O crescente aumento dos moradores de rua: a legislação vigente e planos para a mitigação

Palavras-chave: População em situação de rua., Vulnerabilidade., Aporofobia., Políticas inclusivas., Princípio da Dignidade da Pessoa Humana., Aversão ao pobre.

Resumo

O objetivo da pesquisa é entender os motivos do crescimento da população em situação de rua e examinar as consequências sociais, econômicas e políticas desse problema no Brasil. A pesquisa busca identificar as principais causas, como a desigualdade social a falta de empregos, a inadequação das políticas habitacionais públicas e os impactos de crises econômicas e de saúde. Além disso, uma pesquisa visa investigar a fragilidade desse grupo, abordando temas como saúde mental, vínculo em substâncias e problemas familiares. A pesquisa utilizará informações estatísticas fornecidas por órgãos como o IBGE e relatórios de entidades sociais, assim como revisão bibliográfica e estudo de casos específicos trazidos pela mídia. O objetivo final é sugerir maneiras sustentáveis ​​de lidar com o problema, colaborando para políticas públicas mais efetivas e a valorização da dignidade humana.

Biografia do Autor

Caroline Fernanda Machado da Silva Souza, Centro Universitário de Barra Mansa - UBM
  Graduanda – Curso de Direito
Ana Maria Dinardi Barbosa Barros, Centro Universitário de Barra Mansa - UBM
Doutoranda em Ciências Jurídicas UMSA - Univesidad del Museo Social Argentino - Ar   Mestre em Comunicação e Cultura – UFRJ Professora Pesquisadora do Observatório da Violência e do Núcleo de Ciências Humanas Centro Universitário de Barra Mansa - UBM
Publicado
2025-04-16
Seção
Artigos