OS IMPACTOS DOS INFLUENCIADORES NA ERA DIGITAL E SUA RESPONSABILIDADE CIVIL NAS RELAÇÕES DE CONSUMO

Palavras-chave: Responsabilidade civil. Influenciador digital. Direito do consumidor. Propaganda. Publicidade.

Resumo

O presente trabalho tem como finalidade investigar a responsabilidade civil dos influenciadores digitais na sociedade de consumo. Para tanto, abordará os avanços na relação de consumo e o seu crescimento com o advento das redes sociais, o que foi impactado pelo surgimento dos influenciadores digitais; analisará como este profissional tem atuado no campo da publicidade e como o influenciador digital exerce sua influência sobre seu seguidor e consegue convencê-lo a adquirir o produto que indica. Busca-se, ainda, verificar qual o impacto que tal influência causa no consumo. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram utilizados o posicionamento do nosso ordenamento jurídico, como o Código Civil e o Código de Defesa do Consumidor, notadamente quando da abordagem sobre a Responsabilidade Civil dos Influenciadores Digitais e também como funciona a atuação em casos concretos. Logo, o trabalho de conclusão de curso foi valeu-se de base bibliográficas nas doutrinas, julgados e dispositivos em lei.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Otaviano Emilio, Centro Universitário de Barra Mansa - UBM
Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Barra Mansa - UBM Barra Mansa, Rio de janeiro, Brasil.
Thiago de Souza Modesto, Centro Universitário de Barra Mansa - UBM
Centro Universitário de Barra Mansa - UBM Mestre em Direito e especialista em Direito e Processo Civil (UNESA). Especialista em Relações Internacionais: Geopolítica e Defesa (UFRGS) Coordenador do Curso de Direito Pesquisador do Núcleo de Pesquisa do Direito (NUPED/UBM) Barra Mansa, Rio de janeiro, Brasil
Publicado
2024-12-17
Seção
Artigos