Professor de canto, preparador vocal, fonoaudiólogo, otorrinolaringologista: quais os limites e as interseções da relação entre os membros da equipe de atendimento ao cantor com base na nova ped

Palavras-chave: Professor de canto, Profissionais da voz, Música, Fonoaudiologia, Voz cantada

Resumo

Este artigo discute a atuação do professor de canto em meio a outros profissionais que também atuam com a voz, como otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos e preparadores vocais. Com base em uma revisão de literatura nas áreas de canto e fonoaudiologia, são definidas as especificidades das atuações de cada profissional de voz. A partir da compreensão das tendências pedagógicas na educação, são defendidas posições sobre o perfil do professor de canto em uma realidade em que ele não é mais o único detentor do conhecimento. Também é destacada a possibilidade de um trabalho integrado dos diversos profissionais de voz em atendimento ao cantor, mantidas suas especificidades e complementaridades.  

Biografia do Autor

Danielle Dias Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Mestranda em Música.
João Miguel Bellard Freire, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Escola de Música/ UFRJ)
Professor Adjunto (Escola de Música/ UFRJ). Doutor em Música (UNIRIO). Coordenador da Linha de Pesquisa em Educação musical do PPGM, UFRJ

Referências

ALESSANDRONI, N. Pedagogía Vocal comparada. Qué sabemos y qué no. Arte e Investigación, 9. La Plata: Facultad de Bellas Artes, UNLP, 2013.
ALESSANDRONI, N. Estructura y función en Pedagogía Vocal Contemporánea. Tensiones y debates actuales para la conformación del campo. Revista de Investigaciones en Técnica Vocal, Año 2, nº2, p. 23-33. La Plata- Facultad de Bellas Artes, UNLP, 2014.
BREWER, David W. The Laryngologist’s Perspective. In: SCHERER, Ronald C. (Mod.; Ed.) et al. The integration of voice science, voice pathology, medicine, public speaking, acting, and singing. Journal of Voice, v. 8, n. 4 p. 359‐374, 1994.
COLTON, Raymond. The Voice Scientist’s Perspective. In: SCHERER, Ronald C. (Mod.; Ed.) et al. The integration of voice science, voice pathology, medicine, public speaking, acting, and singing. Journal of Voice, v. 8, n. 4 p. 359‐374, 1994.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996
GILL, Brian P.; HERBST, Christian T. Voice pedagogy—what do we need?,
Logopedics Phoniatrics Vocology, v. 41, n. 4, p. 168-173, 2016.
HUNGRIA, Helio. Otorrinolaringologia. 7º edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1995.
LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social
dos conteúdos. 19ª ed. São Paulo: Loyola, 2001.
MAULÈON, C. Arte y Ciencia. Hacer y Pensar la Pedagogía Vocal. Revista de Investigaciones en Técnica Vocal, Año 1, n°1. La Plata: Facultad de Bellas Artes UNLP, 2013.
MILLER, Richard. The Perspective of the Singing Teacher and Voice Pedagogue. In: SCHERER, Ronald C. (Mod.; Ed.) et al. The integration of voice science, voice pathology, medicine, public speaking, acting, and singing. Journal of Voice, v. 8, n. 4 p. 359‐374, 1994.
MILLER, Richard. On the Art of Singing. New York: Oxford University Press, 2011. Kindle Edition.
MOORE, G. Paul. The Perspective of the Speech Pathologist and Voice Researcher. In: SCHERER, Ronald C. (Mod.; Ed.) et al. The integration of voice science, voice pathology, medicine, public speaking, acting, and singing. Journal of Voice, v. 8, n. 4 p. 359‐374, 1994.
RAPHAEL, Bonnie N. The Voice Trainer’s Perspective. In: SCHERER, Ronald C. (Mod.; Ed.) et al. The integration of voice science, voice pathology, medicine, public speaking, acting, and singing. Journal of Voice, v. 8, n. 4 p. 359‐374, 1994.
RUBIN, Lucille S. The Voice Trainer’s Perspective. In: SCHERER, Ronald C. (Mod.; Ed.) et al. The integration of voice science, voice pathology, medicine, public speaking, acting, and singing. Journal of Voice, v. 8, n. 4 p. 359‐374, 1994.
SUNDBERG, Johan. Ciência da Voz: Fatos sobre a Voz na fala e no Canto. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015.
TITZE, Ingo. Princípios da produção vocal. Salt Lake City: National Center of Voice and Speech, 2013.
Publicado
2020-07-01
Como Citar
LIMA, D.; FREIRE, J. M. Professor de canto, preparador vocal, fonoaudiólogo, otorrinolaringologista: quais os limites e as interseções da relação entre os membros da equipe de atendimento ao cantor com base na nova ped. Revista Científica do UBM, v. 22, n. 43, p. 162-190, 1 jul. 2020.
Seção
Artigos