Gestão da sala de aula na educação musical: um debate sobre seu papel na formação e na atuação docente

Palavras-chave: Educação Musical, Gestão da Sala de Aula, Educação Progressista. Aprendizagens

Resumo

Este artigo discute a Gestão de Sala de Aula na Educação Musical, enfatizando diferentes visões sobre o tema e sua importância para a formação docente em Música. Decorrente de uma pesquisa de mestrado, no formato de um estudo de casos múltiplos, este trabalho traz sua parte bibliográfica e nossas conclusões a partir das realidades observadas. Apresentamos uma revisão bibliográfica, tanto no campo da Educação, quanto no da Educação Musical, em que o conceito de Gestão da Sala de Aula é apresentado e debatido. Tomando como base uma concepção de educação crítica, nossas conclusões reforçam a importância do debate sobre a Gestão da Sala de Aula na formação docente em Música, sua relação com o planejamento, sua ligação com a avaliação e com a reflexão do professor e seu papel em uma educação progressista buscando garantir as aprendizagens.

Biografia do Autor

Phelipe Souza Henriques, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Mestrado em Educação Musical.
João Miguel Bellard Freire, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Escola de Música/ UFRJ)
Professor Adjunto (Escola de Música/ UFRJ). Doutor em Música (UNIRIO). Coordenador da Linha de Pesquisa em Educação musical do PPGM, UFRJ

Referências

BUCK, Glenn H. Classroom Management and the Disruptive Child. Music Educators Journal, Vol. 79, No. 3, p.36-42. 1992.
GORDON, D. G. Classroom management problems and solutions. Music Educators Journal, Volume 88, Issue 2, p.17-23. 2001.
HENRIQUES, Phelipe Souza. Concepções de Gestão da Sala de Aula na Educação Musical: um olhar a partir da práxis. Rio de Janeiro, 2019. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
LACOMBE, Joseph S. Managing the Music Classroom: You Can! Music Educators Journal, Vol. 89, No. 4, p.21-24, 2003.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: A pedagogia crítico-social dos conteúdos. Edições Loyola. 22ª edição: abril de 2008.
MERRION, M. Classroom management for beginning music educators. Music Educators Journal, n. 78, p.53-56, 1991.
REESE, J. The four Cs of successful classroom management. Music Educators Journal, n. 94, p.24-29, 2007.
RUSSELL, J. Estrutura, conteúdo e andamento em uma aula de música na 1ª série do ensino fundamental: um estudo de caso sobre gestão de sala de aula. Revista da ABEM, Porto Alegre, n. 12, p.73-88, 2005.
SILVA, R. R. Gestão de Sala de Aula na Educação Escolar. Revista da ABEM. Londrina, v.21, n.31, 63-76, jul.dez 2013.
SNYDER, D. W. Classroom management for student teachers. Music Educators Journal, v. 84, n. 4, p.37-40, Jan. 1998.
STEDILE, Maria Inez. O professor como gestor da sala de aula. Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Universidade Estadual de Maringá, Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE. Umuarama, Paraná. 2009.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Desafio da Qualidade da Educação: Gestão da Sala de Aula. In: Gestão da Sala de Aula. São Paulo: Libertad, 2017 (no prelo).
Publicado
2020-01-06
Como Citar
HENRIQUES, P.; FREIRE, J. M. Gestão da sala de aula na educação musical: um debate sobre seu papel na formação e na atuação docente. Revista Científica do UBM, v. 22, n. 42, p. 184-207, 6 jan. 2020.
Seção
Artigos