RELAÇÕES ENTRE A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E O PENSAMENTO DE JOSEF SEIFERT

Palavras-chave: Filosofia da Educação, Fenomenologia, JOSEF SEIFERT

Resumo

O objetivo geral deste trabalho é discutir como o pensamento de Seifert (1995,1997,2011,2013,2017,2018) pode ser inserido em aspectos do mundo educacional. Para tal, vamos traçar um panorama da sua biografia e do seu pensamento filosófico. Apontar como a literatura trata aspectos relacionados à Filosofia da Educação, e por fim, estabelecer ligações entre a Filosofia da Educação e o pensamento de Josef Seifert. Para desenvolver este trabalho, realizou-se uma pesquisa bibliográfica usando os seguintes descritores: Josef Seifert, Filosofia da Educação, Personalismo, Fenomenologia e Educação Moral nas bases de dados do Google Acadêmico, recuperando produções da década de 90 até 2021. Por se tratar de uma revisão bibliográfica, levantaram-se aspectos da vida biobibliográfica de Josef Seifert, com o intuito de relacionar sua Filosofia com aspectos da Educação. Foram tomados como base o pensamento de autores estudados na disciplina Filosofia da Educação - Josef Seifert, tais como Sucupira-Lins, Scheler, Maritain, Kazmiercak, Cambronero.

Biografia do Autor

Anderson Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ
Mestrando em Educação Musical,  Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ
João Miguel Bellard Freire, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Escola de Música/ UFRJ)
Professor Adjunto (Escola de Música/ UFRJ) Doutor em Música (UNIRIO)    

Referências

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Publicado
2023-07-15
Como Citar
PEREIRA, A.; FREIRE, J. M. RELAÇÕES ENTRE A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E O PENSAMENTO DE JOSEF SEIFERT. Revista Científica do UBM, v. 25, n. 49, p. 124-137, 15 jul. 2023.
Seção
Artigos