Educação inclusiva: um estudo de caso sobre o trabalho docente no Ensino Fundamental I

  • Tauane Andrade de Souza Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras - UNESP
  • Eliane Aparecida Piza Candido Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras - UNESP
  • Relma Urel Carbone Carneiro Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras - UNESP
Palavras-chave: Educação Inclusiva, Trabalho Docente, Ensino Fundamental I

Resumo

Este estudo de caso teve como objetivo apresentar e analisar as experiências vividas por uma professora do Ensino Fundamental I, que atuava com estudante com mielomeningocele, acerca de suas concepções sobre o ser professor, a inclusão deste estudante no ensino regular, o apoio da equipe gestora e adaptações físicas e/ou curriculares e a participação da família. Para isso, a coleta de dados foi realizada através de um questionário via e-mail com doze questões. As respostas foram analisadas e tabuladas por eixos temáticos, o que deixou evidente a cautela da professora quanto ao desenvolvimento do trabalho pedagógico visando à inclusão de seus alunos. Os resultados evidenciam a importância do comprometimento da equipe gestora com a inclusão, de modo a facilitar o trabalho do professor visando o desenvolvimento do estudante. Propomos assim, para a efetivação de uma escola inclusiva, formação, participação e investimento de todo o sistema educacional.

Biografia do Autor

Tauane Andrade de Souza, Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras - UNESP
Mestranda em Educação Escolar. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Pós-graduação em Educação Escolar. Araraquara – SP – Brasil.
Eliane Aparecida Piza Candido, Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras - UNESP
Mestranda em Educação Escolar. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Pós-graduação em Educação Escolar. Araraquara – SP – Brasil.
Relma Urel Carbone Carneiro, Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras - UNESP
Docente do Departamento de Psicologia da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar.  UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Pós-graduação em Educação Escolar. Araraquara – SP – Brasil.

Referências

BECKER, Fernando. O que é construtivismo? Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II. UFRGS – PEAD 2009/1. Disponível em: < http://maratavarespsictics.pbworks.com/w/file/fetch/74464829/oquee_construtivismo.pdf> Acesso em 22 de maio de 2017

BEYER, H. O. Da integração escolar a educação inclusiva: implicações pedagógicas. In: BAPTISTA, C. (Org.). Inclusão e Escolarização. Porto Alegre: Mediação, 2006.

BIZZI, J. W. J.; MACHADO, A. Mielomeningocele: conceitos básicos e avanços recentes. J Bras Neurocirurg. 23 (2): p.138-151, 2012.

FIGUEIRA, Emílio. Caminhando em silêncio: uma introdução à trajetória das pessoas com deficiência na história do Brasil. São Paulo: Giz Editorial, 2008.

GHIRALDELLI JÚNIOR., Paulo. História da Educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1991.

GLAT, R. (1996). O papel da família na integração do portador de deficiência. Revista Brasileira de Educação Especial, 2(4), 111-118.

ROCHA, Idnelma Lima da. O ensino fundamental no Brasil - uma análise da efetivação do direito à educação obrigatória. Universidade Federal de Alagoas – Brasil. Disponível em: . Acesso em 23/09/2017.

LEI Nº 4.024, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1961. Disponível em: . Acesso em 11/06/2017.

LEI Nº 5.692, DE 11 DE AGOSTO DE 1971. Disponível em: . Acesso em 11/06/2017.

LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Disponível em: . Acesso em 11/06/2017.

LEI Nº 12.796, DE 4 DE ABRIL DE 2013. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12796.htm#art1> Acesso em 29/04/2017

MEC/SECADI Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Disponível em: 90-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192>. Acesso em 29/04/2017

LUDKE, M.; ANDRE, M. Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 1986.

PLETSCH, M. D. A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes políticas e resultados de pesquisas. Educar, Curitiba, n. 33, p. 143-156, 2009. Editora UFPR.

STAKE, R. E. The art of case study research. SAGE Publications, 1995.

VEIGA, L. C. L. O papel do gestor escolar no processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais. Universidade de Brasília. Brasília (DF), Julho de 2014.
Publicado
2021-05-02
Como Citar
DE SOUZA, T.; CANDIDO, E. A.; CARNEIRO, R. Educação inclusiva: um estudo de caso sobre o trabalho docente no Ensino Fundamental I. Revista Científica do UBM, v. 19, n. 37, p. 211-224, 2 maio 2021.
Seção
Artigos

Artigos mais lidos do (s) mesmo (s) autor (es)