Educação inclusiva: um estudo de caso sobre o trabalho docente no Ensino Fundamental I
Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Trabalho Docente, Ensino Fundamental I
Resumo
Este estudo de caso teve como objetivo apresentar e analisar as experiências vividas por uma professora do Ensino Fundamental I, que atuava com estudante com mielomeningocele, acerca de suas concepções sobre o ser professor, a inclusão deste estudante no ensino regular, o apoio da equipe gestora e adaptações físicas e/ou curriculares e a participação da família. Para isso, a coleta de dados foi realizada através de um questionário via e-mail com doze questões. As respostas foram analisadas e tabuladas por eixos temáticos, o que deixou evidente a cautela da professora quanto ao desenvolvimento do trabalho pedagógico visando à inclusão de seus alunos. Os resultados evidenciam a importância do comprometimento da equipe gestora com a inclusão, de modo a facilitar o trabalho do professor visando o desenvolvimento do estudante. Propomos assim, para a efetivação de uma escola inclusiva, formação, participação e investimento de todo o sistema educacional.Referências
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Publicado
2021-05-02
Como Citar
DE SOUZA, T.; CANDIDO, E. A.; CARNEIRO, R. Educação inclusiva: um estudo de caso sobre o trabalho docente no Ensino Fundamental I. Revista Científica do UBM, v. 19, n. 37, p. 211-224, 2 maio 2021.
Edição
Seção
Artigos