Escolarização de estudantes surdos em escolas comuns: visão do professor comum, especializado e interlocutor

Palavras-chave: Inclusão Escolar, Surdez, Língua Brasileira de Sinais

Resumo

A educação escolar em ambientes comuns de ensino a estudantes surdos tem sido discutida de forma mais efetiva nas últimas décadas, decorrente do movimento de inclusão escolar, que pressupõe a reorganização da escola para o atendimento de todos os estudantes, independente de características individuais, garantindo assim o direito a uma educação equânime. A partir  dessas reflexões nos propusemos a desenvolver uma pesquisa de campo com o objetivo de analisar o processo de ensino aprendizagem de estudantes surdos usuários de LIBRAS incluídos em escolas comuns, a partir da visão do professor da classe comum, do professor especializado em Educação Especial e do professor interlocutor. Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa e como procedimento metodológico utilizamos o Estudo de Caso. O instrumento para coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, com a elaboração de roteiros distintos para cada um dos participantes, professora da sala comum da disciplina de História, professora especializada que realizava o atendimento educacional especializado - AEE e a professora interlocutora que fazia a mediação da comunicação. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo. Os resultados mostram que embora as professoras participantes sejam a favor da inclusão de alunos surdos na classe comum, apontam limites como a falta de um intérprete de LIBRAS, falta de formação específica para o professor da classe comum, pouco conhecimento da LIBRAS pelo aluno surdo, falta de recursos e espaços específicos para o desenvolvimento do AEE, inexistência de um trabalho colaborativo entre os professores, entre outros.

Biografia do Autor

Relma Urel Carbone Carneiro
Docente do Departamento de Psicologia da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar.  UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Pós-graduação em Educação Escolar. Araraquara – SP – Brasil. 14800-901 –  relmaurel@fclar.unesp.br  
Mayara Elois Andrade
Graduação em Pedagogia. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras – Araraquara – SP – Brasil. 

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Publicado
2021-05-01
Como Citar
CARNEIRO, R.; ANDRADE, M. Escolarização de estudantes surdos em escolas comuns: visão do professor comum, especializado e interlocutor. Revista Científica do UBM, v. 20, n. 39, p. 155-174, 1 maio 2021.
Seção
Artigos

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