Gestão da sala de aula na educação musical: um debate sobre seu papel na formação e na atuação docente
Palavras-chave:
Educação Musical, Gestão da Sala de Aula, Educação Progressista. Aprendizagens
Resumo
Este artigo discute a Gestão de Sala de Aula na Educação Musical, enfatizando diferentes visões sobre o tema e sua importância para a formação docente em Música. Decorrente de uma pesquisa de mestrado, no formato de um estudo de casos múltiplos, este trabalho traz sua parte bibliográfica e nossas conclusões a partir das realidades observadas. Apresentamos uma revisão bibliográfica, tanto no campo da Educação, quanto no da Educação Musical, em que o conceito de Gestão da Sala de Aula é apresentado e debatido. Tomando como base uma concepção de educação crítica, nossas conclusões reforçam a importância do debate sobre a Gestão da Sala de Aula na formação docente em Música, sua relação com o planejamento, sua ligação com a avaliação e com a reflexão do professor e seu papel em uma educação progressista buscando garantir as aprendizagens.Referências
BUCK, Glenn H. Classroom Management and the Disruptive Child. Music Educators Journal, Vol. 79, No. 3, p.36-42. 1992.
GORDON, D. G. Classroom management problems and solutions. Music Educators Journal, Volume 88, Issue 2, p.17-23. 2001.
HENRIQUES, Phelipe Souza. Concepções de Gestão da Sala de Aula na Educação Musical: um olhar a partir da práxis. Rio de Janeiro, 2019. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
LACOMBE, Joseph S. Managing the Music Classroom: You Can! Music Educators Journal, Vol. 89, No. 4, p.21-24, 2003.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: A pedagogia crítico-social dos conteúdos. Edições Loyola. 22ª edição: abril de 2008.
MERRION, M. Classroom management for beginning music educators. Music Educators Journal, n. 78, p.53-56, 1991.
REESE, J. The four Cs of successful classroom management. Music Educators Journal, n. 94, p.24-29, 2007.
RUSSELL, J. Estrutura, conteúdo e andamento em uma aula de música na 1ª série do ensino fundamental: um estudo de caso sobre gestão de sala de aula. Revista da ABEM, Porto Alegre, n. 12, p.73-88, 2005.
SILVA, R. R. Gestão de Sala de Aula na Educação Escolar. Revista da ABEM. Londrina, v.21, n.31, 63-76, jul.dez 2013.
SNYDER, D. W. Classroom management for student teachers. Music Educators Journal, v. 84, n. 4, p.37-40, Jan. 1998.
STEDILE, Maria Inez. O professor como gestor da sala de aula. Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Universidade Estadual de Maringá, Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE. Umuarama, Paraná. 2009.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Desafio da Qualidade da Educação: Gestão da Sala de Aula. In: Gestão da Sala de Aula. São Paulo: Libertad, 2017 (no prelo).
GORDON, D. G. Classroom management problems and solutions. Music Educators Journal, Volume 88, Issue 2, p.17-23. 2001.
HENRIQUES, Phelipe Souza. Concepções de Gestão da Sala de Aula na Educação Musical: um olhar a partir da práxis. Rio de Janeiro, 2019. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
LACOMBE, Joseph S. Managing the Music Classroom: You Can! Music Educators Journal, Vol. 89, No. 4, p.21-24, 2003.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública: A pedagogia crítico-social dos conteúdos. Edições Loyola. 22ª edição: abril de 2008.
MERRION, M. Classroom management for beginning music educators. Music Educators Journal, n. 78, p.53-56, 1991.
REESE, J. The four Cs of successful classroom management. Music Educators Journal, n. 94, p.24-29, 2007.
RUSSELL, J. Estrutura, conteúdo e andamento em uma aula de música na 1ª série do ensino fundamental: um estudo de caso sobre gestão de sala de aula. Revista da ABEM, Porto Alegre, n. 12, p.73-88, 2005.
SILVA, R. R. Gestão de Sala de Aula na Educação Escolar. Revista da ABEM. Londrina, v.21, n.31, 63-76, jul.dez 2013.
SNYDER, D. W. Classroom management for student teachers. Music Educators Journal, v. 84, n. 4, p.37-40, Jan. 1998.
STEDILE, Maria Inez. O professor como gestor da sala de aula. Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Universidade Estadual de Maringá, Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE. Umuarama, Paraná. 2009.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Desafio da Qualidade da Educação: Gestão da Sala de Aula. In: Gestão da Sala de Aula. São Paulo: Libertad, 2017 (no prelo).
Publicado
2020-01-06
Como Citar
HENRIQUES, P.; FREIRE, J. M. Gestão da sala de aula na educação musical: um debate sobre seu papel na formação e na atuação docente. Revista Científica do UBM, v. 22, n. 42, p. 184-207, 6 jan. 2020.
Edição
Seção
Artigos