Ética na valoração da cidadania – uma análise jurídica normativa da educação em direitos humanos
Palavras-chave:
Ética, Cidadania, Educação em direitos humanos
Resumo
Este trabalho realiza o entrelace dos conceitos de ética e cidadania como base geratriz da promoção do indivíduo através da educação em direitos humanos. A educação em direitos humanos possui importância vital, pois rompe fronteiras. Firma-se em prol da evolução social, voltada à observação das realidades culturais e se abre à modificação e solidificação de valores éticos e morais. A análise jurídica normativa da educação em direitos humanos, neste trabalho, foi desenvolvida a partir de dados históricos no Brasil e na América Latina a partir da década de 1960. As análises indicaram que o trinômio ética, cidadania e direitos humanos formam um conjunto de regras que constituem os elementos fundamentais para a construção de uma sociedade mais fraterna, tolerante e justa.Referências
ARENDT, Hannah. A Condição Humana. 13.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2016.
BENEVIDES, Maria V. Educação em direitos humanos: de que se trata? Palestra proferida na abertura do Seminário de Educação em Direitos Humanos, São Paulo. 18/02/2000. http://www.hottopos.com/convenit6/victoria.htm. Acesso em: 10 jan.2022.
BRASIL. Constituição da República Federativa do BrasiL. Brasília, DF: Congresso Nacional, 1988.
CANDAU, Vera M.; PAULO, Iliana; ANDRADE, Marcelo et. al. Educação em direitos humanos e formação de professores(as). São Paulo: Cortez, 2013.
CASTILHO, Ricardo. Educação e direitos humanos. São Paulo: Saraiva, 2016.
CHARAUDEAU, Patrick e MAIGNENEAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. 3.ed. São Paulo: Contexto, 2006.
CRAIDY, Carmem M. e SZUCHMAN, Karine (orgs.) Socioeducação: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Evangraf, 2015.
CUCONATO, Paulo; SANTOS, Dener M. Dos. A importância da educação em direitos humanos para a cidadania e a sociedade. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO PÚBLICO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA, I. Coimbra, Portugal, 2016. Anais [...]. Disponível em: http://138.197.39.211/edicao-2016/. Acesso em: 10 jan.2022.
DELOU, Cristina M. C. Mesa Redonda: Psicologia, Educação e políticas públicas. . In: SEMINÁRIO NACIONAL PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS: SUBJETIVIDADE, CIDADANIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Anais [...]. Brasília: Liberdade de Expressão, 2011, p. 127–156. ISBN: 97885892083629. Disponível em: http://newpsi.bvs-psi.org.br/ebooks2010/pt/Acervo_files/seminario_nacional_psicol_politicas_publicas.pdf. Acesso em : 07 DEZ. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia – saberes necessários à prática educativa. 60. ed. Petrópolis: Vozes, 2019.
HARET, Florence C. As interações Subjetivas no Discurso Jurídico Normativo: – análise segundo as conjunturas da figura do Juiz de Direito. Cadernos de Semiótica Aplicada, Ed. CASA, v. 7, n.1, jul., 2009.
HENRIQUES, Antônio. Argumentação e discurso jurídico. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2013.
HUME, David. Tratado da natureza humana. 2.ed. São Paulo: Ed. Unesp, 2009.
KLEVENHUSEN, Renata B (org.). Direitos fundamentais e novos direitos. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006.
KOCH, Ingedore G. V. Argumentação e linguagem. 15.ed. São Paulo: Cortez, 2018.
LARIA, Roque B. Cultura – um conceito antrológico. 26.ed. reimpr. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Plano Mundial de Educação em Direitos Humanos. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0014/1478e.pdf. Acesso em: 03 set. 2017.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Adotada e proclamada pela Resolução 217A (III) da Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. Disponível em: http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm>. Acesso em 03 set. 2017.
PIOVESAN, Flávia. Temas de direitos humanos. 12. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
PIOVESAN, Flávia. Direitos Humanos: desafios da ordem internacional contemporânea. In: PIOVESAN, Flávia. Caderno constitucional. Módulo V. Brasília: TRF/EMAGES, 2016. Disponível em: http://www.trf4.jus.br/trf4/upload/arquivos/emages_atividades/ccp5_flavia_piovesan.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.
RAMOS, Aura H. O lugar da diferença no currículo de educação em direitos humanos. Rio de Janeiro: Quarter, 2011.
RAMOS, Aura H.; PEREIRA, Guilherme N. Educação em Direitos Humanos: produção cultural / determinação normativa. In: III Coletânea de Trabalhos da UECE. Livro 3. ISBN 978-85-7826-306-8, 2015. E-book.
ROBLES, Gregório. Os direitos fundamentais e a ética na sociedade atual. Barueri: Manole, 2005.
SARLET, Ingo W. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais. 10. ed. Porto Alegre: 2015.
SARLET, Ingo W. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9.394/96. Brasília 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.html. Acesso em: 02 fev. 2022.
SARLET, Ingo W. Plano Nacional de Educação - Lei 13.005/2014. Aprova o plano Nacional de Educação. Disponível: http://legislacao.planalto.gov.br/legisla/legislacao.nsf/Viw_Identificacao/lei%2013.005-2014?OpenDocument. Acesso em: 02 mar. 2022.
BENEVIDES, Maria V. Educação em direitos humanos: de que se trata? Palestra proferida na abertura do Seminário de Educação em Direitos Humanos, São Paulo. 18/02/2000. http://www.hottopos.com/convenit6/victoria.htm. Acesso em: 10 jan.2022.
BRASIL. Constituição da República Federativa do BrasiL. Brasília, DF: Congresso Nacional, 1988.
CANDAU, Vera M.; PAULO, Iliana; ANDRADE, Marcelo et. al. Educação em direitos humanos e formação de professores(as). São Paulo: Cortez, 2013.
CASTILHO, Ricardo. Educação e direitos humanos. São Paulo: Saraiva, 2016.
CHARAUDEAU, Patrick e MAIGNENEAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. 3.ed. São Paulo: Contexto, 2006.
CRAIDY, Carmem M. e SZUCHMAN, Karine (orgs.) Socioeducação: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Evangraf, 2015.
CUCONATO, Paulo; SANTOS, Dener M. Dos. A importância da educação em direitos humanos para a cidadania e a sociedade. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO PÚBLICO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA, I. Coimbra, Portugal, 2016. Anais [...]. Disponível em: http://138.197.39.211/edicao-2016/. Acesso em: 10 jan.2022.
DELOU, Cristina M. C. Mesa Redonda: Psicologia, Educação e políticas públicas. . In: SEMINÁRIO NACIONAL PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS: SUBJETIVIDADE, CIDADANIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Anais [...]. Brasília: Liberdade de Expressão, 2011, p. 127–156. ISBN: 97885892083629. Disponível em: http://newpsi.bvs-psi.org.br/ebooks2010/pt/Acervo_files/seminario_nacional_psicol_politicas_publicas.pdf. Acesso em : 07 DEZ. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia – saberes necessários à prática educativa. 60. ed. Petrópolis: Vozes, 2019.
HARET, Florence C. As interações Subjetivas no Discurso Jurídico Normativo: – análise segundo as conjunturas da figura do Juiz de Direito. Cadernos de Semiótica Aplicada, Ed. CASA, v. 7, n.1, jul., 2009.
HENRIQUES, Antônio. Argumentação e discurso jurídico. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2013.
HUME, David. Tratado da natureza humana. 2.ed. São Paulo: Ed. Unesp, 2009.
KLEVENHUSEN, Renata B (org.). Direitos fundamentais e novos direitos. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006.
KOCH, Ingedore G. V. Argumentação e linguagem. 15.ed. São Paulo: Cortez, 2018.
LARIA, Roque B. Cultura – um conceito antrológico. 26.ed. reimpr. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Plano Mundial de Educação em Direitos Humanos. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0014/1478e.pdf. Acesso em: 03 set. 2017.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Adotada e proclamada pela Resolução 217A (III) da Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. Disponível em: http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm>. Acesso em 03 set. 2017.
PIOVESAN, Flávia. Temas de direitos humanos. 12. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
PIOVESAN, Flávia. Direitos Humanos: desafios da ordem internacional contemporânea. In: PIOVESAN, Flávia. Caderno constitucional. Módulo V. Brasília: TRF/EMAGES, 2016. Disponível em: http://www.trf4.jus.br/trf4/upload/arquivos/emages_atividades/ccp5_flavia_piovesan.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.
RAMOS, Aura H. O lugar da diferença no currículo de educação em direitos humanos. Rio de Janeiro: Quarter, 2011.
RAMOS, Aura H.; PEREIRA, Guilherme N. Educação em Direitos Humanos: produção cultural / determinação normativa. In: III Coletânea de Trabalhos da UECE. Livro 3. ISBN 978-85-7826-306-8, 2015. E-book.
ROBLES, Gregório. Os direitos fundamentais e a ética na sociedade atual. Barueri: Manole, 2005.
SARLET, Ingo W. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais. 10. ed. Porto Alegre: 2015.
SARLET, Ingo W. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9.394/96. Brasília 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.html. Acesso em: 02 fev. 2022.
SARLET, Ingo W. Plano Nacional de Educação - Lei 13.005/2014. Aprova o plano Nacional de Educação. Disponível: http://legislacao.planalto.gov.br/legisla/legislacao.nsf/Viw_Identificacao/lei%2013.005-2014?OpenDocument. Acesso em: 02 mar. 2022.
Publicado
2022-07-08
Como Citar
CUCONATO, P.; DOS SANTOS, D. Ética na valoração da cidadania – uma análise jurídica normativa da educação em direitos humanos. Revista Científica do UBM, v. 24, n. 47, p. 38-52, 8 jul. 2022.
Edição
Seção
Artigos