhar sua cultura organizacional como um todo, de modo a atender às especificidades de cada um dos educandos, propondo e executando estratégias em favor da formação integral deles.Referências
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Publicado
2021-05-02
Como Citar
DOS SANTOS, D. C.; CARNEIRO, R. Inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual e paralisia cerebral no Ensino Fundamental I. Revista Científica do UBM, v. 19, n. 37, p. 170-184, 2 maio 2021.
Edição
Seção
Artigos